Formação profissional

Destaque-se do grande grupo da mesmice. Esteja preparado para abraçar as poucas e excelentes chances que possam surgir no mercado do qual você faz parte. Em nossos primeiros anos de vida, nossos pais e professores nos bombardeiam diariamente com vários ?nãos?, tais como: ?Você não deve fazer isso?, ?Você não sabe fazer aquilo?, ?Não brinque porque você vai se machucar?. Uma infinidade de situações de medo, angústia e privações, que refletem, na vida adulta, em nossa auto-estima. Deixamos de ousar, criar e tomar decisões importantes pelos bloqueios alimentados na nossa infância. Somos cheios de limitações e, conseqüentemente, não progredimos pessoal e profissionalmente.

Você que deseja obter resultados diferentes dos conquistados até hoje, deve propor mudanças ao seu cérebro. A resposta não está em você mudar de emprego, profissão, guarda-roupa, endereço, cidade ou país. A alteração na forma de se estimular a buscar o sucesso em tudo que faz exige uma reprogramação no software do seu cérebro. Para isso, é necessário ter sabedoria e humildade para reconhecer essa necessidade. Emitir mensagens positivas, tais como: ?Eu me amo?, ?Eu sou capaz?, ?Eu sou determinado?, ?Eu convivo bem com todas as pessoas? e até ?Eu sou vencedor?.

Mas é essencial que o cérebro identifique a palavra vencedor como aquele que vence obstáculos, que se destaca em tudo que faz, que dá o máximo de si para atingir os objetivos, não machuca os outros e que vence sem necessitar da ajuda ou do ?empurrãozinho? de alguém. Seja vencedor nos seus objetivos, trace as metas que você quer alcançar, busque os meios necessários para atingi-los estudando, aperfeiçoando e aprimorando seu conhecimento, mesmo que haja privação de algumas horas de lazer. Não esqueça de que o seu objetivo principal é mudar, e mudanças exigem sacrifício.

Melhore também o convívio consigo, no dia-a-dia. Para os homens, fazer a barba, arrumar o cabelo, colocar uma camisa limpa e duas ou três gotas de perfume são suficientes para começar o dia irradiando bem-estar, com você e para os que estão ao seu redor. Para elas, que já têm a beleza natural, um batom básico é o suficiente. Lembre-se sempre de que a barba e o batom significam apenas 3% do visual de uma pessoa, mas são determinantes na imagem de alguém ?para cima?. Destaque-se do grande grupo da mesmice. Esteja preparado para abraçar as poucas e excelentes chances que podem surgir no mercado do qual você faz parte. Não use a frase preferida dos fracassados: ?Não tive sorte na vida?. Na verdade, as chances que você perdeu passaram despercebidas na sua vida, reconheça, você não estava preparado para abraçá-las.

Ainda há tempo! A formação profissional exige comprometimento de você com você e atualização constante. Não estacione achando que sabe tudo. Seja reconhecido como um exemplo para os patrões, chefes, funcionários, colegas, esposo, esposa, filhos, pais e todos a quem você possa influenciar.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima