O que isso tem a ver com vendas?

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Saiba como analisar a evolução tecnológica em diferentes setores para entender de que forma novas tecnologias podem se relacionar com o seu trabalho na área comercial e comece a garantir o seu futuro

Inteligência artificial, internet das coisas, robôs, realidade aumentada. Você já reparou que cada vez mais estamos ouvindo e lendo sobre essas e outras tecnologias que, até pouco tempo atrás, pareciam futuristas ou coisas de ficção científica?

Não, não é impressão sua!

Tecnologias como estas estão mesmo evoluindo de maneira acelerada. E, por isso, ganham cada vez mais destaque e geram um impacto cada maior e mais evidente nos negócios e em atividades de diferentes setores. Os dados abaixo mostram um pouco dessa evolução.

– De acordo com um estudo realizado recentemente pela consultoria Gartner com mais de 3 mil executivos de 89 países, o número de empresas que implementaram aplicações de inteligência artificial cresceu 270% nos últimos quatro anos.

– Segundo o AI Index 2018 (índice de inteligência artificial), desenvolvido pela universidade de Stanford, o download de sistemas utilizados no desenvolvimento de robôs (Robot Operating System – ROS) cresceu 567% desde 2004.

– Levantamentos do site Statista indicam que entre 2015 e 2018 a internet das coisas cresceu cerca de 50%. A previsão é que em 2019 teremos por volta de 26,6 bilhões de objetos conectados à internet em todo o mundo. E esse número deve saltar para 75 bilhões em 2025!

Tudo muito interessante, não é mesmo? Mas, talvez, você esteja se perguntando:

“E o que isso tem a ver com o meu trabalho como vendedor ou como gestor comercial?”

A gente responde!

Como profissional de vendas, é extremamente importante que você observe e acompanhe a movimentação tecnológica em diferentes áreas para avaliar como novas tecnologias podem transformar não só o seu trabalho em si, mas os processos de vendas como um todo e também as demandas dos consumidores.

Neste sentido, na hora analisar a evolução de tecnologias para entender como elas podem impactar de alguma maneira o seu trabalho na área comercial, você pode fazer esse estudo por três ângulos:

1 – Comportamento do consumidor

Ao analisar evolução de determinada tecnologia com o objetivo de entender sua relevância para a área de vendas, é importante observar como ela influencia o comportamento dos consumidores e, a partir daí, considerar como isso pode mudar as expectativas dos seus clientes em relação ao seu negócio.

Se sua empresa atua no mercado B2B, por exemplo, é fundamental entender que as pessoas envolvidas no processo de decisão de compra da parte do seu cliente também são consumidoras de outros setores. Assim, como cada vez mais elas podem utilizar smartphones para pesquisar e comprar produtos e serviços de diferentes mercados a qualquer hora e lugar, podem esperar ter esse mesmo nível de facilidade e conveniência na hora de adquirir um software para a empresa, por exemplo.

2 – Mudanças nos processos

De maneira mais direta, a evolução da tecnologia pode impactar a forma como os processos de vendas são realizados. Afinal, muitas vezes, novas ferramentas ajudam a dar mais agilidade a determinadas áreas, por meio da automação de tarefas. Mas mais importante do que pensar em como automatizar funções, é analisar de que maneira determinada tecnologia pode potencializar processos comerciais.

Alguns anos atrás, quando se falava, por exemplo, do impacto da inteligência artificial nas empresas, o foco principal era a possível eliminação de cargos e tarefas. Hoje, já é possível perceber que a inteligência artificial pode contribuir de maneira muito mais ampla e complexa, tornando o trabalho dos vendedores mais eficiente, não simplesmente eliminando a necessidade desses profissionais.

3 – Movimentações de mercado e previsão de tendências

Por fim, outra forma de interpretar o possível impacto do desenvolvimento de determinada tecnologia no seu trabalho na área comercial é analisando a maneira como essas ferramentas e tendências se espalham e se comportam em diferentes setores, prevendo possibilidades para o seu mercado.

Peguemos como exemplo a realidade virtual e a realidade aumentada. Em um primeiro momento, a aplicação dessas tecnologias concentrou-se no mercado de games, aos poucos foi expandindo para outros mercados e áreas… Até o momento em que as empresas perceberam que poderiam utilizar essas ferramentas em apresentações de vendas e em ações de marketing – prática que tem se popularizado nos últimos anos.

O que startups em destaque em Tóquio ensinam sobre o futuro das vendas

Como você já deve ter percebido, não basta fazer uma análise binária: “essa tecnologia se encaixa ou não se encaixa no meu trabalho como gestor comercial ou vendedor?”. É preciso ir além e fazer uma avaliação profunda de:

– Como a tecnologia em questão tem transformado processos em diferentes áreas.

– Como ela tem influenciado o comportamento e a expectativa dos consumidores em diferentes setores.

– O que a sua empresa pode aprender com as movimentações geradas em torno dessa tecnologia para se preparar para o futuro ou até mesmo inovar em seu mercado.

Com essas três questões em mente, a equipe da VendaMais participou recentemente do Slush Tokyo 2019, evento de empreendedorismo que aconteceu na capital japonesa.

Observando as startups em destaque no evento, identificamos alguns movimentos importantes que se relacionam com o trabalho do profissional de vendas em algum nível e indicam possíveis tendências para os próximos anos. Acompanhe!

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FINTECH

Este é o termo utilizado para nomear empresas que oferecem tecnologias digitais para otimizar serviços financeiros. Durante a Slush Tokyo, tanto entre os conferencistas quanto entre as startups expostas, identificamos várias fintechs, dentre elas:

– Origami Pay (origami.com/en): aplicativo de pagamento móvel via QR Code.

– Cashoff (coff.hk/app): aplicativo que reúne e integra diferentes contas bancárias e lojas. Além disso, os bancos que utilizam o sistema podem analisar os hábitos de compra dos usuários e oferecer serviços financeiros alinhados ao perfil deles.

Como isso se relaciona com a área comercial?

A evolução dessa tecnologia é importante para a área de vendas porque afeta a forma como os consumidores compram e se relacionam com as marcas. A medida em que a utilização de pagamento móvel se popularizar no varejo, por exemplo, é de se esperar que as pessoas queiram utilizar essas aplicações em todas as transações comerciais, em diferentes áreas. Preparar sua empresa para isso pode ser crucial para mantê-la viva e prosperando no futuro.

HEALTHTECH

Healthtechs são startups de tecnologias voltadas à área da saúde. Este, aliás, foi o setor citado no evento como uma das grandes tendências atuais na área de empreendedorismo, pois há grande oportunidade de ganho de eficiência com a inclusão de tecnologias digitais no mercado de saúde.

Além de serviços voltados às áreas mais técnicas – como exames e diagnósticos –, há também uma grande demanda por ferramentas para agilizar os processos de gestão e do departamento comercial (muitas consultas ainda são agendadas via telefone e manualmente, por exemplo).

O Decarte (bit.ly/decarte-slush-tokyo), dispositivo para realização de autoexame da saúde bucal, foi um exemplo de healthtech em destaque no Slush Tokyo 2019.

Como isso se relaciona com a área comercial?

O movimento healthtech mostra que a tecnologia muda as demandas dos consumidores como um todo – e isso pode se refletir no relacionamento com seu público, não importa quão distante você acredite que seu mercado esteja. Os consumidores esperam a mesma rapidez e conveniência que eles têm ao pedir delivery de um restaurante na hora de se relacionar com um dentista ou clínico geral, por exemplo.

Neste sentido, sua missão deve ser revisar seus processos periodicamente e olhar para outros mercados para descobrir maneiras de aprimorar o relacionamento com seus clientes e, é claro, implementar essas melhorias o mais rápido possível.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial esteve presente em peso no Slush Tokyo 2019. Foi possível perceber que as startups estão utilizando sistemas inteligentes autônomos e semiautônomos em diferentes áreas e mercados – seja na análise de dados, em aplicações de interação com os clientes (como chatbots) e até no reconhecimento de imagens.

Curiosidade:

De acordo com o AI Index 2018, em agosto de 2017, era preciso uma hora para ensinar um sistema de inteligência artificial a identificar uma imagem. Em novembro de 2018, esse tempo caiu para apenas 4 minutos!

Destaque do evento:

– Markable (markable.ai): sistema de inteligência artificial para o varejo de moda que reconhece imagens em fotos e vídeos e indica produtos similares. As lojas online podem incluir a aplicação dentro do site, permitindo que os usuários façam upload das fotos com os produtos que eles querem adquirir; ou ainda utilizar em anúncios em vídeo, mostrando itens específicos que aparecem no clipe.

Como isso se relaciona com a área comercial?

A evolução da inteligência artificial deve impactar profundamente processos na área de vendas em diferentes segmentos. Aplicações como a da Markable indicam como podem funcionar os anúncios no futuro. Como o reconhecimento de imagens está evoluindo de maneira acelerada, não é loucura imaginar que, no futuro, além de reconhecer fotos e vídeos digitais, as pessoas possam apontar seus smartphones para identificar qualquer objeto que encontrem pela frente e tenham interesse em comprar. Seu sistema precisa estar preparado para isso!

E agora?

O que queremos propor ao mostrar tudo isso é que mais do que pensar nessas tecnologias como ferramentas, você deve entender quais são os problemas que elas podem resolver.

Não se trata, por exemplo, de saber como funciona o reconhecimento de imagens em sistemas de inteligência artificial. O que fará a diferença é compreender que essa tecnologia pode tornar o processo comercial mais dinâmico e personalizado e saber como utilizá-la.

Então, nesse sentido, a lição mais importante para que você consiga acompanhar as principais movimentações tecnológicas em diferentes setores e mercados e entender como elas podem impactar o seu trabalho na área comercial é esta:

Saiba quais são os problemas que sua empresa precisa resolver, interna e externamente.

A partir daí, ficará muito mais fácil identificar ferramentas e sistemas alinhados ao seu trabalho e ao seu mercado.

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