Todos os dias, no trabalho e na vida pessoal, nos deparamos com situações que precisamos resolver. Chame você de oportunidade, desafio ou problema, não importa… o que interessa é que você tem uma situação para resolver, uma decisão para tomar e precisa ser eficiente neste processo.
Empresas e pessoas que não conseguem resolver seus problemas:
- Empacam no seu posicionamento.
- São muito lentas e ineficientes.
- Perdem agilidade na resposta ao mercado, aos concorrentes e aos clientes mais exigentes.
- Tendem naturalmente à obsolescência e morte.
Ou seja: é assunto sério. Saber resolver problemas é um super poder.
Mas você precisa ter um método. Não dá para ficar inventando toda hora um jeitinho. Isso não é criatividade: é falta de conhecimento mesmo e, mais uma vez, um tremendo desperdício de energia e produtividade.
Eu realmente acredito que existem 9 grandes habilidades que precisam ser urgentemente trabalhadas nas empresas, desde o processo de recrutamento e seleção até treinamento, remuneração, comunicação, feedback, indicadores e relatórios.
Repita a sequência e vai ter resultados MUITO MELHORES e de forma consistente sempre que tiver um problema para resolver.
Método das 9 perguntas para resolver qualquer problema
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A capacidade de fazer perguntas melhores e descobrir exatamente o que está acontecendo.
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A capacidade de analisar dados, números, indicadores + opiniões para dar um panorama melhor sobre a situação, separando o que é ruído/desnecessário do que é prioritário/estratégico.
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A capacidade de avaliar corretamente e separar o POR QUE disso estar acontecendo (separando causas de consequências e motivos de sintomas, por exemplo).
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A capacidade de criar opções diferentes e inovadoras para resolver um problema (brainstorm).
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A capacidade de escolher a melhor opção/caminho/solução para o problema.
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A capacidade de planejar as etapas e passos necessários para executar a solução.
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A capacidade de executar o plano.
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A capacidade de avaliar resultados e definir se o processo pode ser melhorado.
- A capacidade de ter a disciplina de repetir este processo de maneira natural e frequente no dia a dia, sem deixar que forças externas atrapalhem ou tornem excessivamente subjetivo o processo decisório.
Empresas que não conseguirem trabalhar bem com a resolução de problemas vão ficar empacadas, serão ineficientes, tenderão naturalmente à obsolescência e não evoluirão, deixando de terem a agilidade necessária para responder às demandas do mercado, dos clientes mais exigentes e de concorrentes mais agressivos.
Para facilitar, criei um resumo destes 9 passos para a resolução de problemas em formas de perguntas.
Método das 9 perguntas para resolver qualquer problema (resumo, só perguntas):
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Qual é exatamente o problema?
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O que sabemos sobre o problema (e o que não sabemos mas precisaríamos saber?)
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Quais são as causas ‘raiz’ do problema?
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Que opções temos para resolver o problema?
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Dessas opções, qual é a melhor solução?
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Quais são os passos necessários para executar o plano?
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5w2h: quem vai fazer, quem é responsável, como vamos medir, qual o cronograma?
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Como estamos indo em relação ao planejado?
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Como podemos melhorar? Agora que passamos pelo processo, existe algo que possamos fazer para torná-lo ainda melhor?
Note como esta lógica permite você direcionar o foco de maneira produtiva de uma equipe ou reunião, em quase qualquer situação.
Resolver problemas é o que separa quem evolui de quem fica para trás.
Aqui você tem um modelo para garantir que isso seja feito da forma correta para o resto da sua vida – sem desculpas. É só aplicar.
Abraço e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor