Surpreenda e torne-se especial Vanderlei Bassi, de São Paulo, SP, conta sua história de criatividade à Motivação. Conheça o exemplo dele e veja como você pode aplicar em sua realidade.
?Antes de ser gerente comercial, trabalhei como vendedor durante sete anos. Depois de um mês, de ter assumido o novo cargo, precisei acompanhar um dos vendedores a uma visita. Ele tinha a oportunidade de fechar um excelente pedido, mas precisava transpor duas barreiras: o comprador, que não dava nenhuma abertura e a minha presença. Ao chegar no cliente, nos deparamos com uma compradora reservada. De imediato, ela apresentou a proposta do meu concorrente, e o montante do meu orçamento era superior em torno de 15%. Minha reação foi imediata, eu disse: ?Não estou aqui para negociar preço, mas necessidade.? Era uma sexta-feira, e o cliente precisava do material entregue para a próxima quarta. Assumimos o compromisso e entregamos todo o material com um dia de antecedência. Ligaram agradecendo e, a partir disso, tivemos uma abertura melhor por parte da compradora e maior facilidade para realizar negócios com ela. Com isso, aprendemos que nem sempre em uma negociação o preço é o principal fator. O importante é detectar a necessidade do cliente.?
E você, o que pode fazer?
» Prepare-se para os imprevistos ? Planejamento e organização são fundamentais sempre, mas uma boa dose de improviso faz bem. Esteja sempre atento aos momentos em que a sua criatividade deverá ser colocada em prática para improvisar.
» Pare de tratar todas as pessoas como se fossem iguais ? A todo momento você encontra situações em que deve aguçar sua percepção para detectar quais são os verdadeiros desejos e necessidades de cada um.
» Surpreenda ? O básico muitas pessoas fazem, mas são poucas que surpreendem ao irem além. Ofereça aquele algo a mais que desperte sorrisos, brilho nos olhos e a admiração dos outros.
Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de Criatividade em Vendas para o e-mail: [email protected] ou fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, recebe um ano da revista Motivação grátis.