O primeiro passo para construir uma SUPERMARCA em franquias

O primeiro passo para construir uma supermarca em franquias É incrível como marcas como Coca-Cola, Nike e McDonald?s (uma marca de franquias) valem bilhões de dólares e se suas instalações e ativos acabassem da noite para o dia continuariam a valer praticamente a mesma coisa. A boa notícia é que o segmento de franquias também começa a se aquecer para uma profissional gestão de marcas. (Branding ? construção e gestão de marcas). De qualquer forma, uma coisa é básica na construção e gestão de marcas e é o primeiro passo para um caminho seguro e de muitas vendas: conhecimento.

Falamos aqui de conhecimento de marca, o primeiro passo para que uma marca seja construída de forma consistente e possa trazer muitas vendas e resultados crescentes sempre. O fato é que para franquias, o caminho é sempre mais difícil, pois não envolve só a vontade e o profissionalismo do franqueador, mas também a gestão do franqueado. Uma verdadeira parceria. Não existe SUPERMARCA em franquias, sem um trabalho em que cada um tenha o seu papel.

Papel do franqueador

É o primeiro responsável por fazer a marca ser conhecida. Precisa ?ensinar? ao mercado o que é sua marca e o que ela traz de benefícios para as pessoas. Isso se torna possível com a assessoria de imprensa, investimentos em mídias nacionais e campanhas institucionais. Cuide do monitoramento do conhecimento da marca de forma regional e nacional

Papel do franqueado

É o primeiro responsável por fazer a marca do seu negócio ser conhecido em sua região. Ele precisa investir de duas maneiras (institucional e promocional), sempre na sua região de atuação. Ensine a região o que a marca do seu negócio traz de benefícios. Mostre para a sua região que agora ela conta com essa marca bem pertinho de casa, do trabalho, etc.

Poderia escrever um livro sobre conhecimento de marca, mas o importante é que franqueador e franqueados sejam peças complementares para fazer a mesma marca ser conhecida. Porém, a forma de construir isso envolve o cumprimento do papel de cada um nesse processo. Então, chegamos a uma regra básica: para que uma franquia venda bem, é preciso que ela se torne conhecida, pois sem o conhecimento não existe confiança para comprar.

Um bom exemplo disso é você como consumidor de qualquer produto ou serviço. Você compra algo que não conhece, sem, ao menos, ser informado do que se trata?

Depois que uma franquia tem a sua marca conhecida, ela pode traçar planos mais ousados e partir de forma mais forte para o maravilhoso mundo das vendas. Confira quatro dicas de como tornar a marca de uma franquia conhecida sem gastar muito dinheiro:

» Abuse das parcerias locais ao redor de cada loja ou unidade ? Ao estabelecer parcerias locais, os clientes que freqüentam os estabelecimentos do seu parceiro podem conhecer o seu negócio e, o mais importante, indicado por alguém que ele já confia.

» Incentive as pessoas a provar o seu produto ou serviço ? Tudo que é novidade precisa ser experimentado. Por que não oferecer uma prova dos seus produtos ou serviços?

» Nada mais mágico do que uma experiência inesquecível ? Viver uma experiência inesquecível, além de guardar isso para a vida inteira, as pessoas contam para muitas, mas muitas pessoas. Uma marca pode se tornar cada vez mais conhecida se proporcionar experiências mágicas com seus clientes, parceiros e fornecedores.

» Educação e informação não custam nada ? Para que uma marca se torne conhecida sem colocar rios de dinheiro, uma arma poderosa é a informação. As pessoas são curiosas e gostam de conhecer novidades. Ainda mais se não custar nada. Convide-as para uma palestra que fale dos benefícios de usar algum produto ou tomar algum serviço. Deixe claro que você tem respeito por ela e sente-se comprometido a informar e a educar. Tenha certeza que, naturalmente, as pessoas sentirão vontade de comprar ou, no mínimo, contarão a experiência positiva.

Em franquias, marca forte é sinônimo de uma rede forte. Se você faz parte dessa rede, também precisa cuidar da sua marca. Se você cuidar da sua marca, tenha certeza que terá grandes vendas e sua marca ficará cada vez mais conhecida.

Para finalizar, não importa se você é franqueador, franqueado ou candidato a comprar uma franquia, trate como certo que o sucesso do seu negócio começa com uma marca conhecida, que pode e deve ser construída por você e, assim, suas vendas poderão aumentar de forma saudável e contínua. Muito sucesso e boas vendas.

Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e participe do chat O (Primeiro Passo Para Construir Uma Marca de Sucesso), com Fábio Fiorini, dia XX, às XX.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima