Donos de sites e profissionais que trabalham com Internet ainda têm a idéia errada de que o SPAM é uma ferramenta útil na divulgação do seu site. E o pior: desconhecem o prejuízo que podem advir disso. Vejam este caso real: um dos nossos usuários, tinha um site num servidor de hospedagem gratuita e com redirecionamento de URL no “cjb.net”, para ter um endereço do tipo “meusite.cjb.net”. E este site contava com uma boa visitação, graças ao nosso trabalho de presença nos mecanismos de busca, e fez uma ação sem nosso conhecimento: comprou um daqueles bancos de um milhão de e-mails que são oferecidos na Internet e enviou uma mensagem de propaganda do seu site. O resultado foi o que nós prevíamos: nada de milhões de visitas como prometido pelos donos destes bancos de dados de endereços. Simplesmente o “cjb.net” cortou o redirecionamento do nosso usuário, depois de receber uma denúncia de spam, e o pior: como os mecanismos de busca apontavam para o endereço criado no “cjb.net”, o número de visitas caiu para praticamente zero. Tivemos o trabalho de recadastrar o novo endereço nestes mecanismos, e como uma alteração ou inclusão nos mecanismos de busca principais pode demorar meses, o prejuízo causado foi enorme.
Ainda, nesta semana, estava conversando com outro cliente sobre a divulgação do seu site e ele pretendia fazer a mesma coisa. Isso mostra a idéia errada que a maioria dos donos de sites (tanto de empresas como pessoais) e profissionais que trabalham com Internet têm de que o SPAM pode ser considerado uma ferramenta útil na divulgação do seu site e desconhecem o prejuízo que podem advir disso. Antes de fazer uso desta prática, pergunte-se:
1. Sobre os bancos de dados de endereços vendidos na Internet, como estes dados foram coletados? Alguém autorizou que seu endereço fosse colocado neste banco para ser vendido?
2. Como saber de que região são estes usuários? Vale a pena um milhão de e-mails de usuários no exterior se seu site não atende para fora do país? E será que estes usuários atingem o público-alvo do seu site?
3. Será que os internautas vão gostar de receber o seu spam e não vão atacá-lo, através de e-mails mal-educados, denúncias aos provedores e órgãos anti-spam e até ações na justiça?
4. Já que o e-mail não foi solicitado e o usuário não lhe conhece, o que fará que ele leia o conteúdo do mail e ainda clique no link para o seu site, principalmente agora, com tantas ameaças de vírus por e-mail?
Geralmente, o destino destas mensagens é a lixeira e corre o risco de ter o seu endereço de e-mail bloqueado na caixa de mensagens do usuário.
Se você não quer ter problemas e divulgar com eficiência o seu site, tente utilizar outras maneiras de divulgação. Estas técnicas você poderá encontrar em diversos sites, revistas e livros especializados.