Marketing de relacionamento

Pratique o conjunto de estratégias que resultam em qualidade de produtos e serviços, crescimento da satisfação do cliente, aumento dos índices de fidelidade e mais lucratividade. Pesquiso sempre nas minhas aulas quem recebeu algum tipo de comunicação de hotéis ou pousadas após ter se hospedado e as respostas positivas são sempre exceção, nunca regra. Causa indignação, sejam as grandes redes ou pequenos estabelecimentos, a inoperância do pós-venda.

Estão disponíveis as maiores das riquezas para prática do marketing, que são os dados (confiáveis e fidedignos) dos clientes. Fichas completas com nome, endereço, telefone, CPF, e-mail, motivo da viagem, empresa, família, tipo de transporte, dentre outras tantas que se queira. A partir do momento que se hospeda e registra-se o consumo, tempo de permanência, meio de pagamentos, tipos e características, formam-se as informações ou Database Marketing, ferramenta preciosa para prática do marketing nos tempos atuais, que poderá gerar uma ferramenta ainda mais poderosa que é o Customer Relationhip Management (CRM). A partir daí, pratica-se o marketing de relacionamento.

Database Marketing
Literalmente, significa base de dados ou banco de dados. No marketing como um todo, o termo database é utilizado para designar o conjunto das informações que uma empresa dispõe sobre o seu mercado, inclusive os dados estatísticos. Em marketing direto, esse termo é usado para designar um banco de dados, um conjunto de informações disponíveis sobre os clientes de uma empresa. Essas informações incluem necessariamente o nome e o endereço completo e podem incluir dados scioeconômico-demográficos e dados de comportamento. Os dados de comportamento mais relevantes para o marketing direto são a data da última compra, a freqüência de compras e o valor acumulado das compras feitas.

CRM (Customer Relationhip Management)
Integração entre marketing e tecnologia da informação para prover a empresa de meios mais eficazes e integrados para atender, reconhecer e cuidar do cliente em tempo real e transformar esses dados em informações que, disseminadas pela organização, permitem que o cliente seja ?conhecido? e cuidado por todos. É uma estratégia que possui raízes no marketing de relacionamento e impacta a gestão da empresa, principalmente no que se refere ao relacionamento com os clientes.

Marketing de relacionamento
Conjunto de estratégias que visa o entendimento e a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo. Os resultados são maior qualidade de produtos e serviços, crescimento da satisfação do cliente, aumento dos índices de fidelidade e mais lucratividade.

Portanto, basta fazer o simples para obter o máximo nos resultados. Vencer a inércia e colocar ação aos planos, ter persistência para continuidade, recursos tecnológicos como suporte e criatividade para fazer diferente. Essa prática tem feito bons resultados em várias empresas. Pratique e comprovará.

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