O mapa do treinamento em vendas no Brasil

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Entender como as empresas treinam suas equipes de vendas e, assim, conseguir identificar pontos fortes e fracos na cultura de treinamento comercial no Brasil é o primeiro passo para poder revelar o que você precisa fazer para treinar sua equipe da melhor maneira possível.

E esta é a proposta do infográfico que apresentamos a seguir!

Reunimos os principais dados levantados na pesquisa sobre treinamento em vendas que fizemos este ano* e comparamos com as descobertas feitas há quatro anos, no primeiro estudo feito sobre o tema pela nossa equipe. O resultado é um novo mapa do treinamento em vendas no Brasil, que serve como ponto de partida para as reflexões que serão propostas na reportagem de capa desta edição. Confira!

*Levantamento feito entre junho e julho de 2018, com mais de 300 profissionais de vendas de todo o Brasil

Perfil dos participantes da pesquisa

  • 84.2% – Ocupam cargos de liderança
  • 9.2% – São vendedores ou representantes comerciais
  • 6.7% – Estão envolvidos com as ações de treinamento da equipe comercial

Entre os que ocupam cargos de liderança:

  • 32.1% são CEOs, sócios ou fundadores de empresas;
  • 29.6% são gerentes comerciais;
  • 16.7% são supervisores comerciais;
  • 11.7% são membros da equipe de T&D, marketing ou RH;
  • 10% são diretores comerciais.

Existe uma pessoa na sua empresa responsável pelo treinamento da equipe de vendas?

2014:

  • Sim – 45%
  • Não – 55%

2018:

  • Sim – 53.6%
  • Não – 46.4%

Média mensal de horas de treinamento por vendedor

2014:

  • 0h (nós não treinamos nossos vendedores) – 39.15%
  • ½ hora a 2h por mês – 25.80%
  • 2 a 4h por mês – 20.18%
  • 4 a 8h por mês – 8.95%
  • Mais de 8h por mês – 5.92%

2018:

  • ½ hora a 2h por mês – 62.3%
  • 2 a 4h por mês – 19.7%
  • 4 a 8h por mês – 11.7%
  • Mais de 8h por mês – 6.3%

Com que frequência seus vendedores são treinados?

2014:

  • Semanalmente – 14.10%
  • Quinzenalmente – 7.88%
  • Mensalmente – 26.01%
  • A cada 45 dias – 4.58%
  • Bimestralmente – 8.06%
  • Trimestralmente – 7.14%
  • Quadrimestralmente – 1.28%
  • Semestralmente – 7.51%
  • Anualmente – 23.44%

2018:

  • Semanalmente – 13.8%
  • Quinzenalmente – 5.4%
  • Mensalmente – 20.05%
  • A cada 45 dias – 4.6%
  • Bimestralmente – 8.8%
  • Trimestralmente – 10.5%
  • Quadrimestralmente – 2.1%
  • Semestralmente – 10.5%
  • Anualmente – 8.8%

Não treinamos nossos vendedores – 15.01%

Quais são os temas/assuntos abordados com mais frequência nos seus treinamentos de vendas?

2014:

  • Conhecimentos técnicos sobre produtos e serviços da própria empresa
  • Atitude/Motivação
  • Negociação
  • Conhecimento dos clientes
  • Prospecção de clientes
  • Abordagem/Relacionamento/sintonia com clientes
  • Fechamento
  • Pós-Venda
  • Conhecimento de mercado (economia, tendências, etc.)
  • Conhecimentos sobre padrões, processos e procedimentos internos da empresa
  • Conhecimento sobre concorrentes
  • Levantamento de necessidades/Avaliação de oportunidades
  • Planejamento e administração do tempo
  • Conhecimentos gerais

2018:

  • Conhecimentos técnicos sobre produtos e serviços da própria empresa – 72.8%
  • Prospecção de clientes – 51.5%
  • Atitude/Motivação – 49%
  • Negociação – 46.9%
  • Abordagem/Relacionamento/Sintonia com clientes – 45.2%
  • Conhecimento dos clientes – 42.3%
  • Conhecimentos sobre padrões, processos e procedimentos internos da empresa – 42.3%
  • Fechamento – 40.6%
  • Levantamento de necessidades/Avaliação de oportunidades – 36.8%
  • Conhecimento de mercado (economia, tendências, etc.) – 32.2%
  • Pós-Venda – 32.2%
  • Planejamento e administração do tempo – 29.3%
  • Conhecimento sobre concorrentes – 25.5%
  • Conhecimentos gerais – 17.2%

Até 1% – Marketing pessoal e trabalho em equipe; marketing digital; customer success; métodos de vendas.

Quem geralmente aplica esses treinamentos?

2014:

  • Diretor – 29.64%
  • Gerente/supervisor de vendas – 53.10%
  • Alguém do RH/Treinamento – 12.95%
  • Alguém da própria equipe de vendas – 13.70%
  • Consultor/treinador/palestrante externo contratado – 19.89%

2018:

  • Diretor – 30.1%
  • Gerente/supervisor de vendas – 47.3%
  • Alguém do RH/Treinamento – 10.9%
  • Alguém da própria equipe de vendas – 12.1%
  • Consultor/treinador/palestrante externo contratado – 26.4%

Também foram citados treinamentos on-line e treinamentos oferecidos por fornecedores

Qual é o formato mais comum dos treinamentos?

2014:

  • Encontros com o gerente/supervisor + equipe – 74.86%
  • Palestras motivacionais – 25.68%
  • Palestras técnicas – 22.42%
  • Workshops (3h ou mais) – 11.93%
  • E-learning/EaD – 8.86%

2018:

  • Encontros com o gerente/supervisor + equipe – 67.8%
  • Palestras motivacionais – 21.3%
  • Palestras técnicas – 32.6%
  • Workshops (3h ou mais) – 18.8%
  • E-learning/EaD – 16.3%

Também foram citados treinamentos com base em reportagens da VendaMais, reuniões de análises de resultados, vídeos institucionais e convenções de vendas

Onde os treinamentos são realizados?

2014:

  • Na própria empresa – 85.97%
  • Hotel – 13.85%
  • Sala alugada – 11.87%
  • Centro de convenções – 7.5%

2018:

  • Na própria empresa – 87%
  • Hotel – 16.7%
  • Sala alugada – 10.5%
  • Centro de convenções – 8.8%

Outros (por favor especifique)

Como os resultados dos seus treinamentos são medidos?

  • Avaliação de reação: o aluno avaliando se o treinamento foi bom e aplicável – 34.7%
  • Avaliação de aprendizado: é verificado se o aluno aprendeu com o curso – 16.3%
  • Avaliação de aplicabilidade: quando o líder ou outro profissional qualificado verifica se o colaborar pratica o que aprende – 27.6%
  • Avaliação de resultados: tem como base indicadores que reflitam os impactos da ação no negócio (pesquisa de clima, melhoria nos processos, absenteísmo etc.) – 31%
  • Avaliação de retorno financeiro (ROI): em que se divide o ganho financeiro obtido com a intervenção realizada com o projeto pelo custo do mesmo – 13.4%
  • Não encontramos uma maneira de medir – 7.5%

Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014

Você gostaria de treinar mais sua equipe de vendas?

  • Sim – 95. 4%
  • Não – 4.6%

Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014

Gerentes e supervisores de vendas também recebem treinamento sobre liderança e gestão em Vendas? Se sim, que tipo de treinamento recebem?

  • Não recebem treinamentos – 43.1%
  • Planejamento e Posicionamento Estratégico – 31.4%
  • Indicadores de Performance – 24.3%
  • Treinamento e Desenvolvimento da Equipe de Vendas – 33.5%
  • Recrutamento e Seleção – 12.6%
  • Motivação e Comunicação da Equipe de Vendas – 22.6%
  • Criatividade em Vendas/Decálogo do Cliente – 11.3%
  • Lucratividade (Descontos) – 9.6%
  • Administração do Tempo para Líderes – 15.1%
  • Remuneração de Equipes de Vendas – 8.4%
  • Campanhas de Vendas – 20.5%

Também foram citados treinamentos técnicos, gestão de pessoas, treinamentos operacionais

Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014

O líder da equipe treinada participa dos treinamentos?

  • Sempre – 71.1%
  • Às vezes – 20.9%
  • Nunca – 7.9%

Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014

Depois de encerrar um treinamento de vendas, quais ações realizam para estimular a equipe a praticar o que aprendeu?

  • Programa contínuo de treinamento – 18%
  • Reuniões com líderes – 21.8%
  • Feedback constante com líderes – 31.8%
  • Envio de conteúdo complementar – 24.3%
  • Não há ações para isso, apenas treinamentos pontuais – 41%

Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014

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