Por trás de uma equipe de alta performance, pode apostar que sempre há um líder também de alta performance. Afinal, quando o gestor cumpre o seu papel de motivar os profissionais, de ajudá-los efetivamente a se desenvolver e, com isso, trazer mais resultados para a empresa, todos saem ganhando!
Mas a questão-chave é: como ser esse líder?
Visando descobrir a resposta a essa pergunta, Dr. Jim Laub, que é pesquisador da área de liderança, realizou um estudo com mais de 1.200 organizações. A principal descoberta feita por ele foi que existem seis atitudes comuns aos líderes que conseguiram superar as dificuldades do cargo e trazer sucesso para todos à sua volta. Segundo Laub, os líderes não falham quando:
1 – Mostram autenticidade:
Buscam conhecimento sempre.
São transparentes.
Estão abertos a receber opiniões de outras pessoas (mesmo que elas estejam em um cargo abaixo dele).
Mantêm a integridade, a honestidade e a ética em qualquer situação.
2 – Valorizam os outros:
Acreditam e confiam nos profissionais de sua equipe.
Mantêm um ponto de vista positivo e demonstram respeito aos outros.
Escutam sempre, sem fazer julgamentos.
3 – Desenvolvem os profissionais:
Dão oportunidades para os seus liderados aprenderem e crescerem.
Desenvolvem os potenciais da cada profissional.
Agem como um mentor e motivam as pessoas.
4 – Desempenham a verdadeira liderança:
Mostram uma visão do futuro.
Tomam iniciativas e saem na frente.
Esclarecem objetivos e expectativas.
5 – Compartilham a liderança:
Dão mais responsabilidade e autonomia a seus liderados.
Compartilham informações.
Usam persuasão e não apenas dão ordens à equipe.
6 – Constroem uma comunidade:
Desenvolvem um bom relacionamento com as pessoas.
Integram as pessoas e atuam de forma colaborativa, valorizando o trabalho em equipe.
Entendem a diversidade dos profissionais e valorizam as diferenças.
É “com certeza!” ou “não!”
O escritor e empreendedor Derek Sivers conta que, certa vez, foi convidado para uma viagem à Austrália, que aconteceria seis meses depois. Na época, ele não tinha muita certeza, mas achava que poderia ser interessante e, então, acabou aceitando. Porém, quando a data do embarque chegou, ele estava muito envolvido em um projeto de trabalho.
Nesse momento, ele percebeu que, entre a viagem que talvez fosse boa e o projeto pelo qual ele estava com certeza apaixonado e dedicado, a decisão era óbvia: não iria viajar. Desde então, ele usa uma técnica na hora de tomar de decisões: ou é “com certeza!” ou é “não!”.
Sivers recomenda que, se você não tem certeza absoluta de que determinada decisão poderá agregar algo em sua vida, então é melhor deixá-la de lado. Se a resposta for “talvez”, “pode ser que…”, “meio que…”, é preciso dizer “não”. Agora, se não houver dúvida, se for o que ele chama de hell yeah! (expressão em inglês equivalente a “claro que sim”, neste contexto), então você sabe que é uma decisão acertada e deve dizer “sim”.
Algumas pessoas podem achar que essa é uma visão radical, mas o escritor garante que essa simplificação pode ser útil na hora de tomar decisões importantes quando você está envolvido em diferentes projetos. A técnica “com certeza!” ou “não!” vai fazer você priorizar as melhores oportunidades e não embarcar em atividades que podem fazer você se distrair e perder essas oportunidades.
Como ter um dia melhor?
“Queria mais horas em meu dia.”
“Eu estou na correria, como sempre.”
“Não tenho tempo para nada!”
Você já viu alguém falando frases como essas? Você mesmo está vivendo uma rotina de trabalho acelerada (no esquema 24 horas por dia/sete dias por semana)? Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, está na hora de pensar: será que isso é mesmo o que vai fazer de você um líder de alta performance? De que forma essa atividade intensa e contínua afeta o seu trabalho e a sua vida?
Essas e outras perguntas são respondidas pela economista Caroline Webb no livro Como ter um dia ideal – o que as ciências comportamentais têm a dizer para melhorar sua vida no trabalho.
Usando sua experiência de 15 anos como coach na consultoria McKinsey e as mais recentes pesquisas nas áreas de economia comportamental, psicologia e neurociência, Webb mostra o caminho para que os profissionais saibam como ter um bom dia.
Na obra, ela explica que as pessoas geralmente variam entre dois estados: o defensivo e o de descoberta. No estado de descoberta, temos clareza de pensamento e estamos constantemente buscando novas oportunidades para avançar em nossas metas. Já no estado defensivo, vivemos apenas reagindo às pessoas e aos acontecimentos à nossa volta e nos sentimos sobrecarregados.
Nesse sentido, ela aponta que temos a escolha de deixar pessoas e eventos ditarem como será nosso dia ou de sermos mais proativos e agirmos intencionalmente em busca de um objetivo. E, segundo a autora, é isso que nos ajuda a ter um dia ideal.
Além de ajudá-lo a ter dias melhores no trabalho, esse livro pode colaborar para que você viva melhor. Afinal, como diz a escritora norte-americana Annie Dillard em uma frase compartilhada por Caroline em seu livro, “a maneira como passamos nossos dias é, claro, a maneira como vivemos nossa vida.”
Para ter acesso gratuito a um capítulo do livro (em inglês), visite: bit.ly/livro-dia-ideal.
Dica extra VendaMais
A edição de julho/agosto de 2015 da VendaMais revelou os resultados de uma pesquisa que realizamos com gestores de vendas em todo país, mostrando os motivos que fazem com que os líderes fiquem angustiados e estressados – males que se refletem no desempenho e na saúde desses profissionais. Confira um trecho da matéria aqui: bit.ly/lideresangustiados. Se você é assinante, pode acessar o conteúdo completo das edições anteriores em sua área especial no site: www.vendamais.com.br