O cliente que reclama: seu maior aliado

Antes de esbravejar, aprenda como um cliente reclamão pode colaborar com melhorias em sua empresa. Muitos de nós temos pavor quando, em nossa loja, entra aquele cliente irritado com algo, que vem em nossa direção com o ódio estampado em seu rosto. Antes de ele chegar, é normal ouvir do pessoal de frente da loja comentários em voz baixa do tipo: ?Ai, aquele chato de novo, que cara insuportável!?.

Infelizmente poucas (eu diria muito poucas) organizações perceberam a importância desse tipo de cliente. Afinal, esse cliente, por mais bravo e zangado que esteja e por mais que não perceba isso, é o nosso principal aliado. É ele quem nos mostra em que devemos melhorar.

Na verdade, segundo pesquisas, de cada cem clientes mal atendidos somente cinco voltam para reclamar.

O que quero realmente dizer é que para cada ?chato? daqueles que entram na loja existem aproximadamente outros 25 que preferiram trocar de fornecedor sem dizer absolutamente nada.

Novamente afirmo que os clientes que reclamam não somente deveriam ser melhor atendidos como também recompensados e reconhecidos por este ato.

Afinal, muitos desses ? vistos como inconvenientes ? são, na verdade, pessoas preocupadas em melhorar as nossas organizações, produtos e serviços sem cobrar absolutamente nada por isso.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima