Inteligência artificial do bem

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Alguns anos atrás, quando se falava em inteligência artificial (IA), muitos imaginavam robôs ou máquinas maquiavélicas que poderiam dominar o mundo. No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, a IA tem se tornado uma realidade cada vez mais comum na vida das pessoas, mas não da forma como a ficção científica previu. De uma busca no Google a um aplicativo em que encontra o que você precisa, os serviços digitais caminham no sentido de facilitar a vida das pessoas.

A TrendWatching, uma das maiores empresas de pesquisas de tendências no mundo, aponta como uma das tendências de consumo em maior destaque este ano a chamada “inteligência benéfica” – que está justamente relacionada à demanda dos consumidores por tecnologias que facilitem suas vidas.

Como exemplo desse movimento, a empresa cita o aplicativo sueco Stockholmståg, que possui um algoritmo que prevê o atraso dos trens com até duas horas de antecedência. Além dele, existe o Smart Reply, uma ferramenta do Google que desenvolve respostas automáticas individuais para seus e-mails. Na inteligência benéfica, tudo gira em torno do desejo dos consumidores de poupar tempo e tornar as tarefas cotidianas mais fáceis.

O que aprender com isso?

Olhar para as necessidades dos clientes sempre foi o foco das vendas. Mas com o surgimento de novas tecnologias, é preciso pensar em como usar essas ferramentas digitais para facilitar a comunicação com o público e ajudá-lo em seu dia a dia.

Sua empresa não precisa investir em ferramentas de inteligência artificial para acompanhar essa tendência. Basta focar, cada vez mais, em resolver os problemas de seus clientes, acompanhar as novas tecnologias e incorporá-las a seu processo de vendas e comunicação.

Saiba mais: bit.ly/tendência-IA

Consumidores fiéis compram mais

Isso pode parecer meio óbvio, mas muitas empresas ainda focam seus esforços de vendas em prospectar e acabam se esquecendo de trabalhar a base de clientes atuais. Por vezes, o cliente compra uma vez e, depois, é esquecido. Se sua empresa age dessa forma, é bom repensar os processos. Um recente relatório da Adobe mostrou que:

  • Cerca de 40% do lucro de lojas on-line vem de apenas 8% dos clientes da empresa. Esses 8% são os consumidores que repetem suas compras.
  • Após uma compra, há 27% de chance de o cliente retornar. Após duas compras, a chance de ele comprar novamente com a mesma empresa salta para 45% e, após três compras, para 54%.
  • Enquanto a taxa média de conversão no e-commerce é de 1 a 3%, a probabilidade de conversão de venda para um cliente fiel é de 60 a 70%.
  • Em média, os clientes gastam 17% a mais em datas comemorativas. No entanto, os compradores fiéis gastam ainda mais nessa época – 25%.

Esses dados são específicos do e-commerce, mas o cenário se repete em qualquer tipo de venda: quanto mais fiel for o cliente, mais ele vai comprar e, de quebra, mais vai indicar sua marca. Isso significa que ele contribuiu para o aumento da receita de forma direta e indireta. Investir em conquistar cada vez mais clientes fiéis precisa estar entre as prioridades da área comercial. Como isso é trabalhado aí na sua empresa? Pense e aprimore suas ações nesse sentido!

Confira o relatório completo em: bit.ly/clientes-fieis

Pokémon GO para caçar mais clientes

pokemon go

Não precisa ser fissurado em tecnologia para saber que o Pokémon GO é o maior sucesso entre pessoas de todas as idades. Basta olhar nas ruas que você com certeza irá encontrar alguém caçando os personagens do jogo. Desde que foi lançado no Brasil, em meados de agosto, o aplicativo tem mudado alguns hábitos dos usuários, fazendo as pessoas caminharem mais – já que a ferramenta exige isso para que o jogador possa encontrar os Pokémons.

E o que isso tem a ver com vendas? Já existem casos de lojas que têm aumentado seu faturamento por conta da movimentação gerada pelos caçadores dos bichinhos virtuais. Outras marcas estão direcionando sua comunicação para atrair a atenção dos jogadores. Estes são alguns exemplos:

  • Uma floricultura em Curitiba (PR) ofereceu brindes para jogadores que mostrassem que conseguiram capturar um Pokémon relacionado à natureza.
  • Um hotel nos EUA deu descontos específicos para pessoas que fazem parte de diferentes times dentro do jogo.
  • Um motorista em Belo Horizonte (MG) ganha dinheiro dirigindo para pessoas que querem caçar Pokémons no trânsito.

O jogo pode até ser uma febre passageira, mas a verdade é que ele pode ensinar muito sobre o comportamento do novo consumidor. Segundo Laura Heller, especialista em varejo e colunista da revista Forbes, o Pokémon GO tem êxito justamente por conta de três grandes tendências que também podem impactar o varejo: o mobile, o gamification e a realidade virtual.

Laura acredita que as empresas podem se beneficiar com o Pokémon GO tanto incorporando o jogo em suas promoções e ações de comunicação quanto aprendendo sobre como interagir com o consumidor utilizando as tecnologias atuais. O que você acha dessa tendência? Envie um e-mail para nós com sua opinião: leitor@vendamais.com.br.

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