Sempre que me solicitam para fazer uma palestra para a equipe de vendas, a iniciativa se dá pelo mesmo motivo. “Precisamos motivar a nossa força de vendas”.
Perfeito. E como acham que vão motivar a equipe de vendas? É sempre a minha pergunta. Claramente as pessoas ficam um pouco confusas não entendendo a resposta. Como assim? Queremos uma palestra exatamente para isto.
Eu sei disto. Sei das intenções de quem contrata.
O que estou querendo saber é se você acredita mesmo que alguém terá o condão de motivar toda a sua equipe com uma única palestra?
Será que isto é possível? Eu acho que é. Já saí muito motivado de algumas palestras, louco para mudar o mundo, vender mais e mais. Quer saber. É sim. Muito possível.
O problema não é este. A questão é: quanto dura esta motivação?
Este é o ponto.
Motivar por um curto período é fácil.
Difícil é fazer as pessoas mudarem.
Difícil é saber o que aconteceu com as pessoas 30, 60 dias depois de uma Palestra Motivacional
Elas permanecem motivadas ou estão ainda mais frustradas?
Motivação é algo que precisamos ter todos os dias de nossa vida. Para acordar, sair, trabalhar, estudar, vender, conversar. Para qualquer coisa que se faça é preciso motivação. Precisamos de um motivo.
Se estou com fome, como. Este é o motivo. Se estou com sede, me motivo a beber algo.
O que precisa nos motivar a ir trabalhar e fazer o melhor que pudermos é exatamente o motivo que nos leva a ir trabalhar todos os dias. Complicado? Não. É simples. Não existe motivador no mundo capaz de fazer você se motivar se detesta o que faz. Se não faz por amor. Com vontade. Por prazer.
Já sei. Neste momento estão pensando que a motivação se dá por dinheiro. Todos dizem isto. “Equipe de vendas só se motiva por dinheiro”. Este é o chavão mais ouvido em toda área de vendas.
Será mesmo? Depende. Você acha que a pessoa mais rica do mundo se motiva por ganhar dinheiro. Eu duvido. O que o motiva é exatamente o prazer de fazer o que faz, todos os dias.
Eu sei que eu, você, todos pobres mortais, nos motivamos a trabalhar para ganhar dinheiro, comprar coisas, pagar contas. Isto já foi e é amplamente difundido, mas acredite, não é só isto. Não mesmo.
Eu só consigo entender que estou motivando alguém quando consigo incutir na pessoa a necessidade de mudar. Mostrar que para mudar é preciso ter atitude, disciplina, vontade e principalmente um motivo que os faça verdadeiramente mudar.
Se você NÃO MUDA, VOCÊ não se motiva. Apenas adia a sua frustração.
Quer vender mais? Então acredite no que faz. Faça com determinação. Faça o melhor que puder. Hoje, amanhã e depois de amanhã. Venda com amor, com paixão. Se você acreditar, as vendas irão fluir naturalmente e você vai poder ganhar mais.
Comece a pensar hoje mesmo e de verdade em como mudar as suas atitudes. Só um detalhe: se você não quiser mudar, palestrante nenhum vai fazê-lo mudar de ideia. Só quem muda de ideia é você mesmo. Mude e venda mais. Muito mais.
Airton Carlini – Consultor associado da Empreenda®, Autor e Palestrante, é expert no tema Change Management, Network, Marketing e Inovação, Excelência em Atendimento, e Serviço. Ministrou Palestras em inúmeros Congressos Nacionais e Internacionais. Advogado, pós-graduado em Marketing pela ESPM, e especialista em serviços pela FGV. É instrutor certificado em I-Belt – Gestão de Inovação. Formado em coaching e mentoring. É colunista oficial do Blog do Management da EXAME.com onde escreve sobre Change Management.
Uma resposta
Perfeito as pessoas precisam não só de preção mas de uma boa instrução para saber que a venda e uma semente plantada e vai nascer hj , amanhã, ou depois e tirar essa obcesão por mesta e etc …. Mas na qualidade e fidelidade