O que especialistas em vendas e liderança estão lendo

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Colunistas da VendaMais afirmam que acreditam que todos os profissionais da área comercial deveriam ler. Saiba quais foram os livros que eles leram nos últimos tempos e que recomendam para você!

A cada edição da VendaMais, eles são responsáveis por usar seu conhecimento para apresentar a você teorias de vendas que podem ajudar no seu dia a dia profissional, histórias inspiradoras e cheias de boas lições, ideias inovadoras que diferenciam empresas Brasil e mundo afora e assim por diante. Estamos falando, claro, de nossos colunistas.

Estudiosos por natureza, eles estão o tempo todo em busca de livros que tragam novos ensinamentos e que possam ser úteis não apenas para si mesmos, mas também para aqueles que assistem a suas palestras, leem seus artigos, veem seus vídeos etc.

Sabendo disso e pensando em compartilhar com você títulos que deveriam figurar na sua estante, perguntamos a eles quais foram as últimas obras que leram e que valem a indicação. O resultado você confere a seguir!

  • Indicações de Thiago Concer, diretor do Instituto de Especialização em Vendas

O lado difícil das situações difíceis – Como construir um negócio quando não existem respostas prontas
Autor:
Ben Horowitz
Editora: WMF Martins Fontes

Este é um livro com dicas práticas de gestão baseadas no conhecimento e na experiência do autor, Ben Horowitz, empreendedor na área de tecnologia. “Ele defende várias ideias que eu também defendo, como, por exemplo: demitir é tão importante quanto contratar ou investir em treinamento. É algo que não pode esperar. Uma verdadeira referência para muitos empresários e gestores!”, destaca Concer.

Gente que convence – Como potencializar seus talentos, ideias, serviços e produtos
Autor:
Eduardo Ferraz
Editora: Planeta

Ter talento é importante, mas só isso não é suficiente para ser ouvido, para se destacar e convencer os outros. Neste livro, o autor, que tem mais de 30 anos de experiência em consultorias, apresenta estudos e casos reais sobre a ciência do convencimento. “Nesta importante obra para quem trabalha com vendas, ele também explica como entender e vender para cinco diferentes tipos de compradores”, revela Concer.

  • Indicações de Claudio Diogo, palestrante e consultor na área de vendas e consumo

Previsivelmente irracional
Autor: Dan Ariely
Editora: Elsevier

Nós gostamos de pensar que temos total controle sobre nossas decisões e ações. Esta obra mostra que questões como emoções, expectativas sociais e apego condicionam diretamente nosso modo de agir. “O autor fala sobre as experiências do nosso cotidiano que nos influenciam individualmente. Um livro fácil de ler e que prova que algumas forças invisíveis nos conduzem às decisões que tomamos”, explica Claudio.

Diferente – Quando a exceção dita a regra
Autor:
Youngme Moon
Editora: Best Business

“A autora transforma o mundo do marketing de forma disruptiva, fazendo-nos encontrar novas visões do mundo corporativo. É um livro diferente mesmo!”, garante Claudio. A obra explica o que faz com que algumas marcas se tornem referência e ensina como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

  • Indicações de J.B. Vilhena, consultor e palestrante, especialista em gestão comercial

Não me faça pensar
Autor:
Steve Krug
Editora: Alta Books

Vilhena frisa que essa obra tem uma abordagem interessante e provocante sobre como utilizar a internet e as mídias sociais com bom senso. “O livro traz dicas práticas e discussões inteligentes e bem-humoradas que permitem entender melhor os limites e as potencialidades do mundo eletrônico”, aponta.

Negociando com o diabo – Quando dialogar, quando lutar
Autor: Robert Mnookin
Editora: Gente

Negociar com pessoas que concordam conosco já é difícil. Imagine, então, quando há muitas divergências envolvidas. Este livro ensina como superar os principais obstáculos nesse tipo de negociação. “Uma abordagem superinteligente sobre como solucionar situações extremas de conflito (seja uma separação litigiosa ou uma venda muito difícil)”, explica Vilhena.

  • Indicações de Jerônimo Mendes, administrador, coach, empreendedor e palestrante

Criatividade S/A – Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração
Autor:
Ed Catmull
Editora: Rocco Digital

Está buscando inspiração para ser mais criativo e adquirir conhecimento sobre como promover a inovação e liderar equipes inovadoras? Então este título deve entrar na sua lista de leitura. “Um livro que vale como um curso de liderança. Conta a verdadeira história da Pixar, empresa impulsionada por Steve Jobs e onde ele aprendeu de fato a trabalhar com pessoas” comenta Mendes.

Aprendi com meu pai – 54 pessoas bem-sucedidas contam a maior lição que receberam de seus pais
Autor: Luís Colombini
Editora: Saraiva

Esta obra é a prova de que, muitas vezes, nossas maiores inspirações vêm de pessoas com as quais convivemos diariamente. Como explica Mendes, “é um livro recheado de histórias interessantes de pessoas famosas que tiveram a felicidade de conviver e aprender com seus pais. Cada história é uma lição de vida e serve para pessoas de todas as idades”.

  • Indicações de João Alberto Costenaro, palestrante e consultor de vendas, liderança e coaching

O poder do não positivo – Como dizer não e ainda chegar ao sim
Autor: William Ury
Editora: Elsevier

Quando se trata de negociação, William Ury é “o cara”. Neste livro, ele explica um fator importante na hora de negociar: como fazer (ou não fazer) concessões. “A obra traz uma visão imperdível sobre a comunicação para qualquer tipo de negociação. Muito útil para brasileiros que têm muita dificuldade de dizer ‘não’”, reflete Costenaro.

  • William Ury concedeu uma entrevista exclusiva para a VendaMais de março deste ano, que foi especial sobre negociação. Acesse bit.ly/TED-William-Ury e leia um trecho dela.

Confissões de um orador público
Autor: Scott Berkun
Editora: Alta Books

Se falar em público é um desafio para você, saiba que é tudo uma questão de técnica. Neste livro, o autor usa seu conhecimento e sua experiência como orador para ensinar as táticas utilizadas por grandes comunicadores. “A obra apresenta informações valiosas para pessoas que precisam se manifestar em público. Dicas práticas, sem conotação acadêmica”, frisa Costenaro.

  • Indicações de Marcelo Ortega, palestrante, consultor e treinador de equipes comerciais

Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir
Autor: Simon Sinek
Editora: Saraiva

Segundo Simon Sinek, os negócios ou profissionais de sucesso possuem um “por quê?” muito forte por trás de suas ações. Neste livro, ele mostra como esses “por quês” podem mobilizar as pessoas. “Pode ajudar muitos vendedores que almejam mudar seus hábitos, melhorar sua motivação e se tornarem líderes em suas carreiras e vidas”, indica Ortega.

Pipeline de liderança – O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo
Autores:
Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel
Editora: Elsevier

É papel do gestor saber identificar e desenvolver a liderança em seus liderados. Esta obra apresenta um modelo prático nesse sentido. “Um livro interessante de liderança que se aplica a um tempo de mudanças. Um olhar para competências estratégicas e etapas do desenvolvimento de quem lidera, forma, educa e cria novos líderes”, frisa Ortega.

  • Indicações de Leandro Branquinho, palestrante e especialista nas áreas de vendas e liderança

Unlock the sales game (ainda sem tradução no Brasil)
Autor:
Ari Galper

Branquinho destaca que gostou da forma como Ari Galper defende que o processo de vendas deve ser baseado na confiança e do fato de ele tratar seus possíveis compradores como pessoas, e não como prospects. “Segundo o autor, é mais importante entrar na mente do consumidor do que aumentar os números no funil de vendas. E mais importante ainda é conseguir estabelecer essa confiança”, detalha.

Garra – O poder da paixão e da perseverança
Autora:
Angela Duckworth
Editora: Intrínseca

A autora desta obra realizou diversas pesquisas para descobrir o que faz as pessoas se destacarem da normalidade e descobriu um padrão nos indivíduos de maior sucesso: a perseverança. “Ao ler o livro, é fácil entender que amor e estímulos não são suficientes para desenvolver a perseverança em uma criança – assim como elogios do chefe não são suficientes para fazer alguém vender mais. É preciso investir na formação, na educação e em treinamento intenso”, frisa Branquinho.

  • Indicações de João Kepler Braga, palestrante especialista em marketing digital e vendas

A cura empresarial
Autor:
Frederico Alecrim
Editora: Jovens Escribas

Segundo Kepler, este livro traz lições de liderança sobre como cuidar da saúde dos negócios. “C.U.R.A. quer dizer: cultura única de respeito e aprendizado. A publicação propõe ajudar a construir um ambiente de negócios mais humano, com resultados sustentáveis para todos. Uma narrativa interativa que vai além das próprias páginas que guiam, fazem questionar e refletir e provocam ação”, explica.

Arroz, feijão e varejo
Autor:
Caio Camargo
Editora: Jovens Escribas

Esta é uma obra que aborda os diferenciais que alavancam um negócio no varejo, trazendo ideias, dicas e técnicas práticas para vender mais nesse segmento. “Editado como um manual, o livro pode ser lido de forma contínua ou aleatória, em que o leitor escolhe o capítulo de seu interesse. Tudo pensado para ser uma referência prática para o dia a dia cada vez mais corrido nesse setor”, frisa.

  • Indicação de Silvia Candeloro, especialista em negociação, consultora empresarial e palestrante

Mindset – A nova psicologia do sucesso
Autora:
Carol S. Dweck
Editora: Objetiva

Segundo Silvia, esta obra explica como a forma de pensar pode determinar o sucesso ou o insucesso nas diversas áreas da nossa vida – na família, nos negócios ou em qualquer outra forma de relacionamento. “A autora explica e dá diversos exemplos de como pensamento limitantes podem bloquear nosso desenvolvimento. Ela mostra também como agem as pessoas que têm um pensamento de crescimento e indica as inúmeras vantagens e oportunidades que se abrem para quem consegue se livrar do medo de errar”, detalha.

  • Indicação de Raul Candeloro, diretor da VendaMais e do Instituto VendaMais, especialista nas áreas de alta performance em vendas e gestão comercial

Mais rápido e melhor – O segredo da produtividade na vida e nos negócios
Autor:
Charles Duhigg
Editora: Objetiva

Uma das grandes lições que Candeloro tirou deste livro foi uma sequência de perguntas importantes sobre o desenvolvimento de objetivos. “São questões que ajudam a organizar e definir melhor não só o que você quer, mas também o que precisa fazer para chegar lá, e como evitar os maiores erros que impedem as pessoas de atingirem suas metas”, destaca. Ele afirma ainda que as reflexões presentes na obra podem ser adaptadas para qualquer área da vida (como o relacionamento com os filhos, em reuniões com a equipe, conversas com clientes etc.), e explicou por que em um texto enviado aos assinantes da sua e-zine semanal. Para ler, acesse: www.bit.ly/mais-melhor-charles.

E aí, qual será sua próxima leitura?

  • Gostaria de recomendar um livro aos outros leitores da VendaMais? Escreva para leitor@vendamais.com.br e compartilhe sua dica. Ela pode aparecer nas páginas da próxima edição!

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