Liderar pelo exemplo, inspirar de verdade

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Conheça a história de uma superlíder que acredita que o conhecimento e a autoavaliação são fundamentais para sua própria evolução profissional e para o crescimento de todos à sua volta, e inspire-se para cuidar da sua carreira, ao mesmo tempo em que gerencia uma equipe

Por Francine Pereira

Uma das principais missões de um líder de equipe comercial é inspirar seus vendedores. Afinal, é papel dos líderes ajudar os profissionais da linha de frente a superar adversidades e atingir os resultados esperados, e, por isso, eles acabam servindo como espelho para todos que fazem parte do time.

O problema é que, ao ocupar cargos de liderança, alguns profissionais passam a se considerar “sabe-tudo”. Esses gestores acreditam que, por comandar uma equipe, já adquiriram todos os conhecimentos necessários para desempenhar suas funções da melhor maneira possível, e, com consequência, deixam de se preocupar com a sua própria capacitação.

Mas, acredite: ser um líder que se posiciona como alguém que ainda está em desenvolvimento pode ser muito mais inspirador. Afinal, a visão de quem é comandado por esse tipo de profissional, passa a ser: “se até meu gestor não se acomoda e está sempre buscando mais conhecimento, por que eu não deveria fazer o mesmo?”, o que dá início a um círculo virtuoso de capacitação que pode fazer toda a diferença no sucesso individual de cada vendedor e, também, da equipe como um todo. É a velha história da liderança pelo exemplo…

É por isso que a forma de liderar de Sandra Silva Corrêa Côrtes, diretora proprietária da Casa Auxiliadora Materiais de Construção de Caratinga (MG), é tão inspiradora. Apesar de comandar equipes há 26 anos, a empresária não deixa de buscar conhecimento para si e para os profissionais com quem trabalha, e sempre se preocupa em estar presente nas mais diversas áreas de sua empresa, o que faz com que seus resultados – e os das suas equipes – sejam cada dia melhores.

Para entender como essa busca contínua por conhecimento funciona, na prática, e descobrir lições que servem tanto para líderes (e futuros líderes), como para vendedores, conversamos com Sandra. O resultado desse bate-papo você confere agora. Leia e inspire-se a buscar sempre entender seus pontos fortes e fracos (e também os dos membros da sua equipe), estudar e apoiar a capacitação contínua de seus liderados. Isso fará diferença na sua vida, na sua carreira e no desempenho da sua equipe.

Os valores fundamentais da liderança desta superlíder

A história da Casa Auxiliadora Materiais de Construção de Caratinga (MG) começou a ser contada há 26 anos. Na época, Sandra tinha apenas dois funcionários; hoje, ela gerencia uma equipe de 40 profissionais – 15 na área de vendas, 13 no setor administrativo e 12 no departamento de entregas.

Filha de empresários do mesmo ramo, Sandra acredita que o segredo para alcançar o sucesso na gestão de um negócio é conhecer a fundo o seu mercado. “Eu sou do tempo em que se dizia que era preciso ‘colocar a mão na massa’, ‘sentir na pele’ para, então, poder liderar qualquer coisa. Para mim, sem conhecer o segmento em que quer atuar, você nunca será um bom gestor. Ou seja, acredito que, antes de tudo, é preciso conhecer o que você quer fazer e ser”, destaca.

Mas mesmo o maior conhecedor do seu mercado de atuação do mundo não consegue prever – e evitar – catástrofes. Por isso mesmo, além de ser um case de sucesso, essa também é uma história de superação. Ao longo de sua trajetória, a empresa comandada por Sandra enfrentou duas enchentes e um incêndio. Mas graças à união e à determinação de toda a equipe, foi possível dar a volta por cima. Hoje, todos colhem, juntos, os frutos dos esforços das últimas décadas.

Aliás, esse trabalho em conjunto é, na opinião de Sandra, um dos motivos que faz a Casa Auxiliadora Materiais de Construção de Caratinga (MG) ter tanto sucesso. Com base em sua própria história, então, ela aponta que acredita que o líder precisa atuar lado a lado com os profissionais e mostrar, no dia a dia, que está à disposição da equipe para ajudá-la a evoluir.

Segundo ela, essa união não apenas facilita o trabalho, como também é fonte de motivação para os colaboradores, o que a deixa muito orgulhosa. “O que mais me motiva é saber que todos os profissionais da equipe – tanto no setor administrativo, como na área de vendas – estão seriamente envolvidos com os objetivos da empresa. Isso faz com que eu me sinta realizada e feliz, pois é maravilhoso saber que somos uma equipe e que temos valores e comprometimento com o que fazemos”, salienta. Sandra revela ainda que, como líder, sua postura mistura determinação, verdade, envolvimento com o negócio e com os colaboradores, flexibilidade e abertura para novas ideias que agreguem valor e conhecimento.

Isso porque, na visão de Sandra, o líder de sucesso é aquele que consegue aceitar novas ideias e conhecimentos e nunca se acomoda quando o assunto é aprendizado. “Se você não evoluir com o mundo, fica engessado, estacionado, e, se não evolui, não cresce em nada. A cabeça tem que funcionar”, aconselha.

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A importância da busca pelo conhecimento

Assinante da VendaMais há mais de 15 anos, Sandra conta que a revista é uma parceira importante na sua busca constante por desenvolvimento profissional. “A VendaMais tem sido um grande instrumento em minha vida de empresária, pois é nela que me oriento e busco conhecimento. Acredito que a abertura para o novo tem que estar no DNA da administração. Procurar meios de desenvolver a inovação depende muito da visão que você tem como gestor”, declara.

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Segundo a gestora, ela utiliza o conteúdo das edições da publicação para aplicar melhorias na sua gestão e nos processos comerciais da empresa. Um exemplo de atividade nesse sentido são os seminários internos, realizados na empresa com base nas informações da publicação. Funciona assim:

  • Uma vez por mês, durante o ano todo, os colaboradores são divididos em equipes de três membros.
  • Sandra escolhe um tema – retirado da edição vigente da revista VendaMais –, e os grupos ministram palestras sobre esse conteúdo específico. Durante as apresentações, eles precisam utilizar dinâmicas e vídeos como material de suporte.
  • A equipe que ministra a palestra ganha um prêmio no final.

Autoavaliação também é um importante aprendizado

Pensando no próprio desenvolvimento, Sandra concluiu, recentemente, o curso on-line Gestão de Equipes Comerciais (GEC), promovido pelo Instituto VendaMais e ministrado por Raul Candeloro – diretor da VendaMais e especialista em alta performance em vendas. Junto com a gestora, participaram também do treinamento outras profissionais da empresa – uma gerente, uma arquiteta e uma compradora. “Vi no curso uma maneira de abrir a minha visão e o meu conhecimento, uma oportunidade de me movimentar, mexer a equipe e as ideias. Decidi envolver outros profissionais da empresa pelo fato de que se pensarmos e analisarmos juntos cada módulo, o treinamento agregaria para todos, dentro do segmento de cada um”, explica.

A empresária destaca que um dos principais aprendizados do curso foi o incentivo à autoavaliação – tanto dela, como gestora, como dos próprios colaboradores. “Acredito que quando você mesmo se questiona e pensa, você é capaz de mudar certos comportamentos e, assim, evoluir. O GEC contribuiu muito para tomarmos consciência do que precisava ser melhorado e também do que estamos fazendo corretamente. Precisamos tomar essa consciência e, assim, o sucesso vem como consequência”, declara.

Ela conta que praticamente tudo o que aprenderam no treinamento já foi aplicado, e os resultados puderam ser percebidos na prática – por ela e pelos profissionais da empresa. Entre os feedbacks dos colaboradores, Sandra ressalta que se destacam aqueles que evidenciam a diferença que o conhecimento adquirido fez no desempenho da equipe.

Ao longo deste ano, Sandra destaca que ela e sua equipe continuarão a aplicar o que aprenderam no GEC, especialmente em relação ao planejamento e à roda de vendas – ferramenta do Instituto VendaMais que ensina como aprimorar os processos das diferentes etapas da venda. “O que mais me motiva é saber e confirmar aquilo que tomamos consciência. Agora, sabemos que esse conhecimento não pode ficar para trás. Temos que acreditar e seguir em frente”, conclui.

Quer saber mais sobre o GEC e conhecer outros cursos oferecidos pelo Instituto VendaMais? Acesse institutovendamais.com.br.

INSPIRE-SE

VendaMais – Quais conselhos você daria para um líder que está tendo dificuldades em fazer a equipe alcançar resultados melhores? O que ele deve fazer para motivar, capacitar e inspirar os profissionais que lidera?

“Acredito que um bom líder deve estar sempre focado em melhorar seu desempenho e que, para isso, precisa saber fazer uma boa autoanálise da sua performance. Nesse sentido, um bom curso pode agregar muito, fazer o líder enxergar o que é necessário para evoluir. Um líder que não busca conhecimento e que não pratica a autoavaliação, certamente não vai conseguir fazer isso na equipe dele. Para motivar e capacitar é preciso muita dedicação, empenho e determinação, mas, acima de tudo, também muita humildade para se nivelar com o outro e buscar ajudá-lo a crescer de forma consciente.”

Sandra Silva Corrêa Côrtes

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Se você acha que sua história – ou a história do seu líder – merece ser contada nas páginas da VendaMais, escreva para leitor@vendamais.com.br e compartilhe sua trajetória com a gente!

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