O que fazer quando as vendas caem?

Algumas atitudes podem fazer com que as vendas voltem a subir depois de momentos em decadência. É preciso pensar no seu público interno e externo, e agir. Quem trabalha no ramo de varejo sabe muito bem que nem todo mês as vendas estão aquecidas. E é nesse momento que muitos ficam sem saber o que fazer e alguns, querendo tomar decisões para melhorar o movimento da loja, tomam atitudes ?desastrosas?, por exemplo: pressionam demais os seus colaboradores internos, cancelam todo e qualquer tipo de mídia e, o pior de tudo, ficam se lamentando o tempo todo, enquanto que o certo seria fazer exatamente o contrário.

Tenho viajado de norte a sul do Brasil e percebo que algumas empresas estão tomando atitudes corajosas para enfrentar os períodos de vendas em baixa. Aqui vão algumas idéias interessantes que você, empreendedor de sucesso, pode adaptar em sua empresa:

1. Promova reuniões motivadoras com toda sua equipe, informe sobre a importância de todos estarem unidos e perseverantes para que o desânimo não venha desestimular o dia-a-dia profissional.

2. Sempre que possível, contrate algum palestrante que possa ministrar cursos rápidos e palestras em que toda equipe possa interagir e renovar suas energias.

3. Invista com mais habilidade na mídia em geral (rádio, jornal, revista, panfletagem e televisão); cuidado para não investir em propagandas que não tragam nenhum resultado satisfatório.

4. Elabore promoções especiais e faça com que seu público-alvo fique sabendo.

5. Se possível, faça uma mala-direta para os seus principais clientes informando-os de novos produtos e também dos produtos que estão com preços reduzidos.

6. Fique mais perto de sua equipe. Nesse momento, ela precisa de uma atenção especial, ela quer sentir de você um ânimo espetacular para ser ?contaminada? positivamente para atender melhor o cliente e voltar a vender mais, sempre.

Siga essas informações e perceba que, naturalmente, o movimento da sua empresa será melhor e mais próspero. Afinal, se você não tomar atitudes coerentes, seu concorrente tomará e lucrará mais que você.

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