A seguir, quatro passos para avaliar corretamente idéias novas de sua equipe. A seguir, quatro passos para avaliar corretamente idéias novas de sua equipe:
- Descubra três aspectos positivos da idéia. Por exemplo, complementa o que já oferecemos ao mercado, permite que economizemos papéis e formulários, torna a empresa mais “simpática” ao mercado, etc.
- Descubra três potenciais. Ou seja, os resultados que virão dos aspectos acima: diminuição dos gastos, possíveis vendas maiores, etc.
- Afunde o Titanic. Crie o pior cenário possível: se tudo der errado com aquela idéia, como a empresa ficará? O que acontecerá? Se você não tiver taquicardia ou uma vontade irresistível de se jogar pela janela ao imaginar isso, significa que a idéia tem boas chances de dar certo. Vá ao passo seguinte e ponha a mão na massa. Caso contrário, peça ajuda a alguns colegas para resolver o dilema (veja abaixo), e repita o processo inteiro, até se sentir mais seguro.
- E saia do buraco onde você se enfiou. Monte uma estratégia para sair ou evitar o cenário de tragédia que você criou.
Abandonar uma idéia, só em último caso. E, mesmo assim, deixe claro que o conceito está sendo deixado de lado, e não seu autor. E que isso não significa que o jeito atual de fazer as coisas não pode ser questionado.