Vender é uma atividade instigante. Quanto mais se pratica ou se estuda, mais desafiadora essa arte milenar fica. Vender é uma atividade instigante. Quanto mais se pratica ou se estuda, mais desafiadora essa arte milenar fica. Novos ângulos surgem a nos desafiar, dizendo ser impossível descobrir todos os seus segredos. Parafraseando Sócrates, por mais especialista que sejamos, pouco ou nada sabemos.
O recurso é assumir essa postura e continuar praticando, estudando e captando novos lances para nos aperfeiçoar um pouco mais. Como fazem os esportistas de alta performance que treinam todo dia, visando avançar um milímetro aqui outro ali, para melhorar seus resultados e levar o público ao delírio. Fazer um bom espetáculo.
Efeitos mágicos
Nessa linha de raciocínio, em vez de tratarmos aqui sobre estratégias inovadoras, vamos girar a máquina do tempo e voltar atrás alguns graus. No ponto em que cada profissional iniciou sua carreira de homem ou mulher de vendas. Embora todos sejamos vendedores, até as crianças que vendem a idéia para os pais comprarem aquele presente especial.
Vamos analisar a profundidade e os efeitos mágicos que duas palavras podem ter no desempenho do vendedor. Palavras que não damos a devida importância quando analisamos ou escolhemos a profissão com qual vamos ganhar a vida: dom e ideal.
Dom
O mercado é competitivo e altamente desafiador, cujos consumidores tendem a ser cada vez mais seletivos e exigentes. Com os produtos ou serviços, e com quem lhes atendem. Todo mundo quer pagar menos por mais. Se você não tiver essa capacidade, eles procuram outro fornecedor com a maior naturalidade do mundo.
Em qualquer profissão, só triunfa quem se empenha com entusiasmo e extraordinária dedicação. Alta performance em todos os aspectos do trabalho. Impossível atingir esse nível de desempenho se não correr em suas veias a vocação para vender e servir. Isso é dom.
Ideal
Entretanto, nem mesmo esses atributos vocacionais mais profundos funcionam se não estiverem baseados nos significados que a segunda palavra representa na carreira do homem e da mulher de venda: O ideal de qualquer profissão.
O ideal é a razão que está por trás de tudo o que fazemos. O nosso propósito de vida. Absolutamente essencial para o sucesso. É o porquê da venda, por exemplo. Se apenas a comissão direcionar nosso trabalho, com certeza estaremos construindo muros a nosso redor, em vez de pontes que podem nos conectar com o coração dos clientes.
Pessoas
Trata-se de uma questão de conceito. Uma visão mais clara sobre a importância das pessoas como sujeitos nas relações comerciais. Se pensarmos em servir os clientes e acionar todos os mecanismos para viabilizar os sonhos deles, indo além do simples toma lá dá cá, daí sim o sucesso se concretizará quase de forma natural.
Assim como a palavra mata e o espírito vivifica, como ensina a Bíblia. Na venda, a intenção vale muito mais do que a razão. Ao imaginarmos as maravilhas que os benefícios dos nossos produtos produzirão na vida das pessoas, estaremos liberando a química do envolvimento entre cliente e vendedor.
A satisfação em servir faz mais clientes do que os mais sofisticados ardis estratégicos de fechamento.


