Imagine a cena: você está andando tranquilamente pelo centro de São Paulo quando é parado por um micro-ônibus em que se lê “Expresso da Felicidade”. Sem compromissos pré-agendados, você resolve aceitar o convite de embarcar no tal expresso. O ingresso? Um simples sorriso!
No momento do embarque, você descobre que fará um passeio gratuito entre o Largo da Batata e a Avenida Presidente Kubitschek (cerca de dois quilômetros) e terá direito a um sorvete e a assistir um pequeno show de humor com artistas que participam do festival Risadaria. Nada mau, não é mesmo?
Essa era a proposta da ação realizada pela Kibon em setembro do ano passado. O objetivo? Comemorar o “dia do sorvete” e fazer os 25 passageiros de cada “tour” viverem momentos felizes em um dia que parecia comum. Uma ideia simples e envolvente e que com certeza fez a marca ficar na cabeça de cada uma das pessoas que tiveram a oportunidade de embarcar nessa viagem. Que tal?
PIJAMA TERMÔMETRO
A Vick, empresa do mercado de medicamentos contra gripes e resfriados, lançou, no último inverno, um projeto especial para as mães cuidarem de seus filhos: o Vick Pijama. A roupinha trazia um termômetro preso ao tecido que enviava os dados da temperatura da criança para um aplicativo (disponível, na época, para Android) que as mães podiam baixar gratuitamente no celular. Se a temperatura da criança aumentasse, uma mensagem era enviada para a mãe, garantindo noites bem mais tranquilas, e toda a variação de temperatura do bebê durante a madrugada ficava registrada para consultas no dia seguinte.
O produto não foi um novo lançamento, mas fez parte de uma estratégia para divulgar a marca junto a um grupo de mães e blogueiras influenciadoras e reforçar o DNA da empresa: “Cuidar das pessoas com um toque de carinho”. Sucesso total!
CURTAS E BOAS
BEBA À VONTADE – A empresa que comanda o aplicativo Easy Taxi investiu em uma ação de marketing de relacionamento com clientes de bares do Rio de Janeiro e de São Paulo para incentivar o uso do meio de transporte após o consumo de bebidas alcoólicas. Em agosto do ano passado, frequentadores de dezenas de botequins receberam bolachas de chope com desconto no valor de R$ 10, válido para ser usado nas corridas pagas pelo aplicativo. Intitulada “Easy Tap”, a promoção trazia impresso nas bolachas, além do código para o desconto, um passo-a-passo da típica brincadeira de bar em que a pessoa tem que virar o maior número de bolachas com apenas um “tapinha” na beira da mesa e pegá-las no ar com a mesma mão.
INVERNO AQUECIDO – Quem passava pela Avenida Paulista no mês de junho do ano passado não precisava se preocupar com as temperaturas da estação mais fria do ano. Para divulgar o portfólio de bebidas quentes e o café da manhã servidos diariamente no McDonald’s, a empresa colocou em um abrigo de ônibus especial dois grandes copos de café. Do primeiro deles, saía uma fumaça constante, lembrando o quanto as bebidas do McCafé podiam ajudar a aquecer os dias frios de inverno. Já o segundo emitia vales-café para serem trocados na loja ao lado do abrigo, mediante cadastro do CPF.
INCENTIVO A VENDAS
PREMIAÇÃO I – A agência de publicidade norte-americana IMRE Communications premia seus colaboradores com uma semana a mais nas férias caso a empresa atinja suas metas financeiras.
PREMIAÇÃO II – A empresa de logística Cincinnati Business Courier oferece vários incentivos aos vendedores que atingem suas metas individuais ou em grupo. Alguns exemplos incluem: uma tarde no cinema, serviços de faxina doméstica e dinheiro para ser gasto no shopping (seguido de um encontro em que os premiados mostram o que compraram).
PREMIAÇÃO III – A Traveltrust Corporation oferece-se para reformar um quarto para um novo bebê na casa de uma gerente comercial caso essa funcionária atinja as metas de vendas. Durante a reforma, ela (e o marido, se for o caso) ficam em uma casa de propriedade da empresa.
ATENDIMENTO – No parque Busch Gardens, em Tampa (Flórida, EUA), os funcionários que prestam atendimento excepcional aos convidados recebem um cartão de raspadinha. Eles são dados na hora por membros da gerência e podem ser trocados por uma série de prêmios.
Fonte: 1501 maneiras de premiar seus colaboradores, de Bob Nelson (Ed. Sextante)
GRANDES NÚMEROS
Uma Pesquisa realizada pela agência Hello Research (www.helloresearch.com.br) no ano passado com mil pessoas de todos os perfis demográficos em 70 cidades espalhadas pelo Brasil identificou que 82% dos consultados não se lembravam de terem optado por alguma promoção em sua última compra. Contudo, entre os que se lembraram, foi a classe A que mais se destacou, com 29%.
Entre os 18% impactados, o mecanismo de promoção mais lembrado e preferido, com relação aos bens não duráveis, foi o de “redução de preço”, com 52% da preferência. Em segundo lugar veio o “Pague 2 e leve 3”, que sensibiliza um quarto desses consumidores. Em terceiro lugar, o “Compre e Ganhe”, com 16% da preferência.
Já em relação aos bens duráveis, situação de compra também analisada pelo estudo e registrada entre 13% das pessoas pesquisadas, 51% delas compraram algum eletrodoméstico ou eletrônico nos três meses anteriores à pesquisa e que estavam em promoção.
No que se refere às classes, a B e a C se mostraram mais adeptas às ações promocionais (com 58%) do que as classes D e E (com apenas 39%).