Lições e pensamentos sobre os 28 anos de VendaMais

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Com esta edição completo 28 anos de VendaMais. Não sei como isso aconteceu exatamente, nem como tanto tempo passou sem que eu percebesse… é até difícil de acreditar que, em 1994, algo que eu fazia à noite, sozinho – apenas com a ajuda do Anderson (que é nosso Diretor de Arte até hoje, além de ser a pessoa que diagramou e ilustrou todas as VMs!) –, viraria meu grande projeto de vida.

Como esta edição começa a circular em abril, mês do nosso aniversário, a Natasha Schiebel (editora-executiva da revista) incumbiu-me de fazer um resumo do que aprendi nestes 28 anos com a VM.

Daria para escrever um livro! Então, vou tentar resumir no que é mais significativo. Para facilitar, separei em quatro áreas, sete lições em cada uma. Veja o que acha e depois me conte o que mais chamou sua atenção. Se quiser, mande também as lições que aprendeu com a VM, assim compartilhamos isso juntos.

7 livros que acho que todos deveriam ler

É incontável o número de vezes em que alguém me manda uma pergunta e eu respondo recomendando um livro. Inclusive, muitas vezes o assunto parece de Vendas, mas, na verdade, é algo maior e mais profundo que, ao ser aplicado na vida, traz resultados diretos também em Vendas.

Livros são a melhor forma de aprender com alguém que sabe mais do que nós. Noto que as pessoas ficam vagando procurando respostas quando, em algum lugar, tem alguém com experiência que pode ajudar. E se essa pessoa escreveu um livro… ou seja, você tem acesso direto a ela. Portanto, aproveite a oportunidade!

Aqui estão sete livros que não são de Vendas, mas que eu sempre recomendo a todos que trabalham na área comercial:

  1. Mindset (Carol Dweck)
  2. Em busca de sentido (Victor Frank)
  3. As 5 linguagens do amor (Gary Chapman)
  4. Sobre a morte e o morrer (Elisabeth Kubler-Ross)
  5. Como as gigantes caem (Jim Collins)
  6. Hábitos Atômicos (James Clear)
  7. Diário Estoico (Ryan Holiday)

Bônus:
Essencialismo (Greg McKeown)
Quem Mexeu no meu Queijo (Spencer Johnson)

Perguntas poderosas

Quando vou fazer reuniões de mentoria, sempre tenho uma lista de perguntas que me servem de roteiro. Nem sempre uso todas, mas é como se fosse uma caixa de ferramentas – dependendo da situação, uso uma (ou mais) delas. Perguntas poderosas são incrivelmente eficientes para fazer conversas evoluírem de maneira prática e objetiva.

  1. O que está funcionando, o que não está funcionando, o que precisamos mudar e melhorar, o que não estamos fazendo que deveríamos começar a fazer e o que precisamos PARAR de fazer? (esse parar de fazer é uma das partes mais importantes da sequência e uma das mais difíceis de fazer!)
  2. Qual de todos estes pontos que conversamos hoje, se trabalhado corretamente, traria o maior impacto positivo?
  3. Qual seria o próximo passo? Por menor que seja, como começar?
  4. Em quais áreas da minha vida preciso colocar mais prioridade?
  5. Se alguém fosse nos atacar, qual seria a melhor forma de fazer isso? Como nos preparamos para esse cenário? Quais são os nossos pontos fracos?
  6. Não estamos conseguindo atingir as metas que queremos porque a estratégia é fraca ou porque a execução é fraca? (Adaptação disso usando CHA: “É problema de conhecimento, habilidade ou atitude?”)
  7. Como definiremos exatamente SUCESSO? Como vamos ter certeza de que está dando (ou que deu) certo?

Bônus:
Onde precisamos melhorar e o que exatamente vamos fazer em relação a isso?
E como reforço: O QUE PRECISAMOS PARAR DE FAZER?

7 frases que me acompanham

Quando meu pai era criança e morava na Argentina, ele colecionava frases de pessoas famosas e ditados que vinham dentro das caixas de cigarros que meu avô (pai do meu pai) fumava.
Ele guardou dois álbuns completos com essas frases e elas sempre tiveram um significado e um peso emocional enorme para mim, pois meu avô morreu de câncer de pulmão (por isso sempre detestei cigarro). Além disso, ao mesmo tempo sempre foram uma lembrança forte da sabedoria que ficou.

Então, desde a infância passei a colecionar frases e pensamentos. Acho incrível quando alguém consegue resumir em poucas palavras uma situação ou sentimento complexo. Abre um espaço novo no seu cérebro, facilita a comunicação, deixa você mais sábio.

Aqui estão algumas das que colecionei nestes anos e que me acompanham aqui no meu escritório todos os dias. Nem todas têm autor conhecido… se você souber de quem é, por favor avise.

  1. A grande malandragem é ser honesto (Eduardo Botelho!).
  2. Não é o que acontece com você, é como você reage ao que acontece com você.
  3. Fracasso é uma oportunidade incrível de aprender algo e começar de novo de forma mais inteligente.
  4. A mãe da frustração é a expectativa.
  5. Na dúvida simplifique.
  6. Diferente não significa errado.
  7. Lembre que sua principal prioridade é fazer com que a principal prioridade seja a principal prioridade.

Bônus:
Sucesso não é o que você faz de vez em quando, é o que você faz todos os dias. A melhor maneira de evitar erros é não fazer nada, e esse é o maior erro de todos.

Para terminar, alguns pensamentos extras que me guiam:

  1. Alegria, bom humor e energia positiva são forças poderosas, contagiantes e altamente produtivas. Seja o que estiver fazendo, alegria e bom humor ajudam. Ser profissional e competente não significa ter que ser chato.
  2. Projetos e metas enormes são conquistados um passo por vez.
  3. Faça mais perguntas e preste mais atenção nas respostas. Fale menos e ouça mais.
  4.  Tem uma dúvida? Pergunte! A quantidade de mal-entendidos que acontecem porque alguém não fez uma pergunta básica é inacreditavelmente alta. Então, se tiver uma dúvida, pergunte.
  5. A vida fica mais fácil quando você toma as decisões difíceis.
  6. Preste atenção ao processo e não apenas ao resultado. Resultado é CONSEQUÊNCIA.
  7. Quando em dúvida, ajude alguém.

Bônus:
Pare de atrapalhar a si mesmo e depois ficar culpando o Universo.

Para terminar: Deus e o Universo nos mandam o tempo inteiro sinais se estamos indo no caminho certo ou não. A gente é que às vezes não entende ou não presta atenção.

Este é um breve resumo de coisas que fui anotando nesta jornada VM. Compartilhá-las metrouxe inúmeras lembranças e uma sensação muito boa de dever cumprido.
Termino agradecendo, de forma honrada, sua companhia. Agradeço também a todo o time e equipe VM que me acompanha nessa trajetória.

Abraço, suce$$o, obrigado e parabéns para nós por estes 28 anos de VendaMais, que compartilho com você,

Raul Candeloro
Diretor
www.vendamais.com.br

P.S. Escrevi recentemente sobre o metajogo e como mudam as forças de mercado. Você pode ler em bit.ly/metajogo.

Uma coisa que mudou muito no nosso ramo foi a questão da revista em papel. Embora ainda tenhamos muitos fãs, decidimos fazer uma transição 100% digital. Isso significa que 2022 será o último ano da revista neste formato. Além desta edição nas suas mãos, teremos mais duas edições este ano, então, aproveite. Entramos em contagem regressiva para a mudança!

Eu estou vendo como aquelas reuniões online em que acaba o tempo da sala e alguém manda o link da outra. Você sai de uma sala, vai para a outra e está todo mundo lá novamente. Aqui vai ser a mesma coisa… a ‘sala’ da revista fecha, mas continuamos juntos na Premium VM, agora via vídeo, áudio, artigos. O mundo muda e a gente muda com ele! Estou supermotivado com essa mudança. O mundo muda e a gente muda com ele. É por isso que estamos aqui há 28 anos. E você, o que acha disso? Mande-me seus comentários: raul@vendamais.com.br

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →