A criatividade para atrair clientes tem sido sempre o maior desafio do mercado. Todos querem e precisam, cada vez mais, gerar atrativos para conquistar o consumidor de uma forma geral. A criatividade para atrair clientes tem sido sempre o maior desafio do mercado. Todos querem e precisam, cada vez mais, gerar atrativos para conquistar o consumidor de uma forma geral.
Vender produtos e serviços atingindo a satisfação plena do seu público-alvo é o objetivo constante e o êxito desse objetivo sempre é alcançado por aqueles que mais investem na capacitação, no treinamento, na motivação de toda equipe envolvida no processo de qualquer organização.
A meta é o Cliente Encantado e o resultado sempre reflete no crescimento do faturamento das empresas. Então, por que na hora de vender todos procuram conquistar e na hora de cobrar preferem maltratar?
Existe uma máxima que diz: ?A venda termina no recebimento?, e sendo isso verdadeiro, deveríamos aplicar o marketing também para cobrar e não somente para vender.
Nas minhas palestras sobre Como Cobrar & Receber, percebo que os participantes envolvidos na área de cobrança esperam sempre sugestões e dicas que aumente a punição ao devedor, que o Código de Defesa do Consumidor protege demais o devedor, e eles não podem sequer deixar recados com outras pessoas quando estão fazendo as cobranças.
Muitos não se conformam em ter de cobrar sem poder ser mais severo, sem a pressão. Acham que essas são as únicas armas que funcionam na cobrança. Não se conformam em colocar o nome no SPC, SERASA, acham que é muito pouco.
Estão enganados, estão limitados, estão ultrapassados. A truculência ainda existe, mas está com seus dias contados. Quem não observar as mudanças e não se adaptar, continuará com seus índices de inadimplência crescendo sempre.
Os modelos de cartas de cobranças, por exemplo, continuam praticamente os mesmos há décadas, e criar atrativos para motivar a manifestação do devedor tem sido um exercício quase que inexistente no contexto da maioria dos dirigentes de cobranças.
Esse paradigma precisa ser mudado. Precisamos perceber que o dinheiro do consumidor brasileiro é ?migrado? para pagar juros e esses juros sempre são superiores ao valor do produto.
Precisamos perceber que as ofertas de consumo em praticamente todos os segmentos do mercado conduzem o consumidor para comprar somente a crédito.
Precisamos perceber que esse crédito é financiado e manipulado pelo nosso sistema financeiro que é o mais caro do mundo.
Portanto, as causas da elevação da inadimplência são muitas. É sempre muito fácil para os dirigentes de cobrança, que além de não analisar esses e outros aspectos motivadores do endividamento, utilizam fórmulas ultrapassadas para recuperar seus créditos vencidos e tentam justificar o insucesso chamando o devedor de caloteiro!
Vamos usar as técnicas de vender também para cobrar. Vamos inovar com o marketing na cobrança.
Imagine um cliente devendo para a sua empresa e você envia uma carta de parabéns pela passagem de seu aniversário, desejando-lhe muitos anos de vida, prosperidade e que a empresa confia que ele vai, o mais breve possível, negociar e pagar sua pendência financeira.
Essa é uma carta de cobrança diferente em uma data significativa para qualquer pessoa.
Com certeza, esse inadimplente se tornará um Devedor Encantado e sua empresa certamente será, entre as outras que ele esteja devendo, a primeira a ser procurada.


