O poder de quem acredita

Embora muitos não saibam, boas expectativas podem melhorar a performance das pessoas. E isso não é apenas pensamento positivo, é um fenômeno estudado e conhecido como Efeito Pigmaleão. Embora muitos não saibam, boas expectativas podem melhorar a performance das pessoas. E isso não é apenas pensamento positivo, é um fenômeno estudado e conhecido como Efeito Pigmaleão. A origem do nome vem de uma das histórias mais intrigantes da mitologia grega, a de um excêntrico escultor que, de tão exigente com as mulheres, chegou a esculpir em mármore seu modelo feminino ideal. Tal era a perfeição da estátua que ele chegou a tratá-la como se fosse real, cobrindo-a de elogios. Comovida, a deusa Afrodite atendeu o desejo do escultor e transformou a escultura numa mulher de verdade.

Quer um exemplo prático? Num famoso estudo, os novos professores de uma escola foram informados de que alguns de seus alunos eram muito talentosos e precisavam ser desafiados constantemente para poderem brilhar. Os professores acreditaram e, como era de se esperar, esses alunos acabaram sendo os melhores da classe. O que ninguém sabia, nem alunos e nem professores, é que os alunos ditos ?talentosos? eram na verdade absolutamente normais. Alguns, inclusive, tinham até sido considerados maus alunos em outros períodos. O que causou essa diferença? Uma auto-imagem mais segura e positiva de que eram superiores, proporcionada pelos professores que ?erroneamente? haviam provocado isso.

Isso mostra a importância do que pensamos sobre nós mesmos, e sobre os outros. O que você poderia conseguir na vida, se investisse no poder de acreditar no seu sucesso?

Um abraço e boa leitura,

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima