Inteligência coletiva na busca pela excelência

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Duas cabeças pensam melhor que uma, certo? Então que tal reunir todas as mentes de seu time para encontrar soluções inovadoras e eficientes em busca da evolução constante? Foi isso que a Sulati fez! Entenda essa história e saiba como desenvolver conhecimento coletivo em sua empresa ajudará você a ter colaboradores mais comprometidos e clientes mais fiéis

Você já parou para pensar em como nasce uma ideia? Se avaliar suas visões e concepções, vai ver que, apesar de muita coisa acontecer dentro da sua cabeça, os seus pensamentos dependem também de tudo que você faz, vê, lê e assim por diante. Por exemplo: uma ideia pode surgir a partir de uma observação da vida cotidiana, de um filme que você assistiu, de um livro que leu, etc. Além disso, a troca de informações entre você e outras pessoas também contribui muito para sua inspiração aparecer. É a chamada “inteligência coletiva”, um conhecimento construído de forma colaborativa entre os indivíduos.

Você pode até achar que esse é um conceito muito distante da sua realidade. Mas a Sulati, empresa de representação institucional de Arroio do Meio (RS), prova que é possível, sim, promover a inteligência coletiva no dia a dia de um ambiente corporativo. E de forma simples!

Há dois anos, eles criaram o Grupo de Estudos Sulati, com o objetivo de evoluir no que diz respeito à gestão da empresa e, ao mesmo tempo, desenvolver os colaboradores por meio da troca de conhecimento. Conheça melhor essa história e inspire-se para trabalhar a inteligência colaborativa em sua empresa também!

A excelência como meta

A Sulati atua há 36 anos como representante institucional, oferecendo serviços de gestão administrativa, representação comercial e operação logística (armazenagem e entregas) de produtos refrigerados, congelados e linha seca. Liselena Maria Bersch Neumann, sócia-proprietária da empresa, explica que o objetivo da companhia é ser referência na prestação de serviços, aproximando-se dos clientes e criando alternativas que agreguem valor para se destacar no mercado do Rio Grande do Sul.

Para alcançar e manter essa meta, a Sulati optou pelo caminho do conhecimento e, desde 2010, assina a VendaMais para facilitar essa trajetória. “Nosso trabalho compreende a parte técnica, como o repasse de tabelas, descontos, flexibilizações, visitas, campanhas, entre outros, assim como o treinamento realizado junto aos representantes comerciais para negociação, pós-venda, marketing, merchandising, atendimento e comunicação. Por esse motivo, a Sulati sentiu a necessidade de assinar a VendaMais, por ser uma revista focada em vendas. As publicações são atuais, bem estruturadas, fundamentadas com bibliografias, trazem entrevistas internacionais, assuntos aplicáveis e conteúdos pesquisados com quem vive o dia a dia da venda, e tudo isso é muito rico para nós”, analisa Liselena.

A gestora da Sulati afirma, ainda, que outro motivo que fez com que a empresa assinasse a revista foi o fato de a linguagem da publicação ser muito próxima da realidade comercial. “Percebe-se claramente que a publicação é conduzida por um vendedor, que tem base de vendas e convive com a classe”, indica.

Um espaço para refletir, aprender e promover a mudança

Também com o intuito de buscar melhorar cada vez mais, a empresa criou, em 2014, o Grupo de Estudos Sulati, que visa engajar os colaboradores e fazê-los se sentirem parte da empresa, atuantes e envolvidos, criando um ambiente real de participação, de análise sobre os processos e de busca pela inovação.

Liselena explica que as atividades do grupo são desenvolvidas a partir de livros, revistas, artigos, filmes ou palestras, e os integrantes se preparam previamente para a discussão, que ocorre em datas pré-agendadas. “Os temas são escolhidos a partir de um diagnóstico acerca da situação vivida pela Sulati e por todos os seus colaboradores. Assim, surgem as necessidades de abordarmos determinados conteúdos, que, depois de serem estudados, passam a gerar soluções para as diferentes situações ou problemas que ocorrem ou possam acontecer no cotidiano da empresa”, explica a proprietária.

Ela destaca, ainda, que esses estudos propõem uma reflexão sobre o momento atual e sobre tendências de mercado, buscando se antecipar quanto às demandas futuras. “As análises realizadas servem como base para ações de planejamento e projetos da empresa, além de nos fazerem repensar sobre as práticas adotadas com uma visão crítica e, ao mesmo tempo, inspiradora”, frisa.

O Grupo de Estudos é formado por colaboradores das diferentes áreas – contabilidade, comercial, operacional e logística. Os participantes são convidados pela direção da empresa, que leva em consideração a competência, o comprometimento e a dedicação para realizar a escolha dos integrantes. “Dessa forma, o Grupo de Estudos também é uma das ferramentas usadas pela Sulati para desenvolver suas lideranças, que, a partir do empoderamento do conhecimento, tornam-se multiplicadoras das ideias e dos aprendizados, compartilhando suas experiências com os demais”, aponta Liselena.

Entre os temas já trabalhados no Grupo de Estudos da Sulati estão:

  • Comunicação e feedback A importância desses itens para corrigir processos e comportamentos.
  • Criatividade e inovação – Um desafio a pensar a empresa e os processos de maneiras diferentes.
  • Motivação – A importância de procurar, de tempos em tempos, um novo significado ou sentido para aquilo que se faz ou até mudar a maneira como as coisas são feitas.
  • Equipe e endomarketing – Vender “para dentro” com o objetivo de fidelizar os colaboradores quanto à missão, à visão e aos valores da empresa, deixando claro esses conceitos na mente de todos, para que comuniquem aos públicos externos.
  • Liderança – Capacidade de argumentação, firmeza e clareza.
  • Cultura organizacional – Um pré-requisito para que uma gestão seja bem-sucedida, já que confronta os valores com a realidade para ir além das crenças e da boa vontade.

VendaMais ajudando a Sulati a vender melhor

Liselena conta que o Grupo de Estudos Sulati promove a busca por conhecimento e incentiva a troca de informações entre os colaboradores, proporcionando a liberdade de participação nas decisões e no futuro da empresa. Sendo assim, a gestora afirma que os conteúdos da VendaMais contribuem muito para o desenvolvimento das atividades, por proporem temas relevantes e atuais. “A partir da leitura dos textos, os participantes do grupo são incentivados a aproximar os conteúdos da realidade da empresa. A discussão, a troca de experiências e o incentivo a novas ideias enriquecem o trabalho desenvolvido pela Sulati e tudo isso tem como base a leitura dos artigos da revista VendaMais”, indica. Ela comenta, ainda,que todos podem expor suas ideias, sugestões e críticas com base nos conteúdos discutidos e que, dessa forma, a empresa torna seus processos mais transparentes e conquista colaboradores mais participativos, resultando em um índice de turnover muito baixo.

Como exemplo de material que inspirou mudanças na prática, ela conta que para abordar os temas “criatividade” e “inovação” foram trabalhados os artigos “6 maneiras de se reinventar e crescer mesmo na crise”, da edição de maio de 2015, e “Inovação: técnica ou arte?”, da revista de julho do mesmo ano. Mas a grande inspiração, segundo Liselena, veio de uma frase dita por Seth Godin, autor do livro Quebre as regras e reinvente, tema da seção “Livro do mês”, da VendaMais de maio do ano passado: “O desafio não é aperfeiçoar sua capacidade de saber quando começar e quando esperar. O desafio é criar o hábito de começar.” Com isso em mente, os funcionários da Sulati realizaram algumas ações no sentido de criar novas iniciativas para melhorar as metodologias utilizadas na empresa, aproximando-se cada vez mais dos colaboradores e dos clientes:

  • A equipe fez um levantamento de alguns processos – entre eles, os meios utilizados para a comunicação interna. Foram avaliados quais eram os mais eficazes e, com a inserção de novas ideias, o grupo concluiu que todos os colaboradores deveriam ter acesso ao trabalho da empresa. Assim, surgiu o Jornal Sulati, que é distribuído a todos os colaboradores mensalmente.
  • Outra ideia implementada na Sulati foi o envio de cartões, como o que dá as boas-vindas aos clientes novos e outros referentes a datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. Utilizando as notas fiscais como meio para chegar aos clientes, também foram colocadas faixas coloridas na parte inferior das folhas, alusivas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul.
  • Na logística, o coordenador do setor começou a acompanhar o caminhão nas entregas, avaliando o trabalho e a postura do motorista e de seu auxiliar e, também, questões de estrutura, como o acondicionamento da carga, a refrigeração dos produtos, o roteiro e a descarga. Na ocasião, ele aproveitou para conversar com os clientes, buscando mais informações, críticas e sugestões sobre o trabalho realizado.

Mais engajamento – dos colaboradores e dos clientes

Liselena conta que o Grupo de Estudo reflete também na melhoria do clima da empresa. Isso porque os encontros propiciam um ambiente participativo, de troca, mais leve, em que todos se sentem parte da organização. “Os resultados aparecem quando, por exemplo, você percebe que o mural já está pequeno para a quantidade de mensagens espontâneas expostas; ou quando, em um evento beneficente, a participação é voluntária; ou, ainda, quando a preocupação com o cliente é notável na maioria dos colaboradores”, revela.

Ela garante que esse comprometimento dos profissionais contribui para que os clientes sintam-se mais próximos da Sulati. “A fidelização e a conquista de novos clientes são gradativas. O aumento nas vendas é perceptível e a recompra é surpreendente, fato que nos mostra que estamos focados, centrados na nossa missão, que é representar produtos e serviços desde a venda até a entrega, buscando oferecer soluções diferenciadas que satisfaçam às necessidades de nossos diferentes públicos”, comemora.

Elton de Lima, do setor Administrativo/Comercial da Sulati, comenta que os integrantes do Grupo de Estudos relatam que os conteúdos retirados da revista VendaMais enriquecem o conhecimento profissional de todos, ajudando-os a se desenvolver e a enfrentar os momentos de dificuldades do dia a dia. “Assim, percebemos o fortalecimento do trabalho em grupo, já que a aplicação dos estudos proporciona mais embasamento técnico para os profissionais, fazendo com que todos trabalhem com mais segurança em suas tarefas, buscando novos desafios e crescendo dentro da empresa”, afirma.

Dicas para criar um grupo de estudos em sua empresa

Se você gostou da história da Sulati e ficou com vontade de implementar algo parecido em sua empresa, mas não sabe por onde começar, aí vão algumas dicas:

  • Defina um objetivo para o grupo de estudos (aperfeiçoamento da equipe, desenvolvimento da liderança, correção de erros etc.).
  • Determine qual será o perfil do público que irá participar dos encontros (pode ser que seja preciso criar um grupo para cada área, por exemplo).
  • Escolha o melhor meio para aplicação dos conteúdos (on-line, presencial ou um pouco dos dois?).
  • Estabeleça um cronograma, levando em consideração a disponibilidade dos participantes.
  • Trabalhe conteúdos relacionados às principais dificuldades da equipe e também alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
  • Crie planos de ação a partir dos debates dos encontros (para que não fique só na teoria).
  • Estabeleça tarefas e prazos para as ações propostas no grupo.
  • Esteja sempre aberto a ouvir seus clientes e seus colaboradores – eles devem ser a fonte de inspiração para as atividades.
  • Meça os resultados das atividades propostas pelo grupo e acompanhe o desempenho dos profissionais, para saber se efetivamente está fazendo diferença no dia a dia da empresa.

*Colaborou nesta matéria: Francine Pereira

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