Ensino a distância: presente e futuro dos treinamentos corporativos

everton alvesO ensino a distância (EAD) é uma ferramenta cada vez mais integrada aos planos de treinamento das empresas. Prova disso é que 70% dos participantes da nossa pesquisa disseram que usam o EAD como parte de sua estratégia de treinamento para a área comercial. Além disso, muitos dos que revelaram não treinar a equipe de forma remota apontaram que este é um plano em desenvolvimento.

O fato é que o EAD é uma realidade em franco crescimento – seja pelo baixo custo comparado a treinamentos presenciais, pela facilidade em compartilhar conteúdo, por oferecer um formato/plataforma que atende às limitações de tempo/espaço.

Visando trazer uma visão geral a respeito do mercado e das tendências no que diz respeito ao ensino a distância, conversamos com Everton Alves, CRO da Samba Tech, uma das principais referências do Brasil em soluções baseadas em vídeo.

Confira o depoimento dele.

As empresas ainda têm medo de investir e não ter o engajamento necessário frente ao novo modelo de ensino. Elas têm medo de não conseguir medir o retorno sobre o investimento e, principalmente, não ter tempo para produzir os conteúdos em vídeo ou em arquivos digitais. Portanto, preferem terceirizar o serviço com um professor ou instrutor especialista. Porém, desde que haja um bom planejamento prévio das aulas e de todas as ações que envolvam o conteúdo educacional para que a entrega seja eficiente e engajadora, o EAD é válido para qualquer empresa.

Para isso, é preciso analisar se realmente é necessário realizar o treinamento, se os funcionários estão dispostos a aprender com ensino a distância, se a empresa é capaz de produzir os conteúdos de qualidade para não perder os alunos nas primeiras aulas e se há profissionais capacitados para dar as aulas.

Tradicional x a distância

De qualquer forma, o modelo tradicional de educação coloca o foco e o protagonismo no professor, e uma das principais premissas da educação a distância e do ensino híbrido é que o aluno deve ser protagonista do próprio processo de aprendizado.

No ensino a distância, o estudante pode realizar as tarefas no seu próprio tempo, no seu próprio ritmo e da maneira que acredita ser mais eficiente. É nesse momento que a tecnologia é uma grande aliada, afinal, o aluno pode utilizar de computadores, smartphones ou tablets para pesquisas, para assistir videoaulas e até mesmo para jogos educacionais. A autonomia do estudante é altamente valorizada e estimulada.

Por tudo isso, e como a educação a distância dá maior acesso aos conteúdos. Ao mesmo tempo, faz com que as pessoas não precisem gastar seu tempo de trabalho na empresa com essa capacitação, esse tipo de ação de capacitação tende a superar os treinamentos convencionais nos próximos anos. Afinal, quando você flexibiliza o aprendizado, dando ao colaborador a chance de estudar em seu ritmo, sem imposições e no momento que ele achar melhor, você faz com que ele tenha mais empatia pelo que está sendo ensinado e também dê mais atenção ao conteúdo.

Investir em treinamento, principalmente treinamento online, e manter seus colaboradores informados é uma ótima forma de mantê-los leais à empresa e aumentar a motivação e confiança deles, diminuindo os prejuízos com a rotatividade. Colaboradores que dominam suas atividades e estão sempre bem informados sobre as melhores formas de executá-las, com certeza estarão aptos a produzir mais, em menor tempo, e com riscos menores.”

E aí, pronto para apostar nessa tendência?

 

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima