Entender como as empresas treinam suas equipes de vendas e, assim, conseguir identificar pontos fortes e fracos na cultura de treinamento comercial no Brasil é o primeiro passo para poder revelar o que você precisa fazer para treinar sua equipe da melhor maneira possível.
E esta é a proposta do infográfico que apresentamos a seguir!
Reunimos os principais dados levantados na pesquisa sobre treinamento em vendas que fizemos este ano* e comparamos com as descobertas feitas há quatro anos, no primeiro estudo feito sobre o tema pela nossa equipe. O resultado é um novo mapa do treinamento em vendas no Brasil, que serve como ponto de partida para as reflexões que serão propostas na reportagem de capa desta edição. Confira!
*Levantamento feito entre junho e julho de 2018, com mais de 300 profissionais de vendas de todo o Brasil
Perfil dos participantes da pesquisa
- 84.2% – Ocupam cargos de liderança
- 9.2% – São vendedores ou representantes comerciais
- 6.7% – Estão envolvidos com as ações de treinamento da equipe comercial
Entre os que ocupam cargos de liderança:
- 32.1% são CEOs, sócios ou fundadores de empresas;
- 29.6% são gerentes comerciais;
- 16.7% são supervisores comerciais;
- 11.7% são membros da equipe de T&D, marketing ou RH;
- 10% são diretores comerciais.
Existe uma pessoa na sua empresa responsável pelo treinamento da equipe de vendas?
2014:
- Sim – 45%
- Não – 55%
2018:
- Sim – 53.6%
- Não – 46.4%
Média mensal de horas de treinamento por vendedor
2014:
- 0h (nós não treinamos nossos vendedores) – 39.15%
- ½ hora a 2h por mês – 25.80%
- 2 a 4h por mês – 20.18%
- 4 a 8h por mês – 8.95%
- Mais de 8h por mês – 5.92%
2018:
- ½ hora a 2h por mês – 62.3%
- 2 a 4h por mês – 19.7%
- 4 a 8h por mês – 11.7%
- Mais de 8h por mês – 6.3%
Com que frequência seus vendedores são treinados?
2014:
- Semanalmente – 14.10%
- Quinzenalmente – 7.88%
- Mensalmente – 26.01%
- A cada 45 dias – 4.58%
- Bimestralmente – 8.06%
- Trimestralmente – 7.14%
- Quadrimestralmente – 1.28%
- Semestralmente – 7.51%
- Anualmente – 23.44%
2018:
- Semanalmente – 13.8%
- Quinzenalmente – 5.4%
- Mensalmente – 20.05%
- A cada 45 dias – 4.6%
- Bimestralmente – 8.8%
- Trimestralmente – 10.5%
- Quadrimestralmente – 2.1%
- Semestralmente – 10.5%
- Anualmente – 8.8%
Não treinamos nossos vendedores – 15.01%
Quais são os temas/assuntos abordados com mais frequência nos seus treinamentos de vendas?
2014:
- Conhecimentos técnicos sobre produtos e serviços da própria empresa
- Atitude/Motivação
- Negociação
- Conhecimento dos clientes
- Prospecção de clientes
- Abordagem/Relacionamento/sintonia com clientes
- Fechamento
- Pós-Venda
- Conhecimento de mercado (economia, tendências, etc.)
- Conhecimentos sobre padrões, processos e procedimentos internos da empresa
- Conhecimento sobre concorrentes
- Levantamento de necessidades/Avaliação de oportunidades
- Planejamento e administração do tempo
- Conhecimentos gerais
2018:
- Conhecimentos técnicos sobre produtos e serviços da própria empresa – 72.8%
- Prospecção de clientes – 51.5%
- Atitude/Motivação – 49%
- Negociação – 46.9%
- Abordagem/Relacionamento/Sintonia com clientes – 45.2%
- Conhecimento dos clientes – 42.3%
- Conhecimentos sobre padrões, processos e procedimentos internos da empresa – 42.3%
- Fechamento – 40.6%
- Levantamento de necessidades/Avaliação de oportunidades – 36.8%
- Conhecimento de mercado (economia, tendências, etc.) – 32.2%
- Pós-Venda – 32.2%
- Planejamento e administração do tempo – 29.3%
- Conhecimento sobre concorrentes – 25.5%
- Conhecimentos gerais – 17.2%
Até 1% – Marketing pessoal e trabalho em equipe; marketing digital; customer success; métodos de vendas.
Quem geralmente aplica esses treinamentos?
2014:
- Diretor – 29.64%
- Gerente/supervisor de vendas – 53.10%
- Alguém do RH/Treinamento – 12.95%
- Alguém da própria equipe de vendas – 13.70%
- Consultor/treinador/palestrante externo contratado – 19.89%
2018:
- Diretor – 30.1%
- Gerente/supervisor de vendas – 47.3%
- Alguém do RH/Treinamento – 10.9%
- Alguém da própria equipe de vendas – 12.1%
- Consultor/treinador/palestrante externo contratado – 26.4%
Também foram citados treinamentos on-line e treinamentos oferecidos por fornecedores
Qual é o formato mais comum dos treinamentos?
2014:
- Encontros com o gerente/supervisor + equipe – 74.86%
- Palestras motivacionais – 25.68%
- Palestras técnicas – 22.42%
- Workshops (3h ou mais) – 11.93%
- E-learning/EaD – 8.86%
2018:
- Encontros com o gerente/supervisor + equipe – 67.8%
- Palestras motivacionais – 21.3%
- Palestras técnicas – 32.6%
- Workshops (3h ou mais) – 18.8%
- E-learning/EaD – 16.3%
Também foram citados treinamentos com base em reportagens da VendaMais, reuniões de análises de resultados, vídeos institucionais e convenções de vendas
Onde os treinamentos são realizados?
2014:
- Na própria empresa – 85.97%
- Hotel – 13.85%
- Sala alugada – 11.87%
- Centro de convenções – 7.5%
2018:
- Na própria empresa – 87%
- Hotel – 16.7%
- Sala alugada – 10.5%
- Centro de convenções – 8.8%
Outros (por favor especifique)
Como os resultados dos seus treinamentos são medidos?
- Avaliação de reação: o aluno avaliando se o treinamento foi bom e aplicável – 34.7%
- Avaliação de aprendizado: é verificado se o aluno aprendeu com o curso – 16.3%
- Avaliação de aplicabilidade: quando o líder ou outro profissional qualificado verifica se o colaborar pratica o que aprende – 27.6%
- Avaliação de resultados: tem como base indicadores que reflitam os impactos da ação no negócio (pesquisa de clima, melhoria nos processos, absenteísmo etc.) – 31%
- Avaliação de retorno financeiro (ROI): em que se divide o ganho financeiro obtido com a intervenção realizada com o projeto pelo custo do mesmo – 13.4%
- Não encontramos uma maneira de medir – 7.5%
Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014
Você gostaria de treinar mais sua equipe de vendas?
- Sim – 95. 4%
- Não – 4.6%
Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014
Gerentes e supervisores de vendas também recebem treinamento sobre liderança e gestão em Vendas? Se sim, que tipo de treinamento recebem?
- Não recebem treinamentos – 43.1%
- Planejamento e Posicionamento Estratégico – 31.4%
- Indicadores de Performance – 24.3%
- Treinamento e Desenvolvimento da Equipe de Vendas – 33.5%
- Recrutamento e Seleção – 12.6%
- Motivação e Comunicação da Equipe de Vendas – 22.6%
- Criatividade em Vendas/Decálogo do Cliente – 11.3%
- Lucratividade (Descontos) – 9.6%
- Administração do Tempo para Líderes – 15.1%
- Remuneração de Equipes de Vendas – 8.4%
- Campanhas de Vendas – 20.5%
Também foram citados treinamentos técnicos, gestão de pessoas, treinamentos operacionais
Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014
O líder da equipe treinada participa dos treinamentos?
- Sempre – 71.1%
- Às vezes – 20.9%
- Nunca – 7.9%
Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014
Depois de encerrar um treinamento de vendas, quais ações realizam para estimular a equipe a praticar o que aprendeu?
- Programa contínuo de treinamento – 18%
- Reuniões com líderes – 21.8%
- Feedback constante com líderes – 31.8%
- Envio de conteúdo complementar – 24.3%
- Não há ações para isso, apenas treinamentos pontuais – 41%
Esta pergunta não fazia parte do roteiro da pesquisa de 2014