Link Patrocinado

Anuncie na internet e aumente suas vendas Utensílio eficiente da propaganda na internet, os links patrocinados são anúncios que se localizam na primeira página de resposta dos sites de busca, como: Google, Cadê e Yahoo. Esses anúncios, como qualquer outro, podem divulgar uma marca, empresa ou produto. A novidade é: são ótimos vendedores!

Conrado Adolpho Vaz, consultor da agência de search marketing Publiweb, explica como funcionam esses anúncios: ?O anunciante compra palavras que se associem ao que ele quer vender. Dessa forma, o anúncio fica em destaque na primeira página de resultados da palavra?. Para ele, basta escolher o site de busca e aguardar os cliques. ?Existem alguns buscadores, na internet, para se fazer anúncios como o Yahoo e o Cadê, mas o Goggle tem 90% do mercado?, comenta Conrado.

A melhor parte é o custo: o cliente paga apenas pelo clique, e cada clique tem um determinado valor que pode variar, em média, de R$0,02 à R$2,00. O anunciante ainda pode escolher o valor que dispõe a pagar, esse valor é analisado e o retorno pode ser medido por ferramentas do próprio site de busca. Dá para acreditar?

A importância do link patrocinado

David Mazurchi, sócio-diretor da consultoria GerenteWeb, realiza trabalhos na internet dede 1996. Ele explica que, em 2007, o comércio eletrônico movimentou mais de R$2,6 bilhões no primeiro semestre. Esse valor superou em quase 5% a expectativa inicial do mercado e representa um crescimento de 49% em relação ao primeiro semestre de 2006. ?Esses valores indicam que o setor está crescendo e conquistando novos clientes. A vantagem dos links patrocinados é que você aparece para seu cliente no momento em que há a intenção de compra, pois foi ele que lhe procurou?, comenta.

Para Ricardo Vaz Monteiro, autor do livro Google Adwords: a Arte da Guerra, o link patrocinado é uma das mais poderosas ferramentas de marketing on-line. Ricardo acha que a importância do link é clara e possui muitas vantagens. Sobre isso ? em primeiro lugar ? ele cita que o risco do investimento é do próprio veículo, pois o anunciante só paga pelo clique. Em segundo lugar, os resultados são imediatos, em poucos minutos a campanha está no ar e as pessoas estão acessando. Além disso, um link patrocinado pode ter abrangência definida pelo cliente, ele atinge apenas o público de interesse. E, como as campanhas são baseadas em textos simples, o próprio cliente poderá criar seu link.

O resultado é promissor

Luis Fernando Garbelini resolveu colocar um link patrocinado no site de busca do Google em fevereiro de 2007. A princípio, o objetivo com o link era divulgar sua loja de assessórios ópticos (Viallure) no País, aumentar as vendas e satisfazer as necessidades dos clientes. ?O link patrocinado é um canal em que o consumidor encontra com grande facilidade o produto desejado. Além disso, ele o incentiva a novas compras?, comenta. Hoje, o resultado de seu link representa 60% das vendas na empresa. ?Meu objetivo inicial foi e está sendo cumprido?, admite.

Muito mais satisfeita do que Luis, a diretora da empresa de comunicação Scritta, Ana Catarina Kretly, comemora os resultados obtidos. Ela, que trabalha com links há três anos, tem 90% de suas vendas obtidas através deles. Ou seja, o link é hoje seu maior vendedor. Para ela, o segredo está em definir bem o objetivo da empresa e ficar em constante atualização. Dessa forma, a empresa consegue ver e analisar os retornos do investimento.

Como criar o link patrocinado com eficiência Para quem ainda não tem anúncios na internet, o consultor Conrado Adolpho Vaz indicou um passo-a-passo para criar o link patrocinado aliado a uma campanha eficaz, que leve o público-alvo diretamente para o produto. Para isso, a empresa deve realizar todas as etapas da campanha: planejar, definir, escolher e criar. Seguindo os passos indicados por Conrado com atenção, você poderá obter ótimos resultados e aumentar suas vendas.

6 passos para criar um link patrocinado que funcione

1 ? Analise os buscadores que lhe darão maior resultado.

2 ? O sistema para criação do link é auto-explicativo. Se for entrar no Google, por exemplo, basta clicar no ícone ?soluções de publicidade?, que será direcionado para as fases da criação do link e campanha.

3 ? Faça um anúncio diferente para cada palavra-chave. Com isso, a palavra fica em negrito no link e o destaque é maior.

4 ? Pense na possibilidade de compra de domínios. Se você compra um domínio com o mesmo nome da palavra-chave, você aumenta a taxa de cliques e chama mais atenção do usuário.

5 ? Defina bem a abrangência. Só faça um anúncio que você possa atender.

6 ? Dirija o usuário exatamente para o que seu anúncio quer vender.

Agora é só colocar em prática. Experimente!

PARA SABER MAIS:

Título: Google Adwords: a arte da guerra
Autor: Ricardo Vaz Monteiro
Editora: Brasport

Título: Google Marketing
Autor: Conrado Adolpho Vaz
Editora: Novatec

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima