Grandes Idéias em Marketing – novembro de 2007

Idéia de tirar o choro
Criatividade

Quem disse que as pequenas coisas não fazem a diferença? Aqueles que têm criança pequena, dificilmente não passaram pela experiência negativa de esquecer a mamadeira em casa e ter de enfrentar uma choradeira sem fim. Pois é, Tommy Habeeb, artista de televisão norte-americano, desenvolveu o NippleSport, um bico de mamadeira adaptável a garrafas pet, que é vendido a 1,75 dólares. Com esse bico em mãos, basta a mamãe parar em uma loja de conveniência, comprar uma garrafa com água, encaixar o bico e dizer adeus ao problema. Esse produto foi um verdadeiro choque para o mercado quando entrou em circulação, pois os fabricantes de produtos para bebês não se conformaram de não terem pensado nisso antes. Como hoje os vendedores são mais solucionadores de problemas que qualquer outra coisa, esse exemplo mostra claramente que é possível pensar em soluções práticas e baratas para os clientes, basta ficar atento aos detalhes.

Escova dois em um
Valor

Essa é mais uma idéia da categoria ?puxa vida, como ninguém pensou nisso antes??. E, como você pode perceber pelas fotos, a escova enxaguadora da empresa americana Amron tem na parte de trás das cerdas uma pequena curvatura que gera um jato de água, como se fosse um bebedouro para o enxágüe bucal, após a escovação dos dentes. Se, na sua empresa, você oferece produtos com grande concorrência, inspire-se nessa idéia para fazer uma pequena alteração em seu produto, ultrapassando a expectativa dos seus clientes e gerando um maior valor percebido e, conseqüentemente, obtendo maior faturamento.
Visite o site: www.amronexperimental.com

Criatividade para vender mais
Diferenciação

Soluções normalmente são as mais simples, pois são fáceis e rápidas de serem interpretadas e principalmente geram os menores custos. Foi nessa linha que a Ford da Malásia criou uma peça de comunicação inovadora para o lançamento da nova Ford Ranger Extreme Limited Edition. A idéia foi simples: em uma caixa de fósforo foi impresso a imagem da lateral do carro, que ao ser aberta exemplificava a grande capacidade de carga do carro, conforme a foto. Essa idéia mostra que não é necessário depender de grandes verbas de marketing para estreitar o laço com os clientes, colocando a criatividade em prática. E desembolsando menos de dez reais, é possível criar algo que pode gerar muitos resultados, além de mostrar para sua empresa que você é um profissional que se diferencia. E como sugestão leia o livro Criatividade em Vendas de Raúl Candeloro, você encontrará mais dicas que poderão lhe inspirar.

Carro delicioso
Inovação

Quem diria esta frase: ?Acabo de comer um belíssimo carro??. Para quem gosta de chocolate, essa ação foi uma grande e deliciosa idéia. A marca de veículos Skoda, quarta maior marca do Grupo volkswagen, divulgou o novo modelo chamado Fabia, com um comercial em que mostrava o carro sendo feito de massa de bolo e chocolate. O carro doce foi feito com riqueza de detalhes, eles não deixaram para trás nem o motor, que foi feito de chocolate e no lugar de óleo possui mel. O fato é que essa engenhosidade pode ser muito bem aproveitada para ser usada em eventos, principalmente em lançamentos de veículos ou coisa assim. Quem sabe até você possa fazer brindes com réplicas em miniaturas dos produtos de sua empresa para dar para seus clientes, em vez de ovos na páscoa?
Visite o site: www.skoda.online.pt

Experiência de Compra
Serviços

Você já pensou em proporcionar aos seus clientes uma experiência inesquecível no provador de sua loja? Toda mulher ao menos uma vez na vida deve ter sonhado com esse serviço, trata-se de um provador de roupas inteligente desenvolvido pela empresa alemã Metro Group. Com ele, o cliente se posiciona em frente de um espelho que faz um scanner do seu corpo e automaticamente reproduz sua imagem já vestida com a roupa escolhida. Os varejistas que estão sempre buscando as tecnologias para proporcionar facilidade e otimização de tempo não podem deixar de prestar atenção nesse invento. Principalmente para as mulheres que costumam passar muitas horas provando roupas, esse serviço é sensacional, pois, em alguns minutos, é possível provar virtualmente dezenas de roupas.
Visite o site: www.metrogroup.de

iPod três em um
Produto

Se você fosse vendedor de iPod, o que faria para diferenciar seu produto da concorrência? A empresa Mophie propôs aos seus clientes que eles sugerissem idéias para o desenvolvimento de um novo produto. Um jovem esqueitista de 17 anos deu a idéia de produzir um iPod que fosse tanto chaveiro, quanto abridor de garrafa. A sugestão foi aproveitada e o produto desenvolvido. Moral da história: se você não sabe o que fazer para se diferenciar, pergunte aos seus clientes.
Visite o site: www.mophie.com

Sustentabilidade
Notebook Ecológico (Seção Ecológica ? colocar verde aqui Ander!)

A empresa Asus acaba de desenvolver um notebook fabricado com fibra de bambu. Além de ser ecologicamente correto, é muito pequeno com uma tela de apenas 11 polegadas. E, na sua empresa, você tem procurado adaptar os seus produtos de forma que o material produzido agrida o menos possível a natureza?
Visite o site: br.asus.com

Energia a qualquer hora

Acabar a bateria do seu celular, iPod, câmera digital, BlackBarry ou PDA não é algo tão incomum, certo? A empresa Reware inventou a sacola de praia que capta energia solar, com ela é possível carregar todos esses aparelhos, desde que seja um de cada vez. A fonte ambulante, além de funcionar como sacola normal para guardar objetos, promete garantir que seus pequenos aparelhos portáteis nunca mais o deixem ?off-line?.
Visite o site: www.rewarestore.com


Frases:

?Quando as melhores coisas não são possíveis, o melhor pode ser feito das coisas que são?
Hichard Hooker

?A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo?
Peter Drucker

?Para ficar para trás não é necessário parar ou voltar, basta continuar na mesma velocidade?
Wagner Canhedo

?Algumas vezes uma maioria simplesmente significa que todos os tolos estão do mesmo lado?
Claude C. McDonald


Grandes números:

120 mil
novos blogs são criados a cada dia no mundo.
Fonte: Technorati (EUA)

88%
dos donos de iPhones declararam-se muito ou extremamente satisfeitos com seus aparelhos.
Fonte: Revista PC World

60%
das refeições vendidas em restaurantes e lanchonetes nos EUA são para viagem.
Fonte: NPD Group


Destruindo marcas

Empresas de telefonia que guiam seus clientes por um labirinto de procedimentos e atendimentos surreais. Companhias aéreas que praticam o overbooking como regra. Será que as empresas desistiram de construir uma imagem positiva para suas marcas? Para mim, o problema está no pensamento a curto prazo de algumas cabeças. O importante para certos executivos é o lucro rápido. Isso valoriza seu ?passe? no mercado, consolidando uma imagem do gestor que traz resultados. Já a imagem da marca ? que leva anos sendo lapidada ? fica em segundo plano. O executivo vai embora, a marca fica desgastada. Na hora de contratar um executivo, tente enxergar além de estatísticas. Dê preferência às pessoas que tomam decisões pensando a longo prazo.
André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br
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