Recentemente estive em um hotel de Porto Alegre e por acaso encontrei-me com Luiza Helena, a grande líder do Magazine Luiza. Onde reina a malícia, está o receio, que a faz imaginar em peito alheio. Camões
Recentemente estive em um hotel de Porto Alegre e por acaso encontrei-me com Luiza Helena, a grande líder do Magazine Luiza. Amiga e parceira de longa data, sentamo-nos para o café da manhã e começamos a conversar. De repente, ela começou a desfilar jóias de pensamento sobre liderança. Mais ou menos, seu pensamento se enquadra no texto abaixo com minha reflexão complementar:
O que falta no verdadeiro líder é a transparência, o olho no olho, o falar a verdade. Não é possível liderar sem um processo de comunicação dotado de enorme clareza e ?limpeza?. É preciso que na relação líder-liderado exista a certeza de que o que se fala é aquilo que se está expressando. Não existir a indireta, o subterfúgio, o sarcasmo, a ingenuidade cria um palco de autenticidade, fundamental para estruturar um pacto de confiança.
Nada disto é humanismo piegas. O ser humano que concentra sua energia no ponto verdadeiro, deixa de desviar esforços para o que não é importante. Seu pensamento se foca na construção do positivo, e não na análise, muitas vezes adivinhação do indireto, do sub-reptício das palavras tortas. A sabedoria do verdadeiro líder não está na sofisticação da tecnologia, mas na essência da simplicidade e da verdade humana. E esta é uma bela lição de Luiza.
Marco Aurélio Vianna é presidente do Instituto MVC Estratégia e Humanismo. Estrategista, humanista, consultor e conferencista, escreveu 33 livros, entre eles Motivação, Liderança e Lucro ? A trilogia para uma empresa de sucesso.
Site: www.institutomvc.com.br