Marketing de permissão

Conheça o marketing de permissão e aprenda a utilizá-lo para aumentar suas vendas O marketing de permissão é uma das grandes tendências do momento. Ele faz com que as mensagens cheguem aos clientes da forma como gostariam de recebê-las. Em poucas palavras, é o mais delicado dos relacionamentos, pois implica no desejo e na necessidade do outro dessa interação.

Conversando somente com os que consentiram em ouvir e fazendo contato apenas no momento em que eles estão dispostos a escutar, o marketing de permissão assegura que os consumidores prestem mais atenção à mensagem.

A empresa que conquista e mantém com seu cliente uma comunicação a longo prazo é capaz de transformar problemas em soluções, críticas em sugestões e elogios em testemunhais, fatores importantes para uma segunda venda.

Podemos citar como exemplo a assinatura de revistas. Depois de firmar o contrato com uma editora, o cliente passa a receber quase que semanalmente malas-diretas oferecendo novas assinaturas e outros serviços.

Quando uma assinatura é formalizada, automaticamente o contratante permite que a editora envie informações direcionadas e divulgue seus dados cadastrais para outras empresas. Isso só não acontece se o assinante assinalar no contrato que não quer ser incluído em nenhum banco de dados da contratante. Entretanto, o desafio é encontrar essa cláusula no contrato.

O endereço de um cliente, seja eletrônico, residencial ou comercial, é retirado de um banco de dados da empresa, organizado por meio de um sistema de Relacionamento com o Cliente (CRM). É a partir desse sistema, que se traça o perfil dos clientes para enviar promoções ou mesmo vender o banco de dados para outras instituições. A grande missão é fazer com que essa riqueza de informações sobre os clientes no banco de dados seja revertida em geração de mais negócios e em resultados tangíveis.

No entanto, o aumento no número de spams e malas-diretas provoca irritação no usuário que, na maioria das vezes, joga fora o que recebe. Em geral, as pessoas não gostam de spams, mas não se aborrecem quando a divulgação é pertinente ao interesse delas e é feita com transparência. Outro obstáculo é as ligações efetuadas por equipes de telemarketing mal preparadas, com discursos sem foco e atuação em horários impróprios.

Mas como a empresa pode praticar o marketing de permissão? É preciso que se estabeleçam os objetivos a serem alcançados e o parâmetro de troca ? o que vai ser oferecido pela permissão concedida. Também é necessário ter uma política de privacidade muito clara e nunca utilizar a permissão obtida para ações que não têm relação com o motivo da concessão.

Ter uma estrutura para lidar com a coleta de informações como o database marketing também é fundamental. Afinal, você precisa saber quem está recebendo a informação para poder direcionar a comunicação e obter a melhor resposta. E jamais esqueça que essa é uma ferramenta valiosa para longo prazo na construção e na fidelização de um relacionamento.

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