O marketing das comunidades virtuais

As comunidades virtuais baseadas em marcas são uma nova oportunidade de promover produtos e serviços, ao mesmo tempo em que se pode avaliar o perfil do consumidor. O relacionamento digital, há algum tempo, saiu da esfera pessoal e vem ganhando espaço no meio empresarial. Foi assim com os chats, que passaram a servir de canal de atendimento, e mais recentemente com os blogs, que chegaram às salas dos executivos. A tendência que vem se firmando agora segue a esteira das networks, a exemplo do Orkut, Gazzag, LinkedIn e outras tantas, que criam relacionamento entre pessoas com os mesmos gostos, interesses e crenças, por meio de diferentes comunidades. As comunidades virtuais baseadas em marcas vêm despontando como uma nova oportunidade de promover produtos e serviços, ao mesmo tempo em que se pode avaliar o perfil do consumidor.

As comunidades virtuais estão se tornando ferramentas interessantíssimas de comunicação. A idéia é simples e eficiente, e vai ao encontro de uma das necessidades primárias do marketing: a comunicação direta com o público-alvo, de forma atraente e buscando a consolidação de uma marca. Sua eficiência é ainda maior quando a intenção é ligar uma marca a um determinado comportamento. Por exemplo, uma marca de produtos esportivos que está lançando uma nova linha de tênis de corrida e cria uma comunidade virtual voltada para amantes desse esporte.

As comunidades se diferenciam de sites convencionais, porque oferecem, além de todo o conteúdo estático, muitas possibilidades de interação com o internauta, permitindo que ele participe de fóruns, enquetes, discussões e quizes. Além disso, o administrador pode atrelar a participação de determinado usuário a pontos e oferecer premiações, o que é mais um estímulo para que o público participe.

O melhor de tudo é que os internautas estão na comunidade para falar sobre o produto, serviço ou tema por livre e espontânea vontade, ou seja, são mesmo interessados. Até por isso, na maioria dos casos, os participantes são defensores da marca e assumem o papel de ?advogados?, caso alguém exponha uma opinião negativa quanto a ela em um fórum ou lista de discussão.

Em poucas formas de mídias há um contato direto com uma amostra tão refinada de um público-alvo, o que abre um amplo leque de possibilidades para o uso da comunidade. Além de ser um meio constante de consolidação de marca, o espaço virtual pode ser utilizado para apoiar estratégias de lançamento, divulgar promoções e até, por que não, efetuar vendas, se interligada a uma plataforma de e-commerce.

Abrigando fóruns e listas de discussão que tratam sobre os produtos, a comunidade virtual tem também a função primordial de ser um espaço para ouvir o consumidor. Se bem analisadas, as informações encontradas podem indicar pontos positivos e negativos, que passaram despercebidos aos olhos do departamento de marketing e estimular melhorias nos produtos.

Muitos podem pensar que ter essa poderosa ferramenta requer um alto investimento, o que não é verdade. O custo da construção de uma comunidade virtual, com certeza, representa muito pouco perto do retorno de imagem e de vendas que você obterá com ela.

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