Marketing feijão com arroz

Pensou em desistir de uma idéia de marketing apenas porque ela parece estar ultrapassada? Pense novamente. Pode ser que ela ainda funcione! Você bem que gostaria de encontrar fórmulas mágicas de marketing, não é? É claro! Afinal, idéias originais existem e devem ser caçadas. Mas, pense quanto dinheiro você tem perdido por não acreditar no feijão-com-arroz do ?marketing nosso de cada dia?. Quantas vezes você já leu ou ouviu que estamos vivendo na Revolução do Conhecimento Contínuo e que não adianta mais usar fórmulas antigas? Quantas vezes você já ouviu os gurus proféticos das novas mudanças berrarem em seus ouvidos: ?Quem insistir com métodos antigos não sobreviverá.? Mas o que são fórmulas velhas? Você já parou para pensar que novidade é, muitas vezes, a moda antiga redescoberta e reinventada?

Acredite se quiser, atualmente, as idéias que mais dão certo em muitos cenários mercadológicos são exageradamente simples e agressivamente comuns. Tanto que você tem vergonha de usar por acreditar que elas são muito conhecidas. Vejamos algumas:

1. Enviar carta de aniversário para o cliente ? É mais velho do que andar para frente. Entretanto, todos os empresários que utilizam corretamente (eu disse corretamente) estão tendo resultados.

2. Dar diploma ?Pagador Nota Dez? ao cliente ? Basta selecionar os 5 mil clientes que mais foram fiéis em pagar suas contas, enviar a cada um deles um cartão personalizado, inventando nomes sugestivos para esse cartão, por exemplo: Cartão Cliente Nota Dez, Cliente VIP, etc. O subtítulo tem de ser claro: você é um Cliente Especial e, por isso, terá 15% de desconto em qualquer compra.

3. Tratar o cliente pelo nome ? Os mais antigos livros de vendas já ensinavam isso. Mas quantos estão aplicando esse fundamento? Lembre-se de que quem sabe e não pratica, ainda não sabe. Pronuncie o nome de seu cliente em um tom de veludo vocal, com carinho e consideração. Essa é uma das melhores maneiras de seduzir um cliente.

4. Sorrir para o cliente ? Êta idéia mais manjada! No entanto, o sorriso tem um poder que os próprios lábios desconhecem. O sorriso, para dar certo, precisa nascer da alma, nunca da boca. A boca termina, nunca começa um sorriso. Quando você apenas mostra os dentes, o cliente traduz: ?Você está querendo ser agradável apenas para arrancar minha grama, não é seu trouxa?? Sorria com os olhos e diga com os dentes: ?Estou feliz pela oportunidade de poder ajudar uma pessoa especial como você.?

5. Campanha ?Atendimento de Coração? ? Simples e funcional. Espalhe bandeiras com coraçõezinhos por toda empresa. Coloque corações vermelhos com flechas por todo lado. Esparrame frases como ?atendimento de coração? pelos quatro cantos da empresa. Escreva nas camisetas dos vendedores textos de reconhecimento humano aos clientes. E espere pelos resultados.

6. Premiar sugestões ? ?A boa idéia do mês? ? Aplique essa idéia no seu dia-a-dia e você verá que ela ainda funciona. Diga aos seus funcionários que quem der uma sugestão que faça a empresa ou setor economizar dinheiro ou tempo terá 20% do que a organização ganhar com a idéia. Descreva critérios de medição tangíveis, faça um pomposo lançamento da campanha e jogue combustível motivacional na turma. E você verá de novo que árvores velhas dão frutos de lucros novos.

Da próxima vez que quiser implantar uma idéia de marketing, não pense na velhice dela. Pense apenas se ela funciona. A ?era da globalização revolucionária? já chegou. A ?era digital? já está aí. A ?era do conhecimento em turbilhão? já surgiu. Mas nem por isso seja uma pessoa discriminadora. Idéias originais são bem-vindas. Mas as antigas, que dão resultados comprovados, não podem ser esquecidas.

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