Grandes ferramentas em pequenas empresas

Conhecer melhor seu negócio caracterizando produto, cliente e mercado é uma boa forma de atuar estrategicamente e elaborar um planejamento de marketing. É comum entre os pequenos a crença de que atuação estratégica e planejamento de marketing não podem fazer parte de seus negócios por acreditarem que essas são ferramentas apenas para multinacionais e grandes empresas com estruturas gigantescas divididas em infindáveis departamentos.

Porém, justamente em função da estrutura enxuta das pequenas empresas, não há tempo, energia e muito menos dinheiro a ser desperdiçado. Eis então a importância de uma atuação estratégica num mercado cuidadosamente selecionado.

Não é necessário ter uma grande estrutura com departamentos engajados única e exclusivamente em elaborar imensos relatórios com estatísticas, gráficos e apresentações superproduzidas e requintadas com efeitos especiais. A receita básica é sempre muito simples: conhecer melhor seu negócio caracterizando produto, cliente e mercado. Para isso é necessário responder as seguintes perguntas:

    · Qual produto é mais vendido em meu negócio? (caracterização do produto)

    · Qual o perfil do cliente que mais compra? (caracterização do cliente)

    · Onde e quando ocorre o maior volume de vendas? (caracterização do mercado)

Para o pequeno empreendedor, geralmente desprovido de um sistema de informações organizado, as perguntas podem ser respondidas revisando os blocos de pedidos ou de nota fiscal, recorrendo a anotações na agenda e nos mais variados registros criados pela forma de administração peculiar a cada pequeno empresário. Quanto maior o volume de dados tabulados e maior o intervalo de tempo, mais consistentes ficarão as informações, aumentando consideravelmente as probabilidades de acertar o alvo.

Dessa forma, o empreendedor canaliza sua energia, tempo e dinheiro para vender melhor seu produto para seu potencial comprador no local e momento apropriados ao fechamento da venda.

Após verificar a melhoria dos resultados face à melhor visão do seu próprio negócio, o pequeno empresário passará a perceber que a organização e análise dessas informações é atividade vital para seu crescimento tanto quanto uma visita comercial ou uma superpromoção em seu pequeno estabelecimento. Afinal de contas, contra números não há argumentos.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima