Não existe somente ascensão vertical

Venda Mais Empregos traz chat-entrevista com a Gerente de Recrutamento e Seleção da Mission Desenvolvimento Profissional . Segundo ela, “não existe somente ascensão vertical. Às vezes você pode exercer uma função extremamente prazerosa que não implique em ter um cargo de gerência.”

Rosely Aparecida de Melo, formada em psicologia pelo Instituto de Ensino Superior Senador Fláquer, trabalha há sete anos em empresas de consultoria em Recursos Humanos. Gerente de Recrutamento e Seleção da Mission Desenvolvimento Profissional, é responsável pelo acompanhamento e orientação de pessoas em processo de recolocação, atuando nos diversos ramos de atividade empresarial. Já trabalhou em outras empresas do setor, tendo experiência em aplicação e avaliação de testes, provas situacionais e elaboração de laudos psicológicos. Este Chat foi realizado pelo site http://www.empregos.com.br

?>> Fabio diz: Tenho uma tatuagem e gostaria de saber se isso pode alterar o processo de seleção de um candidato em empresas nacionais e multinacionais.
Fabio, se a tatuagem for visível, realmente não vai dar para esconder. Se for um lugar que você pode cobrir, não há nenhum problema. Depende do ramo de atividade da empresa que você vai trabalhar. Se você for manter muito contato com o cliente ou a cultura da empresa for mais formal, tradicional, isso será um fator que irá interferir num processo de seleção.

?>> EderPoa1 diz: Sou estudante de economia em Porto Alegre/RS. Gostaria de saber como está o mercado hoje nesta área. Qual é o perfil do profissional nesta área?
EderPoa1, a formação em economia permite que você atue em diversas áreas. Se você quiser atuar diretamente como economista, você pode ir para o mercado de pesquisa, análise econômica, atividades voltadas mais para a atuação acadêmica. Para atuação em outras áreas, como bancos de investimentos e corretoras de seguros, existe uma demanda por profissionais com essa formação.

?>> Offroad diz: Existe muito preconceito no processo de seleção de pessoas gays ?
Offroad, eu acredito que não. Pelo menos em minha experiência profissional, já entrevistei homossexuais e nunca foi um fator de discriminação. A opção sexual não é avaliada em um processo de seleção. Aconselha-se uma postura mais discreta, menos afetada.

?>> Adriana diz: Gostaria de saber o que pode prejudicar uma pessoa em uma entrevista?
Adriana, o fundamental é a falta de segurança, objetividade e verbalização clara, dificuldade de se expressar e se relacionar.

?>> Andrea Bon diz: Sou muito tímido, gostaria de saber como me portar numa entrevista de emprego.
Andrea Bon, primeiro, vencer a timidez vai ser um fator primordial para ter sucesso numa entrevista. Uma dica é treinar em frente ao espelho, discutindo com os amigos mais próximos. É necessário vencer o medo de enfrentar situações novas. A pessoa não precisa ser expansiva demais, mas deve ter certa desenvoltura para conseguir expressar sem gaguejar as suas características e experiência profissional em uma entrevista. Outra dica é sentar-se de forma confortável e sempre respirar profundamente, pois acalma e reduz a ansiedade, fazendo com que a verbalização flua de forma mais espontânea. O entrevistador também considera o nervosismo do entrevistado e procura amenizar o clima da entrevista.

?>> pantera diz: Por que é importante a dinâmica de grupo?
pantera, geralmente, numa dinâmica de grupo, é observada a habilidade de trabalhar em equipe, de verbalização, abrangendo a capacidade de argumentação, assertividade, a postura. Mas também existe um perfil que é previamente definido pela empresa, em que define as características pessoais que são importantes para a posição que está sendo requisitada.

?>> Mica diz: Recebi uma proposta para mudar de emprego com um salário um pouco melhor, mas fora da minha área. O que devo fazer?
Mica, você deve avaliar se a área é de seu interesse e se os seus conhecimentos irão ajudá-la neste novo desafio. Pense bem nas perspectivas de desenvolvimento profissional.

?>> Mica diz: Qual é a melhor forma de falar para o chefe que vou sair (da empresa)?
Mica, colocando os motivos de forma clara e objetiva das razões de sua saída.

?>> EderPoa1 diz: Eu trabalho em uma empresa de pequeno porte, gostaria de trabalhar em uma grande empresa, mas só que não é fácil entrar nelas. Gostaria de saber se você tem alguma receita para esse ingresso.
EderPoa1, primeiro, existe muita fantasia com relação ao trabalho em grandes empresas. Às vezes dentro de uma empresa pequena você tem muito mais oportunidades de conhecer e desenvolver mais atividades do que numa empresa de grande porte, onde as posições são muito definidas e hierarquizadas. Depende muito da área de atuação do profissional – e nem sempre uma passagem por uma empresa de grande porte pode trazer sucesso, – mas continue tentando se este for o seu desejo.

?>> EmpregoWeb diz: Qual a tendência para a oferta de trabalho nos próximos cinco anos?
EmpregoWeb, o foco para todas as profissões do futuro é o conhecimento que cabe a qualquer área de atuação, porém algumas áreas estão apresentando carência de profissionais especializados como tecnologia de informação, Internet. Haverá também uma demanda por engenheiros elétricos e eletrônicos para atuação em empresas de concessão de energia elétrica; a área de ciências atuariais voltada para as seguradoras e financiadoras e o mercado chamado terceiro setor, envolvendo atividades sem fins lucrativos, como fundações e instituições filantrópicas. As atividades no terceiro setor não se resumem somente ao trabalho voluntário, mas há profissionais nas áreas de marketing, financeiro e etc. que são remunerados.

?>> Adriana diz: Depois da aparência, de maneira geral, qual é a primeira coisa que vocês analisam em um profissional?
Adriana, a postura e a expressão verbal e a não verbal.

?>> Gisa diz: Qual o melhor modelo de currículo profissional? E o que deve constar nele?
Gisa, dados pessoais, formação, idiomas, experiência profissional e habilidades, histórico profissional, mencionando as empresas onde trabalhou, sempre do último para o primeiro, e cursos de qualificação profissional.

?>> Marcelo diz: Tenho participado de alguns processos seletivos para estágio. Os selecionadores ficam de dar uma resposta (positiva ou negativa) até um determinado prazo e geralmente não dão. Passado esse prazo, você acha que eu seria inconveniente se ligasse para o selecionador para saber a minha situação?
Marcelo, acredito que não. Depois de uma semana você pode ligar, não tem nenhum inconveniente.

?>> Carlos-SP diz: Há alguma pesquisa que aponte a(s) causa(s) do excesso de rotatividade de vendedores, representantes, etc?
Carlos-SP, a rotatividade pode estar ligada às condições oferecidas pela empresa ao vendedor/representante. Por exemplo, a falta de vínculo empregatício (geralmente são autônomos), a falta de orientação, treinamento, condições de trabalho, a remuneração e a falta de motivação são fatores que podem influenciar na rotatividade. A empresa também tem de ter um produto competitivo no mercado, que seja atraente ao vendedor.

?>> serena diz: Como montar um plano de carreira?
serena, você tem que traçar um objetivo, aonde você quer chegar. Você deve gostar do que faz e também deve se perguntar o que tem que lhe facilita atingir esse objetivo e o que tem que buscar, seja por meio de cursos de atualização, reciclagem profissional, trabalhar em empresas que tenham um plano de carreira definido e possibilitem ascensão profissional. Mas não se esqueça: não existe somente ascensão vertical. Às vezes você pode exercer uma função extremamente prazerosa que não implique em ter um cargo de gerência. É preciso também desenvolver habilidades pessoais e gostar de trabalhar com pessoas para poder exercer uma posição de liderança.

Agradeço a participação de todos. Espero que tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas e coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos e dúvidas por meio do telefone 3067-6857 na empresa Mission Desenvolvimento Profissional.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima