O que é endomarketing?

Entenda como um melhor relacionamento com seus funcionários influencia diretamente no bom andamento dos seus negócios. Algumas palavras como endomarketing, sugerem algo extremamente complicado, de tecnologia sofisticada e muito distante do dia-a-dia da sua empresa. Sugerimos conhecer um pouco mais do significado dessa palavra para obter maiores chances de sucesso e faturamento. Endomarketing é o relacionamento, a política, a sua filosofia e a de sua empresa com os seus funcionários.

Mas se eu só tenho um funcionário na minha empresa? Não importa quantas pessoas trabalham para você. Endomarketing é tudo aquilo que diz respeito ao relacionamento interno e, por menos que você tenha consciência, você se relaciona com os seus funcionários (e vice-versa) a cada atitude, gesto ou ação.

Mas, o que eu faço? Ações simples, como por exemplo: Quando puder elogiar um funcionário, faça-o, de preferência frente aos demais. Além de aumentar a auto-estima do próprio funcionário, servirá de estímulo para que os demais tentem se superar em suas áreas de atuação para receberem, frente a todos, o mesmo elogio. Só não faça do elogio algo comum ou corriqueiro.

Se, ao contrário, tiver de repreender alguém, nunca o faça frente aos demais. Você acabará tendo de um lado um empregado desmotivado e os demais “apreensivos” pelo colega e pela possibilidade de você vir a tratá-los de forma semelhante frente aos seus iguais.

Cuidar adequadamente do “cliente” interno (o seu funcionário), do ambiente físico e do relacionamento é tão importante quanto vender bem. Porque, normalmente, uma coisa está associada à outra.

Não é importante só saber contratar bons empregados, mas também motivá-los cada vez mais para que eles atinjam os objetivos que sua empresa precisa ou quer alcançar.

É claro que endomarketing não é algo tão simples assim, mas se você entendeu essa idéia básica, estará começando a corrigir ou a melhorar os detalhes que considera fracos em seu negócio, seja o atendimento telefônico, seja a qualidade na produção, o interesse de cada um na sua empresa e nos seus clientes externos. Tudo refletindo em benefício e melhoria para o seu negócio, treinando, motivando, sendo exemplo em cada ação e atitude, respeitando, conhecendo e se interessando pelo maior responsável pelo seu faturamento, antes mesmo dos seus clientes: seu funcionário, o seu “cliente” interno.

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