O desafio de usar imagens na Internet

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Um grande desafio que enfrentam os desenvolvedores na Internet é o uso adequado de imagens. Diante disto, fomos pesquisar o que pensam os especialistas no assunto. Confira o resultado! Um grande desafio que enfrentam os desenvolvedores na Internet é o uso adequado de imagens. Diante disto, fomos pesquisar o que pensam os especialistas no assunto e encontramos uma matéria de Joan O””C. Hamilton que aborda este tema com muita propriedade.

Nesta matéria Joan introduz o assunto propondo que se pergunte aos bons webdesigners de hoje como efetivamente usar imagens gráficas em um site de e-comércio, e afirma que a resposta simples e direta será: use o mínimo possível. Enquanto os primórdios da Internet caracterizaram-se por muitos efeitos e movimentos – logotipos animados capazes de deixar um surfista mareado – os usuários de agora não tolerarão o tempo de carga que tais elementos exigem. Freqüentemente, se um site leva muito tempo para apresentar seu oferecimento aos compradores potenciais que o visitam, estes usuários podem dar um click e sair para outro site.

Para alguns sites, porém, imagens são cruciais à missão de vender. Pegue, por exemplo, calçados esportivos onde o estilo tem tanto ou mais valor para os compradores que especificações sobre ajuste ou função. Ou produtos eletrônicos, como máquinas fotográficas cujo o fato do chassi ser colorido ou liso, por si só, pode inspirar uma compra. O dilema da exibição visual na Internet ainda é bastante espinhoso: você pode oferecer uma foto grande e detalhada de um produto e induzir o comprador a recusar, sem ver, os seus demais produtos. Ou pode apresentar uma galeria de fotos minúsculas onde, infelizmente, seus produtos parecerão virtualmente idênticos. Ambas as opções podem envolver também muito tempo para serem carregadas.

Agora imagine se você vende um produto cujo pré-requisito para a compra seja visualizá-lo muito bem e que, em geral, os compradores pesquisam este produto sem saber muito bem o que procuram, necessitando examinar visualmente várias possibilidades. Este foi o dilema enfrentado por uma antiga Loja de Posters de Boston que dispõe de um acervo de aproximadamente 10.000 posters. Sua operação online – www.internationalposter.com – permite localizar um poster através de pesquisa por: assunto, país, estilo, artista, tamanho ou palavra-chave e é considerado o melhor em sua categoria. Muitos de seus clientes elogiam sua lógica e facilidade de navegação. São toneladas de conteúdo , e seu proprietário – Jim Lapides – acredita que seu site, particularmente a homepage, pode ficar muito melhor. Lapides acredita que seus clientes são divididos em dois grupos difíceis de atender e satisfazer com o mesmo design, são eles: usuários antigos que desejam rapidez para inteirar-se das novidades e localiza-las; já com novos usuários isto muda muito. Muitos não identificam o poder do sistema de busca do site e partem antes de experimenta-lo. O desafio de ser igualmente atraente e útil para os clientes que retornam e para os clientes novos é um antigo problema enfrentado por desenvolvedores de websites. Esta é uma razão pela qual o site da International Poster representa um desafio de webdesign. Outro é o desafio de exibir efetivamente boas imagens quando é crítico oferecer aos compradores uma boa visualização dos produtos. Vejamos, então, como enfrentariam este desafio, alguns experts em webdesign, conforme a matéria de Joan O””C. Hamilton.

Comecemos com George Johnson, vice-presidente e diretor de criação da Novo, uma empresa prestadora de serviços para a Internet, baseada em San Francisco – Califórnia. Johnson trabalhou como diretor de criação em webdesign para algumas marcas de projeção mundial como: Nabisco, General Motors e Fisher-Price. Segundo Johnson: ” Se considerarmos que o padrão online fica cada vez mais dinâmico, personalizado, interativo e focado, dedicar muito tempo, esforço e investimento no tratamento de imagens é raro.” E isso é o que faz, na opinião deste expert, o redesenho do site da International Post tão interessante. Segundo ele: “Este negócio online está todo baseado em imagens e em como os usuários interagem com elas. Como as imagens serão organizadas não é crítico apenas para a primeira impressão do site mas também no aspecto de como conduzir efetivamente o visitante ao ato de comprar “.

Tela de efeito na abertura, por exemplo, usar ou não? Realmente, imagens são tão importantes que Lapides questiona-se se seu site necessita de uma tela de abertura impactante antes de ir para a homepage. Pondera ele, que talvez esta tela pudesse ajudar a demonstrar a beleza de alguns dos posters que vende e ainda chamar especial atenção para algum conteúdo ou promoção especial, ou fornecer alguma dica de navegação. Novamente, aqui, está um aspecto em que o design na web está evoluindo rapidamente: ” Telas de abertura fazem parte do passado”, diz Josh Feldman, diretor de criação da Frogdesign, uma empresa de design industrial situado no Silicon Valley e que passou a oferecer, há poucos anos, serviços em webdesign. ” Ninguém usa mais telas de abertura e por uma boa razão: nada deve interferir no acesso ao conteúdo “, diz Feldman.

Desta forma, a homepage é tão crucial na apresentação do site da Internationalposter.com, que os profissionais consultados dedicaram especial atenção a este item. O instinto de Feldman é subtrair se possível, mas jamais adicionar informação. Na opinião deste consultor, o site da International Posters, na ocasião da análise, apresentava dois problemas principais: navegação confusa e muito conteúdo na homepage. A equipe de Feldman apresentou sua proposta para este desafio de forma intensa e rica visualmente, características estas já conhecidas da empresa Frogdesign. Para esta proposta, Feldman e seu time utilizaram-se de alguns princípios básicos: Primeiro, os longos textos na homepage foram excluídos. Segundo Feldman: “Estudos e mais estudos demonstram que os usuários odeiam a barra de rolagem, e eles especialmente odeiam ter de usar esta barra para acessar alguma informação que não seja exatamente a extensão do texto que eles estão lendo.” ” Nós retiramos todo o conteúdo desnecessário, para não confundir os usuários apresentando muitos elementos competindo”, explica ele. ” Por conseqüência, a homepage envia novos visitantes imediatamente para um sistema high-tech de pesquisa, e serve também como ponto de partida óbvio para usuários que retornam.” O segundo principio básico da proposta da Frogdesign atinge o cerne do dilema sobre exibição de imagens. Em lugar de apresentar um poster grande, ou duas ou três imagens menores de posters, diariamente, por exemplo – limitando a exposição de compradores a exploração emocional que gera o impulso de compra diante de várias opções – o time de Feldman criou um “álbum eletrônico” que permite aos usuários interagir através de uma barra de navegação que apresenta as diversas opções disponíveis e possibilita dar destaque para conteúdo e promoções num determinado dia, tipo: os mais vendidos, os trabalhos de um determinado artista, ou posters com temas olímpicos durante as Olimpíadas, etc. Tudo isto sem desviar o visitante das habilidades do poderoso sistema de pesquisa que o site oferece, propiciando ao usuário a possibilidade de efetuar pesquisas e simultaneamente explorar as imagens de seu interesse. “O álbum eletrônico pode ser programado em DHTML que é uma tecnologia standard acessível a todos os sistemas de navegação 4.0 ou superior, e não envolve muito tempo para carregar e o peso de página ainda permaneceria suportável. E o minúsculo (4% ou similar) número de usuários de browsers mais antigos obteria apenas uma imagem estática da galeria”, diz Feldman. ” Embora o site seja para a apresentação de posters que às vezes demandarão mostrar imagens mais pesadas, o site que nós projetamos não será muito lento para carregar”, reafirma Feldman.

Na opinião deste especialista, o design que o site apresentava quando ele foi consultado não era terrível, mas não retratava uma companhia importante, fidedigna que comercializa posters de excelente qualidade. Ele diz: “O novo design que apresentamos tem características de sofisticação e aerodinâmica no estilo europeu, que se ajusta perfeitamente as coleções de posters suíços e italianos que fazem parte do acervo da International Posters. No debate, Jim Lapides – proprietário da International Posters – contrapôs alguma reserva às cores que Feldman usou no seu design, mas disse que concordava plenamente com a análise dele de como o site precisava mudar. Lapides afirmou estar muito satisfeito com a análise de Feldman que aponta claramente o que precisa ser feito. Ele gosta da idéia de “álbum eletrônico” em face ao controle adicional que oferece aos espectadores, permitindo visualizar toda a coleção, e parar para ver em maiores detalhes aqueles posters que lhes atraem ao primeiro olhar. Porém, ele lembra que seu produto requer atualizações sistemáticas e permanentes, sendo necessário criar algum processo automático de renovação para que ele possa adotar e implementar o sistema em seu site.

Neste debate Johnson soma, dizendo: ” O que a Frogdesign propôs foi reduzir a desordem na homepage e dar proeminência visual ao poderoso sistema de pesquisa do site. O grupo de Feldman também introduziu um espaço destinado a exibir imagens do “álbum eletrônico” compatíveis com as promoções oferecidas pelo site e com o tema da pesquisa que o usuário esteja efetuando. Este é um modo muito interessante de permitir que os usuários do site acessem e interajam com imagens “.

Alguns peritos em design dizem que os negócios eletrônicos ainda não monitoram adequadamente o que seus competidores estão fazendo em termos de design e interação com seus clientes. Até mesmo de forma mais dramática que os competidores no universo tradicional de negócios, os rivais online têm que perceber que sites que competem entre si podem ser visitados num período de poucos segundos de diferença, ou até mesmo simultaneamente ao abrir, em janelas diferentes do browser, dois ou mais sites concorrentes para comparar preços e efetuar compras. Qualquer vantagem no design que um site exibe em cima do outro deveria ser considerada imediatamente e , se for o caso, implementada pelo competidor em desvantagem. Embora logomarcas e padrões visuais possam ser registrados, as tecnologias para sistemas de pesquisa, esquemas organizacionais e outros elementos de webdesign não são exclusividade de nenhuma empresa e podem ser adotados de forma legal e ética. Johnson lembra que: ” Outro exemplo de desafio online no que tange a apresentação de imagens para vender imagens é a galeria de arte online – www.nextmonet.com . E muitas das soluções encontradas por este site, afirma Johnson, é o que de melhor existe para enfrentar o desafio aqui proposto. Por exemplo, Nextmonet.com dispõe de um sistema de pesquisa que permite aos usuários pesquisar por critérios múltiplos tipo: largura mínima e máxima, altura e preço. São oferecidas aos usuários palavras-chave de informações disponíveis no sistema de pesquisa, sendo permitida a escolha de quais e quantas eles desejarem. No desenvolvimento deste site foi tomado um grande cuidado não só para enriquecer o sistema de pesquisa como para garantir que o usuário sempre obtenha uma resposta em qualquer pesquisa que efetue. Dificilmente um usuário fará uma pesquisa que não oferecerá algum resultado. Este sistema foi projetado de forma que as questões dos usuários podem ser focadas por similaridade ou refinadas, sem todavia comprometer o resultado desejado. Next Monet também permite aos seus usuários navegar por suas ofertas de produtos através de pesquisa por aspectos genéricos, facilitando a vida daqueles usuários que não sabem exatamente o que procuram.”

Johnson continua. ” Este sistema possibilita uma relação mais engajada, exploratória e interativa entre o site e seus usuários. Next Monet também permite aos usuários navegar seus produtos por artista. Uma vez que os usuários selecionam a pasta de um determinado artista, as imagens dos produtos disponíveis no acervo do site, que aparecem em decorrência da pesquisa, funcionam como um controle remoto para navegar nas páginas de produtos. E estas páginas, de produto, usando não mais que alguns frames, permitem aos usuários encontrar, na medida do possível, diversas informações sobre este determinado produto, de forma bastante interativa. Os usuários podem ainda aumentar ou imprimir a imagem. Eles podem guardar uma cópia do produto em uma seção denominada “Minha Coleção” e verificar quantos usuários reservaram este mesmo produto nesta mesma seção com a presumível intenção de compra no futuro. Os usuários deste site podem ainda votar em quanto eles gostam ou detestam determinado produto. E, como resultado de um implementação inteligente de frames, os usuários da Next Monet podem obter avaliações, descrições, informação sobre o artista e até mesmo conteúdo editorial útil sobre comprar e colecionar arte, tudo isto na mesma página e sem perder a visão da obra de arte “.

Johnson soma: “Estes são os tipos de características, informações e experiência de design que eu penso iriam, de um modo eficiente, complementar o redesenho do site proposto pela Frogdesign e aprimorar a relação que o site www.internationalposters.com pode desenvolver com seus usuários”. Eu concluo afirmando que a análise das considerações de experts em webdesign, como as que vimos aqui, servem como referência para estudos cuidadosos e detalhados, em todas as áreas, que devem ser efetuados quando se pretende desenhar ou redesenhar um site e dedico esta matéria a meus parceiros de trabalho

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