Idéias de incentivo para as equipes de vendas (2)

“Ter um embaixador – um funcionário que tem como missão ajudar um programa de incentivo a funcionar bem, a animar a todos e tirar as dúvidas – dá a mim, como gerente, olhos e ouvidos em locais em que eu não estou. Meus embaixadores vêm a mim e me dizem coisas como: “você deveria estar premiando mais vendedores pelos seus esforços” e “todo mundo já tem TVs de sobra, mude os prêmios”. Embaixadores também podem ajudar pessoas a focar e se concentrar em vender mais para atingir os prêmios, não deixando que a motivação caia. E, se cair muito, basta um embaixador me dar um toque que eu pego o primeiro avião e vou pessoalmente dar uma palestra motivacional para aquela equipe.”

Ken Collins
Diretor de Vendas – Verizon Serviços de Internet e Telefonia


Competição
A rede de pizzarias Dominos Pizza, dos Estados Unidos, promove anualmente seus ?jogos olímpicos?, com competições, como: corte de vegetais, confecção de massa e outros. As pizzarias competem duramente entre si pela medalha de ouro. Todo mundo se diverte e, ao mesmo tempo, melhoram as habilidades que usam no dia-a-dia.


7 características do gerente que motiva

1. Consideração individual ? É o técnico, o professor e o psicólogo de quem precisa. Sabe ouvir. Ajuda os novatos na empresa. Sabe que uma corrente não pode ser mais forte que seu elo mais fraco.

2. Coragem ? defende suas idéias mesmo que elas não sejam populares. Não cede à pressão de outros. Faz o que é melhor para a empresa e sua equipe, mesmo que isso signifique prejuízo pessoal. Se ligar com determinadas pessoas, não desagradar os chefes? O gerente não pensa nisso. Ele quer mais é rosetar.

3. Confiança ? Acompanha os processos. Assume a responsabilidade dos seus atos e erros. Toma a iniciativa, independentemente do chefe. Faz o que deve ser feito, toma as atitudes que devem ser tomadas.

4. Flexibilidade ? Consegue acompanhar as mudanças de cenário, sem perder desempenho. Quando tem várias coisas para fazer, tem facilidade de priorizar e de cuidar de um problema de cada vez.

5. Integridade ? Faz o que é moral e eticamente certo. Não abusa dos privilégios da gerência. É um modelo para os funcionários.

6. Julgamento ? Procura avaliar cada situação de maneira objetiva. Trata de dados de forma racional e realista. Usa informações e experiências anteriores para ajudá-lo na tomada de decisões.

7. Respeito ? Leva em consideração as opiniões das outras pessoas da empresa, não importando seu cargo ou posição.


Inovação
Há quanto tempo você não muda a forma de trabalhar de sua equipe de vendas? E a maneira de medir resultados? Tire umas horinhas para discutir os métodos de trabalho com sua equipe. Além de você descobrir formas melhores, mais eficientes e baratas de vender, motivará o pessoal ao envolvê-los nessa tomada de decisão

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