O que é webmarketing?

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Ainda atrelado ao fax e ao telefone? Pense no webmarketing como uma evolução na sua empresa e trilhe o caminho do sucesso. Webmarketing ou marketing digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos. Mas, afinal, o que quer dizer webmarketing? Antes de buscarmos a definição exata, precisamos entender a evolução da comunicação no mundo.

Em 1990, os meios de comunicação eram telex, carta enviada pelos correios, TV aberta, telefone fixo, fax, vídeos VHS e cartão de visita. Dez anos depois, os meios de comunicação passaram a ser celular, e-mail, PowerPoint, CDs, internet, torpedos, TV a cabo e callcenter. Agora, em menos de quatro anos, a evolução na comunicação nos coloca frente a frente com celular MMS, DVD, sites inteligentes, CD-CARD, SMS marketing, e-mail marketing, VoIP, vídeos digitais, wi-fi, bluetooth, video on demand, ITV, newsletter e e-paper.

Se perguntarmos para um profissional de comunicação da velha guarda, ele irá citar os aparelhos tradicionais como telex, fax e carta de apresentação. Talvez alguns até citem celular e e-mail. Agora, perguntem para os ?novos? profissionais. Surgirão nomes como Skype, Messenger, Orkut, celular multimídia, SMS marketing, e-mail marketing….

Se você prestar atenção, irá perceber que a maioria dos meios de comunicação citados como atuais estão vinculados à internet. Verá que a comunicação deixou de ser através de um contato físico para ser por meio de presença virtual.

As empresas que desenvolveram seu webmarketing de forma eficiente aliaram a essa possibilidade de presença em todos os locais que a ela possa interessar mobilidade e interatividade. Essas duas palavras expressam a principal finalidade de uma empresa para obter sucesso através do webmarketing.

Webmarketing são todas as ações feitas através da internet que visam:

  • Ampliar os negócios da empresa (obtendo mais informações dos clientes atuais e prospectando novos clientes).
  • Desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo.
  • Fortalecer sua marca no mercado.
  • Gerar negócios, on-line ou off-line.
  • Como exemplo de vantagens do webmarketing em relação ao marketing tradicional, podemos citar:

    • Alcance.
    • Agilidade.
    • Custo.
    • Interatividade.

    Mas para uma empresa obter sucesso na sua estratégia de webmarketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que essa estratégia alcance o resultado desejado:

    1. Posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca.
    2. Oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado).
    3. Segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse.
    4.v Desenvolver uma freqüência ativa no relacionamento digital com o mercado.

    Aliado à possibilidade de medir todos os resultados de qualquer ação de webmarketing, temos aqui a verdadeira evolução na forma de comunicação das empresas. O resultado prático dessas ações será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado, satisfeito com as informações que a sua empresa oferece.

    Mas cuidado! Webmarketing são ações feitas exclusivamente através da internet. Se você olhar para a rede verá que muito poucas empresas utilizam o webmarketing para atingirem o sucesso no mundo virtual.

    A grande maioria investe fora da rede para atrair potenciais clientes. Para nós, trata-se de um grande erro e um enorme desperdício de oportunidades. Se todo mundo sabe que na internet o investimento é menor e que todas as ações podem ser mensuradas, porque não explorarem esta possibilidade?

    A resposta, se me permitem a ousadia, está clara como a água que bebemos todos os dias. A internet é uma criança de apenas dez anos de idade no Brasil. E os profissionais que comandam as empresas, as agências de publicidade, os veículos de comunicação ainda estão atrelados aos antigos meios de comunicação. Tiveram sua formação profissional antes da internet. Não se reciclaram, não evoluíram digitalmente. Muitos mal sabem enviar e-mails. Que dirá fazer e-mail marketing ou criar campanhas digitais de relacionamento.

    Dessa forma, acabam perdendo oportunidades, vendo empresas de sucesso surgirem do nada e profissionais conquistando espaço no mundo dos negócios. A diferença é que esses conseguiram entender como funciona o webmarketing e estão aproveitando ao máximo esta nova forma de comunicação.

    Enquanto isso, outras empresas continuam atreladas ao fax, ao telefone, às visitas comerciais. Pense no webmarketing como uma evolução na forma de comunicação da sua empresa e o sucesso será alcançado.

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