EQUIPE CRIATIVA

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

A chave para aumentar a criatividade em qualquer organização é ajudar as pessoas a começar a agir criativamente como um grupo. Mas como? A chave para aumentar a criatividade em qualquer organização é ajudar as pessoas a começar a agir criativamente como um grupo. Mas como?

Suponha que você queira ser um artista. Você pode começar pintando todos os dias. Você pode não tornar-se um Van Gogh, mas vai pintar muito melhor do que alguém que nunca tentou. Da mesma maneira, as pessoas numa equipe podem tornar-se mais criativas se começarem a se comportar criativamente.

Michael Michalko, autor do livro Thinkertoys, diz que existem algumas maneiras de estimular a criatividade numa equipe ? veja qual delas pode ser aplicada à sua realidade (seja criativo!):

1. Melhore todos os dias: Peça para os membros da sua equipe melhorarem um aspecto de seus trabalhos todos os dias, focando nas áreas que estejam sob seu controle. Ao final do dia, faça com que se reunam e pergunte o que fizeram de maneira diferente ? ou melhor ? do que no dia anterior. Isso também pode ser feito por períodos um pouco mais longos, como uma semana ou mês, por exemplo.

2. Crie um Cantinho da Criatividade: Crie na sua empresa um local (de preferência uma sala) onde as pessoas possam ir para pensar criativamente. Coloque no local livros, vídeos e jogos que estimulem a criatividade.

3. Cultive a Criatividade por Comitês: Estabeleça voluntariamente um ?Comitê Criativo? para discutir e implantar boas idéias apresentadas pelos funcionários. O comitê pode ter alguma forma pública de demonstrar como andam as idéias na empresa (um termômetro, por exemplo). Reconheça e premie as pessoas de acordo com a quantidade e a qualidade de suas contribuições criativas.

4. Proponha cotas de idéias: Garanta a criatividade dando a cada funcionário uma cota semanal (por exemplo, uma idéia por semana). Thomas Edison usava este sistema. Sua cota pessoal era uma invenção pequena a cada dez dias e uma grande invenção a cada seis meses.

5. Exija ingressos criativos: Faça com que seja necessário trazer uma nova idéia para poder participar de qualquer reunião. A idéia deveria focalizar algum aspecto de seu trabalho diário, e como isso pode ser melhorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →