O mapa do pós-venda no Brasil

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Durante dois meses, mais de 500 profissionais de vendas de empresas dos mais variados portes e segmentos participaram da maior pesquisa sobre pós-venda já realizada no Brasil.

Com o objetivo de entender como o “último” passo da venda é conduzido nas organizações brasileiras, a VendaMais perguntou a eles quais ferramentas utilizam para fazer pós-venda, como conduzem esse processo (internamente – através da equipe de vendas ou de outros departamentos – ou terceirizando), quais são os objetivos do pós-venda em suas empresas e assim por diante.

Após fazer uma criteriosa análise das respostas dadas por vendedores, supervisores de venda, gerentes comerciais, diretores e sócios-fundadores, descobrimos que há muito a ser feito para que o pós-venda traga os resultados que pode oferecer. Ao longo das páginas desta edição, você vai entender como isso é possível!

Agora, porém, você visualiza o panorama do pós-venda no Brasil por meio de alguns dos principais dados levantados em nossa pesquisa. Analise-os e aproveite para pensar e repensar suas estratégias. Elas podem fazer toda a diferença em suas vendas!

Perfil dos participantes da pesquisa

Vendedor – 24,9%
Supervisor comercial – 10,1%
Gerente comercial – 21,9%
Diretor comercial – 8,4%
Sócio-fundador – 19,9%
Outros cargos – 14,8%

Sua empresa dedica mais atenção a qual passo da venda?
(Os participantes puderam marcar duas respostas)

Preparação e planejamento – 18,7%
Prospecção – 33,6%
Abordagem – 19%
Levantamento de necessidades – 22,6%
Proposta de valor – 18,1%
Negociação – 34,6%
Fechamento – 32,3%
Pós-venda – 18,1%

De 0 a 10, qual prioridade você diria que o pós-venda recebe em sua empresa?

0 – 2,3%
1 – 4,6%
2 – 6,7%
3 – 8,0%
4 – 8,5%
5 – 17,4%
6 – 10,1%
7 – 13%
8 – 14,4%
9 – 5,3%
10 – 9,6%

Na sua empresa, o pós-venda é feito internamente ou é terceirizado?

Internamente – 98,2%
Terceirizado – 1,8%

Se feito internamente, quem faz? O próprio vendedor ou outro departamento?

O próprio vendedor – 72,8%
Outro departamento – 27,2%

Como as informações do pós-venda são utilizadas depois?

Para obter feedback dos clientes – 55%
Processos de melhoria interna – 59,4%
Premiações para a equipe de vendas – 6,4%
Desenvolvimento de novos produtos/serviços – 25,8%
Outro – 8,4%

Qual o objetivo do seu pós-venda?

Detectar oportunidades e vender mais – 52,9%
Resolver problemas – 37,8%
Conhecer melhor o cliente – 30%
Diminuir reclamações – 27,5%
Diferenciar-se da concorrência – 49,2%
Outro – 8,7%

Quantos dos clientes da carteira são abordados?

Até 10% – 32,5%
Até 25% – 21,3%
Até 50% – 17,1%
Até 75% – 14%
100% – 15,1%

Existem metas quantitativas claras e definidas de pós-venda na sua empresa?

Sim – 17,9%
Não – 82,1%

Sua empresa tem um sistema claro e bem definido para contatar e/ou atrair de maneira efetiva clientes que já compraram anteriormente?

Sim – 26,5%
Não – 73,5%

Quais ferramentas você usa para fazer pós-venda?

Telefone – 87,4%
Visitas – 51,9%
E-mail pessoal – 41%
E-mail marketing – 17,9%
Facebook – 12,1%
LinkedIn – 2,1%
Twitter – 1,1%
Blog – 1,2%
Newsletter – 3%
WhatsApp – 24,9%
Eventos – 9,4%
Outras – 5,9%

Quais ferramentas funcionam melhor?

Telefone – 62,5%
Visitas – 49,3%
E-mail pessoal – 16%
E-mail marketing – 3,7%
Facebook – 3,7%
LinkedIn – 0,4%
Twitter – 0%
Blog – 0%
Newsletter – 0,5%
WhatsApp – 13%
Eventos – 3%
Outras – 5,2%

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