O abandono do banner

A chegada dos anúncios interativos O tradicional banner estático da internet pode sumir, substituído por ?anúncios interativos? com filmes, áudio e, em especial, conteúdo. De acordo com a empresa de pesquisa Jupiter Research, independentemente do nome ou da forma, o segmento da publicidade on-line só cresce. Em 2007, foram pouco mais de 40 bilhões de reais investidos em todo o mundo. Em 2012, espera-se mais de 70 bilhões investidos. E a cada ano uma maior parte desse dinheiro vai para criar algo útil e interativo.

Mudanças para todos ? No modo tradicional de se anunciar em uma página da internet, o dono do site tinha um espaço no topo da página e cobrava por ele ou uma taxa mensal fixa ou tantos centavos a cada clique de um interessado. Isso fazia com que as pessoas mudassem de site, abandonando o que faziam no primeiro endereço.

Agora, as novas maneiras de anunciar mantêm a mensagem do patrocinador e quaisquer atividades que ele deseje que o cliente faça dentro de sua caixinha no site original. Todos ganham: o dono do site original consegue manter os visitantes em seu site, ganhando mais conteúdo e serviços com o patrocinador. O anunciante consegue atrair e facilitar a vida de mais interessados ao mostrar o que tinha de mostrar ali, de cara, sem precisar clicar e ir a outro local.

Exemplo ? Veja o novo tipo de anúncio na internet feito pela financeira E-Loan em um site de compra e reforma de casas. Essa empresa não estava nada satisfeita com o retorno dos banners tradicionais. Ela descobriu que, lógico, quando uma pessoa está focada na escolha de uma casa ou terreno não vai querer ir para outro lugar para calcular o preço de uma reforma ou financiamento. Os clientes querem encontrar a casa primeiro. E, depois, que a encontram, anotam o telefone e fecham o site, sem ligar para o banner que anuncia esses serviços no topo da página, logo o percentual de cliques era mínimo e, por isso, mudaram. A E-Loan, agora, tem um campo de simulação em todas as páginas do seu site, permitindo que o visitante, com poucos toques, calcule quanto sairia financiar a casa que ele está vendo, sem ter de fechar ou abrir outra página ou janela. Assim, o internauta recebe informação prática e segura, tendo uma experiência mais completa no site que visita. Apesar desse e de outros exemplos de sucesso, planeje bem antes de usar. Algumas dicas:

» Use ?cookies?, programas que reconhecem o internauta e ficam guardados no computador dele para que seu sistema identifique o visitante, colocando um anúncio ou conteúdo útil para ele.

» Tenha vários anúncios prontos ou pelo menos um para cada tipo de cliente ou prospect que deseja alcançar.

» Ao contrário dos banners estáticos, esse tipo de publicidade exige um acompanhamento constante. Se não tiver ou não puder pagar alguém para gerenciar seus anúncios interativos, experimente outras formas de falar com o pessoal que navega na rede.

» Tenha um local para guardar as informações que você vai conseguindo das pessoas que usam esses seus anúncios.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima