O profissional de vendas

Muitos acreditam que em função da evolução tecnológica e a globalização, o vendedor clássico já era. A profissão de vendedor seguramente é a mais crítica e vulnerável em uma organização, mas também é uma das que mais levam à auto-realização. Muitos acreditam que em função da evolução tecnológica e a globalização, o vendedor clássico já era.
Vendedor Clássico: é o que já ?nasceu? vendedor. Ele cresceu, estudou, tentou outros ofícios, mas seus comportamentos, hábitos, características e outros quesitos não menos importantes que iremos desenvolver nesse trabalho, levam-no a se voltar para ?vendas?.

A profissão de vendedor seguramente é a mais crítica e vulnerável em uma organização, mas também é uma das que mais levam à auto-realização.

Em uma palestra numa universidade para um grupo de jovens, estimulados para ingressarem na carreira comercial, o palestrante perguntou:
РAlgu̩m conhece quais ṣo os direitos do Vendedor?
– (pausa)… Vender, vender e vender – arriscou um participante.
РVamos admitir que seja, mas, quais seriam enṭo os ṇo direitos do Vendedor?
– (pausa)… (silêncio)… (interrogações no ar)
O palestrante interveio:
РVoc̻s teṛo que entender, interpretando o que vou dizer:
O Vendedor é o único (das profissões) que não tem direitos!
– (estarrecimento)… (pausa)… (inquietação)… (expectativa)
– Vamos aos fatos:
O Vendedor pode chegar atrasado em uma entrevista de vendas (não importa o motivo)? Pode se apresentar mal vestido? Mal higienizado? Não organizado? Mal planejado? Sem objetivo claro e definido? Mal humorado? Poderá ter comido uma suculenta feijoada? Ter ingerido álcool? Poderá fumar? Poderá atender ao celular? Enfim… O Cliente irá perdoar alguns desse deslizes?

Pergunta: A que horas do dia o Vendedor começa a vender?
– (pausa)… Assim que chega ao escritório…
– Assim que chega ao 1º cliente…
– Logo que acorda – arrisca outro.
– Está tudo certo, porém, o mais certo é aquele que começa a vender nos minutos que antecedem seu sono no dia anterior. Quando em suas orações ou introspecções agradece pelas realizações e pela graça de mais um dia vivido e se organiza mentalmente para o próximo. Entretanto, na prática ele começa a vender na hora em que ele acorda. Olhe-se no espelho, avalie se com ?essa cara? não seria melhor combinar essa ou aquela roupa, fazer uma rápida ginástica, cantarolar ao banho, enfim, aguçar seu humor.Comprometer-se com a família que esse será ?o dia? e pedir para que orem pelo seu sucesso. Ao sair, tome iniciativa de cumprimentar ? aqueles? do elevador (com cara de b…) cumprimente o zelador, o vizinho, se não tiver algum animal ou planta, enfim, bote sua criança pra fora e eleve seu espírito… No trânsito, rumo à primeira visita, continue a cumprimentar, sorria, não brigue, ouça uma boa música, ouça uma noticia (lembre-se das boas).
– Acabou? O Vendedor está pronto? É só faturar e depois gastar ?as fortunas? recebidas das comissões, certo?
– (pausa)… Errado, o Vendedor Profissional sabe que ele deve conhecer bem seu produto, deverá principalmente conhecer o que seu cliente faz ou produz, quais são seus concorrentes, fornecedores com objetivo que seus serviços ou produtos possam de alguma forma beneficiar também os clientes de seus clientes.
Portanto, o Vendedor Profissional deve conhecer bem sua empresa, seus concorrentes diretos e se possível quais produtos ou serviços substitutos para que possa identificar o melhor momento de apresentar seus diferenciais competitivos no processo da venda.
Continua o palestrante:
– O Vendedor Profissional não tem curso próprio, ele é oriundo de pessoas com formação das mais diversas áreas que se identificam com o ofício ou foram buscar conhecimento para aprimorar suas técnicas.
Contudo, o Vendedor ainda tem a fama de ser ?enrolador?, ?trapaceiro? e muitos não escrevem em seus cartões ?Vendedor?, pois sentem vergonha, escrevem ?consultores?, ?gerentes de território?, ?assistentes de marketing?, outros cargos. Para finalizar pergunta a platéia na Universidade (cerca de 50 estudantes):
РQuem gostaria de se arriscar para essa vida cheia de emo̵̤es, sem rotina, cheia de oportunidades, mas tamb̩m com grande possibilidade de trope̤os e decep̵̤es. Trocar o certo (ou quase) pelo certamente incerto.

Resultado: Somente cinco procuraram o palestrante para agendar uma entrevista a fim de avaliar se teriam condições de continuar nesse caminho.

Moral da Estória: A carreira do ?Vendedor Profissional? não é para qualquer um (sem demérito aos outros), são para pessoas especiais e sobretudo para aqueles a serem reconhecidos por suas ações e principalmente por seus resultados.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima