Missão, visão e valores

Entenda a importância de uma empresa definir claramente qual a sua missão, qual a sua visão e quais os seus valores.

Tenho defendido constantemente que, antes de falar de recrutamento e seleção, de treinamento, de remuneração, de supervisão de equipes, etc. (ou seja, das atividades rotineiras que definem o dia-a-dia da gestão da força de vendas), é muito importante que uma empresa defina claramente qual a sua missão, qual a sua visão e quais os seus valores.

  • A missão de uma empresa é uma promessa que ela faz, por exemplo: “Queremos ser os melhores em x”. Esse x é vital definir, pois é o x que dirá que tipo de perfil de vendedor você vai procurar, como vai treiná-lo e remunerá-lo, etc. A missão é o seu grande diferencial estratégico em relação à concorrência – todo o resto depende do que você define como sua missão.
  • A visão é a definição de um mundo ideal – como você gostaria que as coisas fossem.
  • Os valores são “palavras mágicas” que resumem as atitudes nas quais sua empresa acredita.

Com esses três itens, você consegue dar um foco claro para uma série de decisões estratégicas dentro e fora da empresa. Mas o interessante é que também podemos discutir qual a missão da equipe de vendas (o que se espera dela?), a visão que temos (como você gostaria que fosse) e os valores (atitudes que obviamente deveriam estar alinhados com os da própria empresa).

São coisas básicas, mas pergunte para um vendedor ou vendedora na sua equipe qual a missão da empresa, se tiver 15 pessoas na equipe provavelmente terá 15 respostas diferentes – o que é obviamente um problema. Se as pessoas não sabem exatamente o que se espera delas, é difícil exigir que atinjam resultados excepcionais, planejem supermetas, invistam constantemente em capacitação pessoal e profissional, etc.

Uma missão clara tem um efeito colateral interessante: pode ser uma poderosa ferramenta de motivação, principalmente quando existe uma identificação muito forte (o que eu chamaria de “alinhamento”) entre a missão da empresa e sua equipe de vendas.

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima