Identificando o choro do cliente

Com a enorme quantidade de produtos cada vez mais parecidos no mercado, é preciso estar atento aos sinais de insatisfação dos consumidores. Entender ou interpretar os sinais de compra de um cliente é a primeira coisa que aprendemos em qualquer curso de técnicas de vendas. Mas no mundo competitivo em que vivemos hoje, mais do que interpretar apenas os sinais de compra do cliente, precisamos interpretar todos os outros sinais.

Como minha filha já está com sete anos, muita coisa mudou com o nascimento do meu segundo filho no passado. A rotina já não é mais a mesma. Criança maior já vai sozinha ao banheiro, faz seu lanche, toma banho, se veste. Em outras palavras, se vira muito bem. Enquanto que uma criança de colo só sabe chorar. Cabe a nós saber o que cada choro significa.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com vendas. Assim como cada choro do bebê significa uma coisa diferente (fome, dor de barriga), às vezes estamos tão acostumados com os clientes antigos, que já sabem se virar sozinhos, que quando um cliente novo dá algum sinal de reclamação, simplesmente ignoramos tomamos outra atitude.

Com a enorme quantidade de produtos cada vez mais parecidos no mercado, somente um bom serviço é que faz a diferença. E como todos sabem que perder um cliente é muito mais fácil que conquistar, precisamos estar atentos aos sinais de insatisfação.

É muito difícil alguém chegar a ponto de dizer que está insatisfeito com alguma coisa. Ou quando chega a dizer, já é tarde demais. Normalmente o cliente emite sinais de insatisfação que devem ser imediatamente entendidos pelo profissional de vendas e solucionados o mais rápido possível.

Nos dias de hoje, não podemos mais nos dar ao luxo de ignorar uma reclamação, por mais insignificante que seja. Precisamos estar cada vez mais atentos aos sinais de nossos clientes e não esperar que uma simples reclamação se torne uma insatisfação. Lembre-se daquela pesquisa dos treinamentos de vendas sobre o quanto ?contamina? um cliente insatisfeito.

Que nós possamos estar cada vez mais atentos aos sinais do mercado, evitando assim o ?choro do cliente?. Quando acontecer, que possamos tomar a atitude correta.

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