Existem carros. Existem carros. E existem Ferraris e Rolls-Royces. Existem roupas. E existem grifes que cobram dez, quinze vezes mais pelo simples fato de seu nome estar na etiqueta. Existem negócios. E existem sonhos. Existem pessoas que inspiram, que lideram pelo sonho. Na história, não faltam exemplos. Joana D?Arc conquistou a liderança e os corações do exército francês ao vender a idéia de uma França livre dos invasores ingleses.
Liberdade foi também o que vendeu Gandhi. Henry Ford vendeu o sonho de um carro que qualquer trabalhador pudesse comprar. Visconde de Mauá vendeu a idéia das benesses da indústria. Juscelino, o de um país novo que surgiria com a nova capital. E todos os anos, dezenas de carnavalescos mobilizam centenas, milhares de trabalhadores, em grande parte voluntários, na grande ilusão do carnaval. O pessoal trabalha o ano inteiro por um momento de sonho. Funciona? Funciona. Principalmente para o líder que souber usar essa força.
Gian Luigi Longinotti-Buitoni mostra em seu livro Vendendo Sonhos algumas dicas para o líder usar o sonho em sua empresa:
- O que você for fazer em sua equipe, faça de um jeito que traga muita emoção. O propósito é criar um sonho, e não simplesmente um produto ou serviço.
- Não tenha medo daquela pessoa que vem com as idéias mais malucas. Freqüentemente, são elas as responsáveis por criar um sonho novo para a empresa. E, se não tiver tal pessoa em sua empresa, desafie você mesmo. Visite museus, participe de atividades culturais, vá além de seu negócio. Assegure-se de que sua organização dá espaço ? por pequeno que seja ? para exercícios de futurologia.
- Esforce-se, não apenas para prever, mas para provocar as mudanças que mudam seu ramo de negócios (veja na matéria de Akio Morita, nessa edição, exemplos de como isso pode ser feito).
- Sonhe o sonho de seu cliente interno e externo antes de começar um projeto. Pergunte, pesquise.
- Seja sedutor e educativo ao mesmo tempo. Não basta emocionar o seu pessoal, é preciso dizer o que você quer que eles façam. Mostre o sonho, conquiste o coração de todos, e em seguida apresente o plano de ação. Não perca o momento em que todos estão mais animados para conseguir o comprometimento.
- Não desperdice qualquer oportunidade para aumentar o valor percebido do projeto. Sabe aquela historinha da diferença do pedreiro que diz que está assentando tijolos no muro e o que está construindo catedrais? Mostre com freqüência à sua equipe a catedral que eles constróem.