Marca não é só logotipo

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Quando nos tornamos fiéis a uma marca, produto, ou loja, começamos a abaixar a guarda da escolha, da observação e ficamos cegos sobre pequenas mudanças que podem vir a ocorrer com aquilo que consumimos há tempos. Nós consumimos aprendendo a comprar por absorção de mensagens, cores, imagens, formas e experiências próprias e dos grupos que nos rodeiam. Nos tornamos consumidores após experimentar um produto, sentir afinidade com toda a comunicação que ele dissemina, por gosto próprio ou para nos sentirmos incluídos num grupo social. Tudo isso faz parte de uma seqüência de atitudes do processo de escolha e compra que vamos esquecendo com o tempo.

Quando, com esse tempo, nos tornamos fiéis a uma marca, produto, ou loja, começamos a abaixar a guarda da escolha, da observação e ficamos cegos sobre pequenas mudanças que podem vir a ocorrer com aquilo que consumimos há tempos.

Muitas empresas que falsificam produtos já sabem dessa falha humana e usam destas pequenas armadilhas para enganar os mais distraídos, principalmente em barracas de camelôs.

Marcas como Creme Dental “Colfate”, Boneca “Babi”, Sandálias “As Baianas” entre outras centenas que estão girando no mercado, estão entre a lei e a falsificação, na intenção de pegar disfarçadamente uma carona numa marca de venda fácil.

Estas produções grosseiras se baseiam no fato de não prestarmos mais atenção numa marca consagrada e muito consumida. Por isso, nos deixamos ingenuamente enganar por truques tão ridículos e detalhes tão pequenos.

Agora o que você diria se fosse enganado da mesma forma com marcas consagradas como Shell, Esso, Petrobrás e Texaco?

Pois é, imagine que você compra combustível há anos no mesmo posto da esquina que é da Shell todo amarelinho com listras vermelhas com os frentistas de macacão amarelo que você já conhece, com o logotipo da companhia e qualidade conhecida e, num belo dia você começa a perceber que o seu carro começa a falhar sem razão e seu mecânico chega à conclusão de que é a gasolina.

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