Marketing social, merchandising, negócios e responsabilidade social

Marketing social, merchandising, negócios e responsabilidade social FRASES ?A vontade de ganhar é importante, mas a vontade de se preparar é vital?
Joe Paterno

?Você nunca achará tempo para nada. Se você quer tempo, terá de criá-lo?
Charles Buxton


GRANDES NÚMEROS

4,5 bilhões de reais ? foi o movimento do mercado de corridas de rua, apenas no ano de 2005.
(Fonte: Revista Carta Capital)

4 milhões ? é o número de usuários cadastrados na Comunidade Virtual da Barbie lançada há apenas três meses.
(Fonte: www.brainstorm9.com.br)


Proposta ?gostosa?
Criatividade

Certamente, você já deve ter vivido a seguinte situação: entregou uma proposta para um cliente e viu ele ?jogar? sua proposta em cima da mesa, em uma montanha de outras propostas. Pensando nesse ?problema?, um candidato a uma vaga de emprego na agência de propaganda Wieden + Kenedy, de Londres, teve uma ótima idéia. Ele imprimiu o próprio currículo em cima de um bolo e, seguramente, além de ter sido lido, ganhou a empatia de muitos colegas do futuro trabalho. Esse tipo de inovação, imprimir materiais em cima de bolo, já existe no Brasil há anos e, além de ganhar destaque, serve para quebrar o gelo quando você tiver de apresentar uma proposta ao seu cliente em uma situação em que vários decisores sentam-se à mesa.


2 + 2 = 4
Inovação

Muitas vezes a solução para qualquer desafio é simples e tão fácil de se chegar como contar: 2 + 2. Como no caso da loja on-line Perpetual Kid de ?brinquedos? para adultos, ela vende um produto que junta o famoso costume de cantar no banheiro com um item usado por todos, a esponja. Trata-se do Shower Mic, um microfone no formato de esponja. Lembre-se: criatividade é uma poderosa arma para resolver problemas, conflitos e desafios. Basta apenas você lembrar de que tudo é possível e pode ser feito, e que as soluções mais simples são as melhores porque são mais baratas e fáceis de serem compreendidas. Mãos a obra e sucesso para você.
Visite o site: www.perpetualkid.com


Criatividade sem limite
Soluções

Um teste para avaliar a sua crença na quantidade ilimitada de soluções e oportunidades que o uso da criatividade pode gerar, mesmo em mercados aparentemente saturados. Responda a pergunta: ?Depois da internet, iPod, Second Life, Orkut, etc., você acha que novos produtos ainda poderão ser criados? Se você respondeu sim, parabéns, você está pronto para criar novas soluções para qualquer desafio e oportunidades inéditas de negócio. Se a resposta foi não, aprenda que a criatividade nunca se esgota, como mostra este produto da empresa dinamarquesa Tangent, ela lançou o Tangent Quattro ? Wireless Internet Rádio, um aparelho que se conecta à internet sem fio, acessando 5, 5 mil estações de rádios, quantidade extremamente maior que a meia dúzia de rádios que você costuma ouvir na freqüência FM.
Visite o site: www.tangent-audio.com


Criando a sua exclusividade
Parceria

Co-branding é uma ação de marketing que ocorre quando duas empresas se juntam para criar um produto que leva o que cada empresa tem de melhor. Foi mais ou menos o que fez a rede de cafeterias Starbucks, mas ela não se focou em criar um produto novo, e sim em uma situação, uma experiência nova para seus clientes. Embora focada no mercado de cafés, ela investiu no selo musical Hear Music e, neste ano, realizou o Global Listening Event, em que todas as lojas do mundo tocariam, ao mesmo tempo, o dia inteiro, o novo CD Memory Almost Full de Paul McCartney. Além de dar aos clientes a oportunidade de conhecer o novo álbum, ainda ganhou com a venda do CD em suas lojas. Você pode fazer ações parecidas para o seu mercado, por exemplo: criar um novo sabor de pizza para uma pizzaria, que os clientes da sua empresa costumam freqüentar, a pizza levaria o nome da sua empresa que passaria a constar no cardápio e você cobriria parte dos custos dela possibilitando que a mesma fosse vendida por um preço abaixo dos demais sabores. O importante é se aliar a outras empresas e promover algo que agregue ao consumidor e o faça gerar receitas para ambas as empresas.
Visite os sites:
www.starbucks.com
www.memoryalmostfull.com
www.hearmusic.com


Quem disse que sertanejo não fala ao celular?
Visão

Em uma pequena cidade chamada Quixadá, localizada no sertão cearense, os moradores podem falar ao celular à vontade nas chamadas locais, por apenas 39 reais mensais. Para os adeptos dos pré-pagos é possível recarregar o celular a partir de cinco reais. Tudo isso graças a Local Telecom, empresa com investidores estrangeiros que em apenas dois anos já conta com mais de três mil usuários. Além de investir em uma região desprezada, ela está atuando de forma inovadora com vendas porta a porta e entregas de cartões pré-pagos em domicílio, sem nenhum custo adicional. A empresa também é vista com bons olhos por parte dos funcionários da prefeitura, pois todos os secretários ganharam da Local Telecom números exclusivos para que a população possa contatá-los. Com o advento do ?Bolsa Família? (programa do governo) e o custo do alimento mais baixo, acabou surgindo uma nova categoria de consumidores, que não estão sendo ignorados pelos empreendedores atentos. E você vai ignorar áreas não exploradas e ficar trabalhando em um mercado saturado ou vai aproveitar as inúmeras oportunidades ao seu redor?
Visite o site: www.localtelecom.com.br


A loja diferenciada do Pão de Açúcar
Diferenciação

Você já se imaginou dentro de um supermercado empurrando um carrinho que acoplado a ele está um PDA no formato de um LCD, que registra suas compras automaticamente ao colocá-las no carrinho? Isso já é possível na loja diferenciada do Pão de Açúcar, que fica em São Paulo, dentro do shopping Iguatemi, nos Jardins. Sabe quando você quer comprar um produto, e não acha seu preço na prateleira? Nessa loja diferenciada não ocorre esse problema, pois os preços são exibidos nas gôndolas por meio de um mostrador digital. Desse modo, quando ocorrem ofertas ?relâmpago?, os preços são alterados imediatamente ? enquanto dura a promoção. Para os apaixonados por vinho, os produtos dessa linha estão equipados com etiquetas RFID, que permitem ao consumidor obter informações sobre o histórico do produto, bastando aproximar a etiqueta em frente ao equipamento localizado no quiosque dos vinhos. E quem nunca teve dificuldades de achar os produtos e suas seções? No PDA acoplado ao carrinho existe uma função localizadora de mercadorias, basta digitar e seguir o mapa. Ao longo da loja existem balanças com conexão que, além de pesar, dão dicas ao consumidor. Nos quiosques multimídia, pode-se obter receitas e dicas. O PDA permite que o consumidor, no momento em que passa pelo caixa, saiba automaticamente o quanto totalizou a compra. Os caixas possuem uma Tela Touch Screen (tela sensível a toques) e outro LCD para o cliente. Você já pensou que a tecnologia da informação, além de facilitadora, pode atrair o consumidor? Pode ser mais barato do que você imagina.
Visite o site: www.paodeacucar.com.br


Rosas Arco-Íris
Ousadia

Que tal um buquê com flores de pétalas multicoloridas? É isso mesmo, o produtor Holandês Peter van de Werken tornou isso uma realidade ao desenvolver uma forma de colocar corantes naturais na água que rega a planta. A base de sua idéia é o corante, mas como ele faz para que cada pétala possua uma cor diferente é uma incógnita para especuladores. Essa rosa foi patenteada na Europa como Rosa Arco-Íris. Há algum tempo, dizer que uma rosa poderia nascer com pétalas de diversas cores seria loucura ou poderia se imaginar uma que fosse geneticamente modificada ou algo do gênero. Contudo, hoje se tornou realidade através de uma técnica muito mais simples que se imaginava. Será que você não pode tornar possível algo aparentemente difícil de se fazer?


Glicemia em alta nunca mais
Valor agregado

Quem é diabético ou tem algum parente que é sabe o quanto é sério medir periodicamente sua taxa de glicose no sangue. Foi pensando nisso que a empresa americana HealthPia aliou a praticidade da telefonia móvel a essa necessidade de mensuração da glicemia. Com o GlucoPhone, o usuário pode fazer a medição e enviar o resultado via internet para um banco de dados que gerencia as informações. Esse produto mostra como é possível e importante agregar valor e ir além do objetivo principal do produto. Nesse caso, a característica principal de um aparelho de celular é a telefonia móvel, contudo esse produto foi além, suprindo outra necessidade de um público específico. E você? Já pensou como agregar valor ao seu produto? Continue lendo a Newsletter Grandes Idéias e fique atento as oportunidades.
Visite o site: www.healthpia.us


ECOLOGIA / SUSTENTABILIDADE
Árvore de azeitonas

Toda semana veicula-se em comerciais de televisão, propagandas de grandes redes supermercadistas divulgando um dia da semana em que as frutas e verduras estarão em promoção, muitas usam slogans como ?do campo direto para a sua mesa?. A empresa italiana Nudo levou isso tão a sério que, a exemplo de algumas produtoras de vinho, criou um novo serviço que agrega sustentabilidade, ecologia, exclusividade, lucratividade e uma nova oportunidade de negócio. Ela criou um bosque de oliva, alugando por um ou mais anos cada uma de suas árvores. Com isso, o cliente ?locatário? fica com tudo que sua árvore produzir. Gerando a sensação prazerosa no consumidor por saber exatamente a origem do seu azeite de oliva e suas azeitonas.
Visite o site: www.nudo-italia.com


O melhor artigo desta revista

Divirto-me com o posicionamento de algumas empresas que se auto-intitulam ?o melhor? da categoria. A pergunta que eu sempre faço é: ?Segundo quem??. O proprietário? O pessoal do marketing? A agência de publicidade? Se quer se divulgar como ?o melhor?, você terá de provar isso. Cite um prêmio respeitável ou a chancela de uma publicação especializada, confiável e conhecida. O mesmo vale para diferenciais como ?qualidade? ou ?atendimento?, que de tanto serem evocados já perderam o significado e ninguém mais presta atenção. Ao adotar um posicionamento para sua marca, procure trabalhar três características básicas: ineditismo (nunca ter sido utilizado no segmento), relevância (deve ser importante para o seu público-alvo) e exclusividade (só você pode dizer que tem este diferencial). E o que vale no fim das contas é a honestidade e o respeito pela inteligência dos seus clientes e prospects. Ou seja, o melhor é evitar se vender como ?o melhor?.
André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br
E-mail: [email protected]
Tel.: (41) 3339 8639

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