- Saber ser fiel à sua missão sem desperdiçar energia.
- Demonstrar seus sentimentos sem se preocupar em parecer tolo.
- Ter âncoras internas sem depender da aprovação dos outros.
- Delegar tarefas e demonstrar gratidão.
- Inovar sempre e quebrar paradigmas.
- Dizer “sim” e dizer “não” com a mesma delicadeza.
- Estar aberto às pessoas e às suas ideias.
- Saber perdoar a si mesmo em primeiro lugar.
- Entender que ninguém vence sem que todos vençam.
Errei, sim, e daí?!
Como uma das maiores responsabilidades da liderança, Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, destacava a criação de um clima organizacional que permitisse cometer erros. Mais ainda: acrescentava que quanto mais cedo esses erros fossem cometidos, menor seria o efeito psicológico para o indivíduo e o custo financeiro para as organizações.
Nesse sentido, aqui vão algumas frases escolhidas pelo especialista Luiz Augusto Costacurta Junqueira que poderão ajudá-lo a criar um clima propício à “liberação para erros”:
- Na dúvida, erre por ação; não por omissão.
- Não espere retorno para poder decidir. Se a situação exigir resposta imediata, decida.
- O que importa mesmo é o resultado (o que fazer); cabe a cada um a escolha do melhor caminho para chegar lá.
- Você tem direito a errar em 5% de suas ações. A expectativa é que acerte os 95% restantes.
- Erros não respeitam hierarquia! Uma reunião mensal, na qual todos, indistintamente, são convidados a analisar seus erros e acertos, pode ser um excelente instrumento para que o grupo evite erros já cometidos.
- Se o subordinado cometeu um erro, use esse momento como oportunidade de aprendizado: seja para redefinição de políticas e margens de decisão ou para construção de um ambiente organizacional no qual haja permanente disponibilidade e transparência no fluxo de informações.
“Estar no poder ou na liderança é como ser uma dama: se tiver de lembrar às pessoas que você é, então você não é.” – Margaret Thatcher
Salário baixo?
O valor do salário, em termos gerenciais, deve ser compatível com o nível de competência da função exercida. Portanto, se um gerente está ganhando um salário baixo, isso pode indicar duas coisas: que ele está acomodado (não parou para pensar que poderia estar ganhando mais) ou que é inseguro (tem medo de pedir um aumento). No primeiro caso, não é um problema, é uma opção. No segundo, trata-se de um paradoxo: um gerente competente inseguro? Portanto, antes de reclamar do seu salário, pense nisso. Muitas vezes, cabe a você mudar o cenário!
O líder do futuro
Três características necessárias aos líderes:
- Ser coach – Já dizia Jack Welch, considerado um dos principais executivos do mundo: “No futuro, a pessoa que não for coach não será promovida. Gestor coach será a regra.” Mas você sabe o que isso significa? Ser um líder coach é uma mudança brusca com relação ao comportamento da maioria dos líderes atuais. Essa nova modalidade de liderança se dá através de perguntas, e não de respostas; de se colocar em condição de igualdade com seus liderados; pressupor que todos têm dentro de si um potencial ilimitado; conhecer e respeitar a missão, os valores e os objetivos de cada um dos seus seguidores. Para que isso seja possível, esse líder precisa ter três qualidades marcantes: autoconfiança, paixão pelo que faz e amor pelas pessoas. Essas características permitem a ele se colocar em uma posição de igualdade com seus seguidores, sem medo de ser desrespeitado, superado ou desqualificado.
- Ter uma vida equilibrada – O novo líder sabe que liderança não é um conceito que se aplica somente ao trabalho. Ele é um líder em sua família, um líder em sua comunidade e um líder da sua saúde.
- Ter integridade – O mundo tem acompanhado a queda de grandes empresas e grandes “líderes” em função de condutas duvidosas. Um líder não se deixa levar por tentações. Integridade não tem meio-termo.
Em que nível você está?
Já se perguntou em qual nível você lidera hoje?
- Nível do ambiente – Líder que reage a tudo o que acontece no ambiente, funciona totalmente focado na reação. Dessa forma, tende a desmotivar sua equipe, pois é apenas o ambiente que lhe coloca objetivos.
- Nível do comportamento – Líder executor, baseia-se na ação e na execução de TUDO, desmotivando a equipe pela centralização. Ele coloca a mão na massa em 100% das atividades e muitas vezes torna-se um liderado em sua própria equipe, só que um liderado numa equipe sem líder.
- Nível das capacidades – Líder que direciona, dizendo o que todos devem fazer e quando devem fazer. Não escuta, pois está sempre certo e busca ser o melhor especialista da equipe. Ao dar todas as direções, impede a criatividade e o crescimento da equipe.
- Nível de crenças e valores – Líder motivador. Ele tem habilidade enorme em motivar as pessoas a fazer algo, a convencê-las a agir. Nesse nível, é muito importante que o líder tenha claramente definidas as suas metas e onde quer chegar. Assim, terá foco e garantirá que seus liderados sabem exatamente para onde estão indo. Dessa forma, eles farão escolhas não apenas baseados na motivação do momento, mas nas metas, nos objetivos e na sua própria missão de vida!
- Nível de identidade – Esse líder sabe claramente sua missão e sua visão e realiza o que faz com significado. É o líder carismático, que inspira pessoas e forma novos líderes. Esse é o líder do futuro.