Já percebeu como a informação faz mais parte de sua vida, a cada dia que passa? ?Pequenas oportunidades podem ser o inicio de grandes empreendimentos ? Demóstenes?
Já percebeu como a informação faz mais parte de sua vida, a cada dia que passa?
Você já pode cuidar da vida, dos negócios e também se divertir na frente do computador. Vai às compras, ao banco, à escola, ao trabalho e muito mais.
Isso é que é viver na era do conhecimento.
Mesmo que seja apenas o primeiro grau da automação (consumir os serviços automatizados de terceiros), é um começo.
Andando pelo centro de São Paulo ouço duas comadres falando de Internet de uma maneira corriqueira, até aí tudo bem. O que surpreende é constatar ao mesmo tempo, como as empresas brasileiras desperdiçam as oportunidades que a automação oferece.
O tempo não para. Pode demorar um pouco, mas a ALCA vem aí. Você vai ficar parado esperando para ser engolido?
Adote ferramentas de automação para tocar sua vida e seus negócios e dê um salto anos luz à frente da concorrência.
Desde do tempo dos computadores mecânicos que o processamento de dados ocorre em três fases: entrada, processamento, saída. Tem sido assim e estes princípios continuam presentes nos mais modernos dispositivos.
Da mesma forma, nestas décadas de provimento de soluções de TI, encontrei três maneiras de usar a computação. Ei-las expostas para facilitar seu planejamento.
Três oportunidades para a automação dos seus negócios
1. Controle Operacional
Nesta fase, a adoção das soluções de automação é motivada pelas pressões do dia a dia. Os gargalos e retrabalhos indicam as necessidades de sistematização.
Por exemplo, você tem dificuldade de controlar os pedidos ou os recebimentos, então desenvolve as telas e relatórios para obter os controles destes processos.
Com o tempo, a empresa passa a controlar as operações, automatizando os procedimentos de organização e métodos (O&M) dos vários processos como compras, vendas, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, estoques, expedição, faturamento, contabilidade, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e etc.
Procure tornar os processos mais transparentes para sua clientela e o trabalho mais fácil de executar para sua equipe. Deixe que as pessoas se concentrem em suas funções dentro da organização, centrados no negócio da instituição, em vez de ter que aprender rotinas complicadas de operação.
2. Apoio a Decisão
Com os registros das operações em mãos, você começa a formar ?séries históricas? que auxiliam na tomada de decisões.
Por exemplo, observando as vendas de determinado item do catálogo, você pode extrapolar as vendas futuras e programar as compras em face destas informações, sem ?achismo? ou ?chutômetro?.
Sua empresa chega a esta fase depois de um tempo coletando dados oriundos dos sistemas de controle operacional.
Empresas bem estruturadas que já possuem estas informações em papel ou microfilme podem transformá-las num ?banco de conhecimento?, quando a relação custo-benefício é favorável.
Algumas empresas brasileiras e diversas multinacionais já se encontram nesta fase. Especialmente as que têm consciência da importância da informação e um grau elevado de automação.
3. Alavancagem de Negócios
Antes da Internet, a empresa precisava amadurecer a gestão de conhecimento, investindo altas somas em sistemas CAD/CAM na criação de modelos e simulações digitais, automação industrial, comercial e outros recursos, para geração de novos negócios.
As iniciativas neste campo visavam à diminuição de custos e tempos de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços. Esse modelo de alavancagem de negócios pela automação era caro, complexo e estava ao alcance de um punhado de empresas.
A rede mundial nivela o mercado e permite prosperar qualquer empreendimento, inclusive o seu.
Nunca é demais repetir que o planejamento é essencial para o sucesso, e alavancagem de negócios vai alem de uma simples loja virtual.
Pense sua estratégia de forma integrada, ligando todo o potencial de sua empresa. Explore o vácuo deixado por seus concorrentes. Ande um passo além. A automação vai te ajudar a se diferenciar do resto.
Vítimas do próprio sucesso
Automatizar seu negócio é como montar um quebra cabeça. Você coloca um monte de peças juntas e espera que elas se encaixem. Quando isso acontece, o resultado aparece.
Já vi uma situação acontecer algumas vezes, pegando o anunciante de surpresa, é quando o sucesso de uma página não tem uma estrutura pronta para atender a demanda.
Isso é bem melhor do que não fazer negócio algum, só que o efeito é um fuzuê danado para correr atrás do prejuízo.
Corte caminho e não caia vitima das circunstancias. Planeje com cuidado e prepare-se para os negócios na Internet explorando a automação dentro desses princípios.