MANEIRAS DE VER O MUNDO

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Não é preciso dizer que todos nós vemos o mundo de uma maneira diferente. Não é preciso dizer que todos nós vemos o mundo de uma maneira diferente. Acontece que apesar de tantas diferenças, alguns cientistas estudaram o assunto e conseguiram encontrar aspectos fundamentais em comum, formulando uma teoria a respeito.

Tudo começou nos anos 60, com o trabalho pioneiro do psicólogo americano Clare W. Graves. Insatisfeito com as teorias psicológicas da época, decidiu estudar as pessoas ? milhares delas ? e descobriu que os seres humanos tendem a encarar o mundo a partir de oito visões diferentes. Essa vasta pesquisa de Graves serviu de base para um modelo colorido em forma de espiral, desenvolvido pelo Dr. Don Beck e Chris Cowan, e patrocinado pelo filósofo Ken Wilber, chamado ?Dinâmica da Espiral?. Com sua teoria, o Dr. Don Beck mostrou como as forças que geram atração ou repulsão entre as pessoas forjam teias que conectam os indivíduos em grupos, comunidades e organizações, e que podem levar à ascensão ou à queda de corporações, nações e culturas.

Você pode ter uma idéia da evolução proposta pela espiral, de uma forma brevemente resumida, na seguinte seqüência:

Nível, código de cor, pensamento, manifestações culturais e motivações pessoais
Nível: 01
Código de cor: Bege
Pensamento: Instintivo
Manifestações culturais e motivações pessoais: Comida, água, procriação, proteção, sentido de sobrevivência

Nível: 02
Código de cor: Púrpura
Pensamento: Mitológico
Manifestações culturais e motivações pessoais: Ritos, tabus, lendas, superstições, tribos

Nível: 03
Código de cor: Vermelho
Pensamento: Egocêntrico
Manifestações culturais e motivações pessoais: Gratificação, conquista, ação, impulso, viver o agora

Nível: 04
Código de cor: Azul
Pensamento: Autoridade
Manifestações culturais e motivações pessoais: Significado, disciplina, tradições, moralidade, regras, viver o depois

Nível: 05
Código de cor: Laranja
Pensamento: Estratégico
Manifestações culturais e motivações pessoais: Materialismo, consumismo, sucesso, imagem, status, crescimento

Nível: 06
Código de cor: Verde
Pensamento: Consensual
Manifestações culturais e motivações pessoais: Igualitarismo, sentimentos, autenticidade, dividir, cuidar, comunidade

Nível: 07
Código de cor: Amarelo
Pensamento: Ecológico
Manifestações culturais e motivações pessoais: Sistemas naturais, princípios, realidades múltiplas, conhecimento

Nível: 08
Código de cor: Turquesa
Pensamento: Holístico
Manifestações culturais e motivações pessoais: Individualismo coletivo, espiritualidade cósmica, mudanças da Terra

Mas o que tudo isso tem a ver com a sua carreira? Bem, extrapolando um pouco os conceitos propostos pelo Dr. Don Beck e pensadores associados, vemos que você também pode ser um líder em evolução. Sua visão de mundo pode estar determinando os resultados e até o comportamento de sua equipe. Dê uma olhada na próxima tabela, faça uma auto-análise e perceba em que estágio você está de sua evolução. Aliás, o mesmo conceito vale para conhecer os membros de sua equipe. Até porque, como líder, é difícil compartilhar visões de mundo tão diferentes e pretender alcançar os mesmos objetivos.

Qual dessas visões melhor descrevem você?

O mundo é…

Bege: um meio natural onde as pessoas se baseiam em instintos para sobreviver.

Púrpura: um lugar mágico regido por seres sobrenaturais e sinais místicos.

Vermelho: uma floresta, onde os mais fortes e preparados sobrevivem.

Azul: uma ordem social sob o controle de uma verdade absoluta.

Laranja: um grande mercado, cheio de possibilidades e oportunidades.

Verde: uma sociedade onde dividimos experiências de vida.

Amarelo: uma organização caótica construída através de constantes mudanças.

Turquesa: um sistema perfeitamente balanceado de forças complementares.

Para Saber Mais: Convidado pelo Instituto Adizes, o Dr. Don Beck dará, pela primeira vez no Brasil, um seminário no Gran Meliá Mofarrej Sheraton, de 26 e 28 de agosto.
Visite: www.spiraldynamics.net.
Informações sobre o seminário: Instituto Adizes – www.adizes.com.br ou (11) 3256-6652.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →