O primeiro passo para construir uma SUPERMARCA em franquias

Por Fabio Fiorini

O primeiro passo para construir uma supermarca em franquias É incrível como marcas como Coca-Cola, Nike e McDonald?s (uma marca de franquias) valem bilhões de dólares e se suas instalações e ativos acabassem da noite para o dia continuariam a valer praticamente a mesma coisa. A boa notícia é que o segmento de franquias também começa a se aquecer para uma profissional gestão de marcas. (Branding ? construção e gestão de marcas). De qualquer forma, uma coisa é básica na construção e gestão de marcas e é o primeiro passo para um caminho seguro e de muitas vendas: conhecimento.

Falamos aqui de conhecimento de marca, o primeiro passo para que uma marca seja construída de forma consistente e possa trazer muitas vendas e resultados crescentes sempre. O fato é que para franquias, o caminho é sempre mais difícil, pois não envolve só a vontade e o profissionalismo do franqueador, mas também a gestão do franqueado. Uma verdadeira parceria. Não existe SUPERMARCA em franquias, sem um trabalho em que cada um tenha o seu papel.

Papel do franqueador

É o primeiro responsável por fazer a marca ser conhecida. Precisa ?ensinar? ao mercado o que é sua marca e o que ela traz de benefícios para as pessoas. Isso se torna possível com a assessoria de imprensa, investimentos em mídias nacionais e campanhas institucionais. Cuide do monitoramento do conhecimento da marca de forma regional e nacional

Papel do franqueado

É o primeiro responsável por fazer a marca do seu negócio ser conhecido em sua região. Ele precisa investir de duas maneiras (institucional e promocional), sempre na sua região de atuação. Ensine a região o que a marca do seu negócio traz de benefícios. Mostre para a sua região que agora ela conta com essa marca bem pertinho de casa, do trabalho, etc.

Poderia escrever um livro sobre conhecimento de marca, mas o importante é que franqueador e franqueados sejam peças complementares para fazer a mesma marca ser conhecida. Porém, a forma de construir isso envolve o cumprimento do papel de cada um nesse processo. Então, chegamos a uma regra básica: para que uma franquia venda bem, é preciso que ela se torne conhecida, pois sem o conhecimento não existe confiança para comprar.

Um bom exemplo disso é você como consumidor de qualquer produto ou serviço. Você compra algo que não conhece, sem, ao menos, ser informado do que se trata?

Depois que uma franquia tem a sua marca conhecida, ela pode traçar planos mais ousados e partir de forma mais forte para o maravilhoso mundo das vendas. Confira quatro dicas de como tornar a marca de uma franquia conhecida sem gastar muito dinheiro:

» Abuse das parcerias locais ao redor de cada loja ou unidade ? Ao estabelecer parcerias locais, os clientes que freqüentam os estabelecimentos do seu parceiro podem conhecer o seu negócio e, o mais importante, indicado por alguém que ele já confia.

» Incentive as pessoas a provar o seu produto ou serviço ? Tudo que é novidade precisa ser experimentado. Por que não oferecer uma prova dos seus produtos ou serviços?

» Nada mais mágico do que uma experiência inesquecível ? Viver uma experiência inesquecível, além de guardar isso para a vida inteira, as pessoas contam para muitas, mas muitas pessoas. Uma marca pode se tornar cada vez mais conhecida se proporcionar experiências mágicas com seus clientes, parceiros e fornecedores.

» Educação e informação não custam nada ? Para que uma marca se torne conhecida sem colocar rios de dinheiro, uma arma poderosa é a informação. As pessoas são curiosas e gostam de conhecer novidades. Ainda mais se não custar nada. Convide-as para uma palestra que fale dos benefícios de usar algum produto ou tomar algum serviço. Deixe claro que você tem respeito por ela e sente-se comprometido a informar e a educar. Tenha certeza que, naturalmente, as pessoas sentirão vontade de comprar ou, no mínimo, contarão a experiência positiva.

Em franquias, marca forte é sinônimo de uma rede forte. Se você faz parte dessa rede, também precisa cuidar da sua marca. Se você cuidar da sua marca, tenha certeza que terá grandes vendas e sua marca ficará cada vez mais conhecida.

Para finalizar, não importa se você é franqueador, franqueado ou candidato a comprar uma franquia, trate como certo que o sucesso do seu negócio começa com uma marca conhecida, que pode e deve ser construída por você e, assim, suas vendas poderão aumentar de forma saudável e contínua. Muito sucesso e boas vendas.

Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e participe do chat O (Primeiro Passo Para Construir Uma Marca de Sucesso), com Fábio Fiorini, dia XX, às XX.

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