Estratégia de marketing

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Como empresário, você teria interesse em um negócio que vendesse um quilo de bala por um valor próximo a 50 reais? Como empresário, você teria interesse em um negócio que vendesse um quilo de bala por um valor próximo a 50 reais? Muito interessante! Certamente você diria. Mas é possível? Poderia ser sua primeira pergunta.

Sim é possível! A Ferreiro do Brasil vende 15 gramas de balas por 80 centavos.Qual o pulo do gato? Poderia ser sua segunda pergunta. O pulo do gato é o verdadeiro entendimento da essência do marketing. Aliás, a bala é o segundo grande sucesso da empresa, pois também lançou o famoso Kinder Ovo. As balas a que me refiro, são as também famosas Tic Tac. Com o slogan “Sabor e refrescância em menos de duas calorias”. Bom demais!

A empresa comprova que entende e pratica estrategicamente o verdadeiro conceito de estratégia de marketing. Recentemente a empresa lançou a campanha “Tic Tac Mega Model”. Isto é, mais uma comprovação do foco na mensagem, ou melhor, na estratégia de comunicação. A campanha é mais uma ação promocional, que agrega valor e consolida um conceito, diferentemente de muito outras que depreciam os produtos, vendendo simplesmente preços e descontos.

Consolidação de posicinamento de marca
A campanha da Ferrero atua como continuidade e consolidação do posicionamento da marca. Se o posicionamento é sabor e refrescância com menos de duas calorias, a marca atinge diretamente o público consumidor e também alvo da campanha. O foco no público- alvo fará com que outros consumidores, que mesmo não se enquadrando no perfil direcionado pela comunicação, passem também a consumir o produto, desejosos em também se sentirem como parte do “clima” que envolve o público-alvo.

Diferentemente de um grande número de empresas, que não entende marketing, mas simplesmente investe em propaganda, ou seja, em visibilidade, a Ferrero dá um show e comprova o verdadeiro entendimento da essência de marketing.

Com ações como essa, a empresa comprova que não entende negócios simplesmente como construção de fábricas para lançar produtos commodities. Ela demonstra entender que o correto é o lançamento de marcas que envolvam conceitos, que preencham mentes e que por isso as tornam líderes de mercado.

Ações estratégicas
Em vez de trabalhar com foco no produto, com margens cada vez mais reduzidas, e concorrência acirrada, o empresariado deveria se preocupar em agir estrategicamente. Em como se diferenciar no mercado e na mente dos consumidores. Sempre existirá espaço para marcas bem conceituadas. Não posso dizer o mesmo para produtos, quaisquer que sejam, commodities. Uma pergunta: onde você e sua empresa se encontram: marca ou commoditie?

Outra forma de perguntar: seu produto é daqueles que para entrar nas grandes redes ou mesmo nas pequenas que surgem a todo momento precisam pagar grandes enxovais, comissões, verbas, etc.? ou o supermercadista não pode deixar de ter sua marca na loja?

?Bom Demais?
A Ferrero mostra que com estratégia atinge volumes expressivos de vendas de um produto que seria entendido por uma grande maioria como comum. Além disso, tenha a certeza que a composição dele não tem grandes diferenças de qualquer outra “balinha” do mercado. E a rentabilidade do negócio? Certamente também uma das maiores do setor. Ou você tem alguma dúvida?!

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