Por Ricardo Ventura
Antes de nos tornarmos consumidores e vendedores, somos pessoas. E como pessoas seguimos alguns padrões de comportamentos há milênios.
No mundo das vendas também não é diferente, tomamos decisões a partir das nossas percepções do mundo que nos cerca. A psicologia aplicada às vendas é o casamento entre a psique e o marketing – neuromarketing.
No Projeto Gigantes das Vendas irei abordar de forma simples e com analogias ao dia a dia das vendas (serviços, bens tangíveis, intangíveis, visitas de venda e etc…) conceitos de como o ser humano constrói seu mundo interno de percepções e como isso influencia na sua decisão de compra!
Estes critérios de compra são INCONSCIENTES tanto ao vendedor como ao comprador. Irei eliciar como o vendedor, agora tomando conhecimento técnico deste assunto, montar uma apresentação de venda ou sua área de trabalho de forma a impactar seu consumidor a nível psicológico, montando de forma simples seu marketing neural!
O que veremos?
Construção do mundo interno de cada cliente e seu impacto nas vendas.
Faça este pequeno teste:
Pegue uma caneta e pergunte para um grupo de pessoas para que serve este objeto. Pergunte também do que é feito. Quais outras utilidades teriam com esse objeto. Peça para serem criativas!
Você vai perceber que cada pessoa teve uma “interpretação” da caneta.
Alguns disseram que servia para escrever.
Outros para assinar uma proposta.
Transmitir conhecimento.
Desenhar.
Segurar o cabelo em coque.
Coçar o ouvido.
E etc.
Qual será a caneta correta?
Todas! Cada pessoas teve uma interpretação da caneta pela sua experiência anterior ou pela sua necessidade imediata.
Agora imagine como seu cliente vê e “interpreta” seu produto, seu negócio, você…
Será que todos tem as mesmas impressões? Com certeza não!
E para entender como isso funciona e usar da melhor maneira possível o neuromarketing, vamos analisar os filtros psicológicos que influenciam a decisão de compra.
Filtros psicológicos que influenciam a decisão e compra
Omissão
Nenhuma pessoa é capaz de digerir toda gama de informação que existe sobre nossos produtos e serviços. E muitas vezes nem ao menos somos vistos como possíveis fornecedores. Acabamos ficando invisíveis para muitos possíveis clientes.
Generalização
Normalmente temos a tendência de generalizar nossas ações futuras, por experiências passadas. Acredite, um mau atendimento de um dos nossos concorrentes podem ainda hoje estar afugentando nossos clientes.
Distorção
Aqui o cliente nos vê, mas acredita que não servimos para ele ou para solucionar o problema dele. Precisamos saber como impactar da melhor forma nossos clientes para que eles percebam nossas diferenças, características e benefícios.
Você quer entender como funciona a “cabeça” do seu cliente? Principalmente sobre estes aspectos que determinam sua decisão de compra?
É fácil! Basta você ser ou se tornar assinante da Revista VendaMais!
Também teremos exercícios de aplicação para você eliciar como está atuando nestas áreas e saber o que é possível fazer de maneira simples já no mesmo dia!
Vamos à aula?
Acesse agora mesmo gigantesdasvendas.vendamais.com.br
Ricardo Ventura!
Empresário e Palestrante
www.ricardoventura.com.br