Aprenda a etiqueta virtual O e-mail abre portas para as vendas e fecha grandes negociações, mas está sendo invadido por imagens que expressam sentimentos, com muita criatividade: ?carinhas? alegres, tristes, brabas, entre muitas outras. Sim, são eles, os emotions.
No entanto, você, vendedor, deve lembrar que esse recurso é exclusivo da linguagem informal, pois busca traduzir na escrita características da linguagem oral.
Apesar de auxiliar na busca da interatividade com o seu interlocutor, também se traduz em intimidade, que nem sempre é bem-vista pelo cliente. Então, cautela.
O bê-á-bá da comunicação on-line
Emotions
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Abreviações
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Termos mais comuns
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🙂 sorrindo | vc = você | t+ = até mais |
🙁 triste | cm = com | oq = o quê? |
😉 piscadinha | qdo = quando | vlw = valeu |
:-p mostrando a língua | ñ ou naum = não | blz = beleza |
:´-( chorando | tbm ou tb = também | |
=* beijo |
Cione dos Santos é formada em Letras, com MBA em Gestão Empresarial e editora do newsletter Liderança.
E-mail: [email protected]
SOS Motivação
“Meu gerente disse que eu tenho iniciativa, mas falho por não dar continuidade aos trabalhos que me proponho a fazer. Como posso melhorar isso?” (Leitor optou por não se identificar)
Transforme o que seu gerente falou em uma oportunidade de melhoria. Anote e avalie quais foram os projetos que você iniciou nos últimos dois anos, quais colocou em prática, quantos foram finalizados, quais ficaram no meio do caminho e quais foram engavetados. Algumas pessoas sofrem do que eu chamo de ?descontinuitivite crônica?, a incapacidade de dar continuidade às ações. Sugiro algumas dicas para melhorar isso:
» Saiba onde quer chegar, tenha uma meta.
» Divida seus projetos em pequenas ações e estabeleça um prazo para que cada uma aconteça. Isso irá mantê-lo no foco, e cada ação concretizada será um motivo para comemorar.
» Envolva-se apenas com a quantidade de projetos que puder concretizar.
» Tenha entusiasmo, a força que faz seguir em frente, e disciplina, a convicção de que é preciso continuar, mesmo quando o entusiasmo está em baixa.
Fabiano Brum é conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas.
Visite o site: www.fabianobrum.com.br
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